Herpes labial conheça remédios caseiros para alivio rápido
O herpes labial nada mais é do que uma infecção causada pelo vírus herpes simplex. Em síntese, essa infecção écaracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas nos lábios. Mas, antes de tudo, não se preocupe! Pois, existem alguns remédios caseiros para herpes que podem te ajudar.
A transmissão geralmente ocorre quando entramos em contato com as lesões na pele de outra pessoa. Uma vez contraído, o vírus pode permanecer adormecido no organismo e, mais tarde, pode causar o aparecimento de feridas na boca.
Além de ser esteticamente desagradável, é muito incômodo e pode causar bastante dor. Por isso, é comum querer se livrar o mais rápido possível.
Apesar de ainda não haver uma cura para o vírus, alguns hábitos que podem ajudar no alívio. Se tais hábitos forem seguidos, podem prevenir as feridas, reduzindo, assim, a frequência do seu surgimento.
Além disso, quando elas aparecem, podemos recorrer a vários remédios caseiros para herpes. Estes são remédios naturais capazes de diminuir a dor e o desconforto, e fazer com que elas sumam mais rapidamente.
Como aliviar o herpes labial
Protetor solar sobre a ferida do herpes labial
A exposição aos raios ultravioleta é um dos fatores que podem contribuir para o surgimento do herpes. Dessa forma, para preveni-lo, sempre use protetor solar no rosto e aplique um protetor labial com no mínimo FPS 15.
O cuidado deve ser intensificado em dias de exposição direta ao sol, na praia ou na piscina, mas proteger os lábios deve ser um hábito diário se você sofre com esse vírus.
Escova de dentes
Quando as bolhas se formarem, jogue fora a escova de dentes antiga e compre uma nova. Afinal de contas, ela é uma condutora perfeita para o vírus.
Pois, no fim das contas, isso pode acabar causando um novo episódio de herpes em outra parte do corpo. E cabe lembrar que o seu aparecimento não está restrito apenas aos lábios.
Não mexa na ferida
Por mais tentador que seja, mantenha suas mãos e unhas longe da ferida e nunca tente tirar a casquinha que geralmente se forma. Fazer isso só vai dificultar a cura da lesão, e você terá que conviver com ela por mais tempo.
Ela é altamente contagiosa; não toque na ferida e depois coce os olhos ou outra parte do corpo, pois isso pode causar o aparecimento de novas bolhas.
Alho
O alho possui propriedades antivirais e antibióticas, e por isso pode atuar como um aliado natural e eficaz, sendo um dos remédios caseiros para herpes.
Para usá-lo, basta cortar um dente pela metade e aplicá-lo diretamente sobre as pequenas bolhas. Você também pode amassá-lo para formar uma pasta, que deve, então, ser colocada sobre as feridas.
Aloe vera
Sabemos que o gel de aloe vera é ideal para acalmar irritações na pele, e não é diferente no caso do herpes. Além de oferecer um alívio rápido para a dor, ele é capaz de combater a bactéria que está irritando a ferida, fazendo com que ela desapareça mais rápido. Para usá-lo, basta aplicar o gel diretamente sobre a lesão nos lábios, usando os dedos ou um cotonete.
Você conhece os inúmeros usos que a aloe vera tem?
O leite também é um dos remédios caseiros para herpes
O leite é capaz de aliviar a dor e acelerar o processo de cura do herpes. Isso ocorre porque ele contém proteínas que atuam como anticorpos, combatendo e prevenindo vírus como esse. O leite ainda nos oferece lisina, substância que inibe o trabalho de um aminoácido chamado arginina, um dos responsáveis por causar as erupções.
A fim de usá-lo no tratamento, embeba um algodão no leite integral e, em seguida, aplique diretamente na ferida por alguns minutos.
Propriedades do mel para curar o herpes labial
As propriedades curativas e antibióticas do mel são amplamente conhecidas, e estudos mostram que ele pode ser melhor um dos remédios caseiros para herpes, e melhor que algumas pomadas tradicionais usadas para o tratamento.
Sendo assim, basta aplicar um pouco de mel diretamente sobre a erupção, usando um algodão ou cotonete. Deixe agir por alguns minutos e, então, limpe a área da ferida com água.
O amido de milho neutraliza o pH da ferida
A textura fina e sedosa do amido de milho ajuda a acalmar a dor e a irritação associadas ao vírus. Além disso, ele ajuda no processo de cura, pois é capaz de neutralizar o pH da ferida.
Afinal de contas, o vírus se desenvolve melhor em um ambiente ácido, e o amido de milho contribui para torná-lo mais alcalino.
Para aproveitar os benefícios, misture uma colher de sopa de amido com um pouco de água, até obter uma consistência pastosa. Aplique um pouco no herpes antes de dormir e retire gentilmente com água pela manhã.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.