Em que consiste a reeducação postural global?
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Se você já ouviu falar sobre a reeducação postural global, mas não sabe do que se trata, nós vamos falar tudo sobre o assunto a seguir.
Primeiro, você deve ter em mente que é um método terapêutico que permite avaliar, diagnosticar e tratar qualquer tipo de patologia que, de alguma forma, afeta o sistema musculoesquelético.
Para que você saiba um pouco mais sobre essa prática terapêutica, coletamos tudo o que você precisa saber abaixo.
O que é a reeducação postural global?
Também conhecida como RPG, a reeducação postural global é baseada em objetivos-chave, dentre os quais se destaca o tratamento manual de alterações posturais.
Da mesma forma, também é responsável pelo gerenciamento de imagens que causam algum tipo de dor ou desconforto no paciente.
Este método é inovador, porque é um tratamento que se caracteriza por ser progressivo e suave, que pode ser perfeitamente aplicado a qualquer pessoa, não importando a sua idade ou condição.
Além disso, o método de reeducação postural global respeita as habilidades de cada pessoa, reconhecendo que cada patologia é diferente e que cada indivíduo evolui em seu próprio ritmo.
A popularidade dos tratamentos de RPG é baseada no fato de que cada um é totalmente personalizado, e a terapia é baseada nas circunstâncias particulares de cada paciente, sempre partindo dos sintomas que eles manifestam.
Princípios da reeducação postural global
Esta prática terapêutica inovadora se baseia em princípios fundamentais que protegem a sua essência. Entre estes, destacam-se os seguintes:
Globalidade
A globalidade do organismo indica que todos os processos estão inter-relacionados.
Isso é levado em consideração ao longo do procedimento, desde o diagnóstico inicial e avaliação até o tratamento da dor.
Causalidade
Para o tratamento das patologias que afetam o sistema neuro-musculoesquelético, é preciso buscar as causas do problema.
A partir daí, deve-se atuar não somente prestando atenção às suas consequências, mas principalmente atacando as causas que causaram as afecções.
Fundamentos da reeducação da posição global
Além dos princípios acima mencionados, a reeducação postural global tem fundamentos chave que a caracterizam.
1. Sistema muscular reestruturado
Todo o sistema muscular do corpo é reestruturado como um conjunto.
Isso implica que eles estão inter-relacionados uns com os outros. Portanto, se qualquer parte for afetada, suas consequências também afetarão toda a cadeia ou sistema muscular.
2. A divisão da musculatura
O sistema muscular é dividido entre músculos estáticos e dinâmicos. Cada um deles tem características diferentes:
- Os estáticos têm pouca eficácia quando os músculos estão rígidos ou hipertônicos.
- Os dinâmicos diminuem a sua eficácia quando se encontram danificados.
3. Reeducação postural global
A reeducação postural global busca fortalecer e alcançar o estado natural das articulações. Através de exercícios ou alongamentos, a intenção é evitar que a gravidade comprima as articulações.
Não podemos ignorar que todos os tipos de patologias que afetam o sistema neuro-musculoesquelético também afetam, de alguma forma, a respiração.
Cada tratamento individualizado é composto por um conjunto de alongamentos que evoluem gradualmente.
Começam em um estágio, onde quase nenhuma tensão está presente e avançam até o alongamento, que é realizado progressivamente levando em conta a capacidade do paciente.
A base principal dessa prática é o processo terapêutico manual, que não gera gestos súbitos ou inesperados para o paciente, mas aumenta de forma gradual.
A reeducação postural global foi se expandindo mundialmente graças aos seus grandes benefícios.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Barroqueiro, C., & Morais, N. V. (2014). The effects of a global postural reeducation program on an adolescent handball player with isthmic spondylolisthesis. Journal of Bodywork and Movement Therapies. https://doi.org/10.1016/j.jbmt.2013.10.002
- Bonetti, F., Curti, S., Mattioli, S., Mugnai, R., Vanti, C., Violante, F. S., & Pillastrini, P. (2010). Effectiveness of a “Global Postural Reeducation” program for persistent Low Back Pain: A non-randomized controlled trial. BMC Musculoskeletal Disorders. https://doi.org/10.1186/1471-2474-11-285
- Dimitrova, E., & Rohleva, M. (2014). Global Postural Reeducation in the Treatment of Postural Impairments. Resaarch in Kinesiology.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.