Reduza o risco de cataratas consumindo estes 7 alimentos
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
As cataratas são um dos problemas visuais que podem se desenvolver devido às mudanças que os olhos experimentam como parte do processo de envelhecimento.
Esta é a opacidade parcial ou total do cristalino, uma estrutura com uma forma de lente biconvexa, localizada atrás da íris, cuja função principal é permitir a focagem de objetos localizados a diferentes distâncias.
Ao obscurecer a visão, esta condição dificulta o foco na retina e, com isso, cria imagens difusas que tornam difícil reconhecer cores, alterar contrastes e executar várias tarefas diárias.
O mais preocupante é que seu desenvolvimento ocorre gradualmente, especialmente durante a velhice e, embora possa ser tratado com cirurgia, isso implica uma redução na qualidade de vida.
Felizmente, a prática de hábitos saudáveis minimiza o risco de sofrer com isso, especialmente quando adotada a idades mais jovens.
Entre estes, deve ser feita uma menção especial aos alimentos, pois é o que ajuda a obter os nutrientes que os olhos precisam para se proteger e regenerar.
Aqui queremos recomendar 7 alimentos que, de forma regular, possam servir para prevenir o risco de cataratas.
Adicione-os à sua dieta!
1. Citrinos ajudam a reduzir o risco de cataratas
O consumo habitual de qualquer variedade de citrinos pode contribuir para reduzir o risco de cataratas e problemas visuais ao atingir a idade adulta.
Isto é devido à sua contribuição significativa de vitamina C e betacarotenos, dois nutrientes antioxidantes que ajudam a proteger as células contra os efeitos do estresse oxidativo.
Aprimora o processo de regeneração de tecidos e, para compensá-lo, ajuda a reduzir as agressões causadas pelo sol e toxinas.
Certifique-se de consumir:
- Tangerinas
- Laranjas
- Limões
- Toranja
- Lima
2. Espinafre
O espinafre é cheio de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a proteger a saúde visual contra doenças degenerativas, como as cataratas.
Ele contém ácido fólico, vitamina A e zinco, nutrientes que fortalecem a visão, reduzindo a deterioração causada pelos radicais livres.
Entre outras coisas, seu consumo habitual evita o estresse ocular e reduz a tendência de sofrer de degeneração macular.
- Certifique-se de comer várias porções de espinafre por semana, de preferência cruas, em batidos ou saladas.
3. Azeite de oliva
O azeite de oliva virgem extra virgem é um dos alimentos saudáveis que não devem faltar no nosso plano de refeições.
Rico em antioxidantes e ácidos graxos essenciais, é um produto que protege os olhos enquanto evita a degeneração do cristalino e da retina.
É recomendado para evitar problemas associados à inflamação e, além disso, é adequado para controlar o colesterol.
- Consuma uma colher de azeite em jejum e, durante o dia, incorpore-o nas suas saladas, sopas e outras receitas.
4. Gérmen de trigo
A adição de gérmen de trigo na dieta permite absorver mais quantidades de aminoácidos essenciais e vitamina E, nutrientes que diminuem a degeneração das membranas oculares.
Estes se sobrepõem à perda de proteínas no cristalino e, por sua vez, inibem os efeitos negativos das toxinas e do sol.
- Consuma-o como um substituto para farinhas refinadas.
- Adicione-o aos seus batidos e cereais.
- Consiga-o em suplementos.
5. Peixe azul
Os ácidos graxos ômega 3 contidos em peixes azuis são nutrientes que ajudam a proteger os olhos contra doenças degenerativas e envelhecimento celular prematuro.
Esta substância melhora o fluxo sanguíneo, controla o colesterol e ajuda a reduzir a inflamação que interfere com a saúde visual.
Não pare de consumir variedades como:
- Atum
- Sardinha
- Cavala
- Salmão
- Arenque
- Truta
- Anchovas
6. Ovos
Os ovos são uma fonte significativa de luteína e zeaxantina, duas substâncias conhecidas por sua capacidade de proteger os olhos contra a degeneração que ocorre com o envelhecimento das células.
Estes, adicionados aos seus aminoácidos essenciais, ajudam a manter a saúde visual em boas condições, especialmente quando expostos a fatores que geram estresse e dificuldades.
- Consuma ovos com a gema, uma vez que é a parte que fornece a maior parte dos nutrientes necessários para os olhos.
7. Chá verde
Os antioxidantes contidos no chá verde podem diminuir o risco de doenças oculares, especialmente associadas à deterioração causada pelos radicais livres. Por isso é excelente para reduzir o risco de cataratas.
Sua ingestão regular favorece às pessoas com risco de cataratas, uma vez que reduz a decomposição e danos do cristalino.
Deve-se mencionar que, além disso, é um alimento que equilibra os processos inflamatórios do organismo, que é fundamental para reduzir o risco de distúrbios, como a degeneração macular.
- Prepare a infusão de chá verde e consuma duas vezes por dia, pelo menos 3 vezes por semana.
Como você pode ver, existem muitos alimentos saudáveis que podem ajudar a fortalecer os olhos para reduzir o risco de cataratas e problemas visuais.
Inclua-os em seu plano de dieta regular e, claro, complemente sua ingestão com uma dieta saudável e água.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sekar P., Dixon PJ., Chauhan A., Pigmented contact lenses for managing ocular disorders. Int J Pharm, 2019. 555: 184-197.ç
- Omar ZA., Monster BA., Farahat MA., Effect of high dose omega 3 on lipid profile and inflmmatory markers in chronic hemodialysis children. Saudi J Kidney Dis Transpl, 2019. 30 (3): 634-639.
- Sheng Y., He F., Lin JF., Shen W., Qiu YW., Tea and risk of age related cataracts: a cross sectional study in Zhejiang province china. J Epidemiol, 2016. 26 (11): 587-592.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.