7 razões para comer ovos regularmente

· 16 de novembro de 2017
Apesar da sua má reputação injusta, os ovos são muito benéficos para a nossa saúde, por isso é ideal consumi-los entre 3 e 5 vezes por semana.

Quer conhecer algumas razões para comer ovos regularmente? Trata-se de um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo e, devido à sua alta qualidade nutricional, é um dos chamados “superalimentos”.

Embora tenha tido uma reputação ruim por muitas décadas devido à sua relação com o colesterol, atualmente é considerado essencial para qualquer dieta.

Embora contenha uma pequena quantidade de gordura, o seu excelente teor de proteínas de alto valor biológico, além de vitaminas e minerais, torna-o digno de um lugar importante na dieta normal.

Por esta razão, é importante deixar para trás os mitos sobre seu consumo e saber quais são os seus benefícios para o organismo.

A seguir, queremos compartilhar 7 razões para comer ovos regularmente sem sentir remorso. Confira!

Razões para comer ovos regularmente

1. Ajuda a perder peso

Mulher tentando perder peso

Quando estão incluídos em uma dieta saudável e com teor reduzido de calorias, os ovos podem contribuir para perder peso com mais facilidade.

  • Eles contêm vitaminas e minerais que ajudam a atender os requisitos nutricionais do corpo, evitando deficiências ou falta de energia.
  • Suas proteínas facilmente assimiladas ajudam na formação de massa muscular e aumentam o desempenho esportivo.
  • É um dos alimentos mais saciantes, por isso reduz a ansiedade por comida.
  • Cada ovo inteiro tem, aproximadamente, apenas 77 calorias.

2. Reduz a fadiga

O consumo desse alimento no café da manhã pode ajudá-lo a controlar o cansaço matinal e a sensação de fadiga que aparece ao longo do dia.

  • A sua leve contribuição de gorduras e aminoácidos essenciais aumenta o nível de energia, melhorando a produtividade física e mental.
  • Contém vitamina B12, um nutriente que ajuda na transformação de carboidratos em fontes de energia.

3. Protege a saúde ocular

Saúde ocular

Os ovos são boas opções de alimentos quando se trata de cuidar da saúde ocular. Mais uma razão para consumi-los regularmente.

  • É uma importante fonte de luteína e zeaxantina, duas substâncias de ação antioxidante, protegendo os tecidos, reduzindo o risco de catarata, degeneração macular e cegueira.
  • Ele fornece quantidades importantes de vitamina A, um nutriente cuja deficiência está associada à maior incidência de doenças oculares.

4. Melhora a saúde cognitiva

Os ovos contêm um nutriente conhecido como colina, cuja assimilação no corpo é crucial para proteger a saúde cognitiva.

  • Esta substância, que geralmente é agrupada com a vitamina B no alimento, ajuda a construir as membranas celulares para prevenir a deterioração prematura do cérebro.
  • O organismo a usa para a produção de moléculas de sinalização do cérebro e, entre outras coisas, ajuda na memória.
  • Sua assimilação regula a atividade do sistema nervoso e ajuda a manter a atividade dos neurotransmissores em equilíbrio.

5. Reduz a inflamação

Mulher com ombro inflamado

Os alimentos ricos em gordura, açúcar e aditivos químicos muitas vezes provocam reações inflamatórias no corpo, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças crônicas em vários dos principais sistemas.

O ovo, pela presença de colina, aminoácidos e antioxidantes, é um alimento que contraria esta reação, proporcionando uma proteção para as células e tecidos.

  • Envolvido na saúde cerebral e no sistema circulatório, ajuda a manter um ótimo processo de oxigenação celular.
  • Acompanhado de uma dieta saudável, ajuda a estimular a eliminação de resíduos que viajam através do sangue.
  • Favorece a produção de colágeno, uma substância essencial para manter articulações saudáveis.

6. Fortalece o sistema imunológico

Adicionar ovos à sua dieta regular é uma maneira eficaz de melhorar a atividade do sistema imunológico, aumentando sua capacidade de lutar contra os micro-organismos patogênicos que atacam o corpo.

Isto ocorre devido à sua contribuição de nutrientes essenciais, que participam da formação de anticorpos.

Alguns dos destaques são:

  • Vitaminas (A, do complexo B, D, E, K)
  • Minerais (selênio, fósforo, cálcio, zinco)

7. Ajuda a fortalecer os ossos

Dor na coluna vertebral

Ao adicionar ovos à sua dieta, os benefícios do plano alimentar e dos exercícios são aprimorados para manter os ossos fortes e saudáveis.

  • Isto ocorre devido à sua contribuição de cálcio, que pode ajudar a prevenir a perda de densidade óssea.
  • Também é valorizado por ser uma das melhores fontes alimentares de vitamina D, um nutriente que favorece a absorção de cálcio e intervém no desenvolvimento do tecido ósseo.

Com que frequência você consome esse alimento? Agora que você já conhece várias razões para comer ovos regularmente, não hesite em ingeri-los de 3 a 5 vezes por semana.

Há muitas maneiras de prepará-los e você pode incorporá-los em dezenas de receitas.