Remédio simples de ervas e frutas para deixar de fumar
Deixar de fumar não é fácil. Requer vontade, apoio por parte de nossa família e amigos, e saber controlar, além disso, a ansiedade que a síndrome da abstinência ocasiona.
O mais importante é encontrar o método que mais se adapte a nós. Há quem costuma usar adesivos, cigarros eletrônicos e até recorrer à hipnose.
Sejam quais forem suas necessidades, os remédios naturais podem se integrar de forma eficiente em nossas técnicas para deixar de fumar. Sozinhos, eles não nos ajudariam a abandonar “esse vício”, mas podem reduzir os sintomas da abstinência.
Por isso, em nosso espaço, convidamos todos a experimentar este simples tratamento à base de ervas e frutas, muito útil para deixar de fumar.
3 aspectos básicos para deixar de fumar
Quantas vezes você já tentou parar de fumar? Sem dúvida, muitas. No entanto, nosso corpo não vai conseguir combater este vício se não nos imaginarmos como ex-fumantes primeiro.
Descubra: Vício em açúcar. Como deixá-lo?
Para começar a deixar de fumar, devemos conhecer os passos e as estratégias que podem nos ajudar.
Convidamos os leitores a tomarem nota destes aspectos:
Foque-se no dia a dia, nos triunfos cotidianos
De nada serve dizer “vou me desafiar a passar um mês sem fumar”. O maior sucesso vai começar simplesmente em conseguir não fumar nenhum cigarro em 24 horas.
Foque-se no “aqui e agora”, no que sente nestes momentos e não na necessidade de estar dois dias ou um mês sem fumar. Se sua ideia for deixar este hábito, aponte para metas de curto prazo.
Controle os estímulos
Sempre há momentos “críticos” ao longo do dia nos quais mais necessitamos do cigarro. De forma geral, costumam ser instantes muito específicos em que temos de vencer as ânsias por recorrer ao tabaco:
- Pela manhã, assim que nos levantamos.
- Quando tomamos um café.
- Nos intervalos do trabalho.
- Em momentos de ócio.
- Quando estamos com outras pessoas que também fumam.
Cuidado com os picos de abstinência
A nicotina tarda em desaparecer de nosso organismo entre 3 e 5 dias. É durante este tempo que será mais difícil nossa luta contra a abstinência. Uma dura prova pessoal na qual devemos fazer frente aos seguintes aspectos:
- A ansiedade.
- Desânimo ao longo do dia.
A nicotina regula a serotonina de nosso cérebro, ou seja, nos relaxa. Ao não ter esse “elemento externo” que nos oferece tal estado de calma ao que estamos acostumados, passaremos fases de grande nervosismo, estado de alerta e decaimento.
Leia também: Distimia, a melancolia que nos faz prisioneiros
Bebida natural para deixar de fumar
A bebida que queremos apresentar para deixar de fumar contém elementos naturais com múltiplos princípios ativos que vão nos ajudar a combater não só a síndrome de abstinência.
Buscamos também depurar o organismo da nicotina e cobrir as carências que vamos sofrer durantes estas primeiras semanas em que pretendemos deixar de lado o maço de cigarro.
Tome nota de quais produtos vão ajudar em nosso remédio natural:
- O limão e a laranja são cítricos ricos em vitamina C e antioxidantes que vão nos ajudar a depurar o organismo, incluindo o aparelho respiratório. Vai nos permitir eliminar a nicotina e a curar lesões produzidas pelo fumo.
- Em nossa bebida para deixar de fumar vamos acrescentar cenouras, que são muito adequadas devido aos seus princípios anti-inflamatórios e depurativos. Além disso, nos ajudam a alcalinizar o organismo e incrementam o nível de glóbulos vermelhos no sangue, algo muito importante para todo fumante ou ex-fumante.
- O vício que a nicotina causa provoca danos graves nas células e em nossos sistemas. O consumo regular de uvas vai nos ajudar a reparar e a tratar estes tecidos graças aos antioxidantes, suas vitaminas e o resveratrol.
- A dopamina é um neurotransmissor relacionado com o desenvolvimento de vícios como o tabaco. Se consumirmos ginseng de forma regular, vamos controlar o nível de dopamina para lutar contra essa necessidade de fumar.
- Em nossa bebida natural também vamos incluir um pouco de gengibre. Graças a esta raiz medicinal vamos combater também a síndrome de abstinência, cuidar de nossa digestão e reduzir ânsias, vômitos, náuseas…
Ingredientes
- 1 limão
- 1 laranja
- 1 cenoura
- 1 colher de gengibre em pó (5 g)
- 1 colher de ginseng (5 g)
- 15 uvas
- 1 litro de água
- 3 cubos de gelo
Preparo
- O primeiro que vamos fazer é obter o suco da laranja e do limão. Guarde a casca do limão, lavando bem antes e cortando depois em tiras bem fininhas.
- A seguir, colocamos no liquidificador a cenoura para obtermos seu suco.
- No liquidificador, vamos fazer uma simples combinação com o suco de laranja e limão, o suco de cenoura, o ginseng em pó, o gengibre e as uvas. Adicione o litro de água e obtenha uma bebida mais homogênea possível.
- Esta bebida é deliciosa e com um sabor intenso que vai ajudar a tirar esta vontade de fumar. Despeje em uma jarra e coloque nela as cascas de limão e 3 cubos de gelo.
- Se você beber esta água medicinal ao longo do dia, seu organismo vai se recuperar, vai depurar as vias respiratórias e vai reduzir os efeitos da síndrome de abstinência.
Trata-se de um complemento simples que pode nos cair muito bem na hora de deixar de fumar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Barnes, J., Dong, C. Y., Mcrobbie, H., Walker, N., Mehta, M., & Stead, L. F. (2010). Hypnotherapy for smoking cessation. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD001008.pub2
- McEvoy, C. T., Schilling, D., Clay, N., Jackson, K., Go, M. D., Spitale, P., … Spindel, E. R. (2014). Vitamin C supplementation for pregnant smoking women and pulmonary function in their newborn infants: A randomized clinical trial. JAMA – Journal of the American Medical Association. https://doi.org/10.1001/jama.2014.5217
- Cooperstone, J. L., Goetz, H. J., Riedl, K. M., Harrison, E. H., Schwartz, S. J., & Kopec, R. E. (2017). Relative contribution of α-carotene to postprandial Vitamin A concentrations in healthy humans after carrot consumption. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.3945/ajcn.116.150821
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.