Redução do escurecimento do pescoço
O escurecimento do pescoço é também conhecido como Acanthosis Nigricans. É um problema de saúde que não representa um perigo mortal para quem o padece, mas deixa rastros psicológicos e reduz a autoestima dos afetados. Não é uma infecção nem uma doença contagiosa.
As causas do escurecimento do pescoço podem ser a exposição prolongada ao sol, o desequilíbrio hormonal, a gravidez, o uso de pílulas anticoncepcionais, diabetes, etc. Esse problema costuma vir acompanhado do escurecimento de outras regiões do corpo.
Alguns dos remédios caseiros mais efetivos para tratar essa afecção são:
Leia também: Saiba mais sobre a pílula anticoncepcional
O limão para reduzir o escurecimento do pescoço
O limão é um ingrediente fácil de conseguir porque ele é muito usado nos nossos lares. Graças às suas propriedades branqueadoras, ele é o remédio ideal para tratar essa doença.
O limão ajuda a clarear a pele de forma natural. Lembre-se de não ser expor ao sol minutos depois de usar esse remédio. Só precisamos de suco de limão e um pouco de algodão.
Procedimento
- Peque um limão e extraia seu suco.
- Molhe o algodão no suco.
- Aplique o algodão com o suco diretamente sobre o pescoço.
- Não deixe de acrescentar água ao suco de limão, caso sua pele seja sensível para evitar vermelhidão e irritação cutânea.
- Deixe o suco sobre sua pele durante 10 a 20 minutos.
- Ao terminar, lave com água fria e aplique um creme suave.
Aveia
A aveia é excelente para a saúde e em especial para combater o escurecimento da pele, pois ela atua como um esfoliante natural que ajuda a eliminar as células mortas da pele.
Ingredientes
- Aveia moída em pedaços grandes.
- Polpa de tomate.
- Água.
- Hidratante.
- Uma tigela pequena.
Procedimento
- Pegue a aveia moída em pedaços grandes e coloque-a na tigela.
- Acrescente suficiente polpa de tomate e misture até formar uma pasta consistente.
- Aplique essa pasta diretamente na região do pescoço e massageie durante alguns minutos.
- Deixa-a atuar durante 15 a 30 minutos sobre a pele.
- Todo esse processo terá um efeito esfoliante e irá eliminar as células mortas.
- Depois, enxágue a região com água.
- Finalmente, use um hidratante e massageie novamente a região.
Iogurte
O iogurte é um grande agente limpante que ajuda a clarear a pele, e se ele for combinado com suco de limão irá maximizar os resultados.
Para preparar esse remédio, só vamos precisar de meia xícara de iogurte e de uma colher de suco de limão.
Procedimento
- Pegue o iogurte e acrescente o suco de limão.
- Mexa bem e aplique-o diretamente sobre o pescoço.
- Deixe-o repousar durante 15 a 20 minutos.
- Depois, lave toda a região com água.
- Repita esse remédio regularmente.
Máscaras de frutas
As frutas sempre foram usadas como cosméticos para suavizar a pele, revitalizá-la e para melhorar sua textura.
Certas frutas como o abacate, a banana, a laranja, a maçã, o mamão, etc., contêm enzimas, minerais e vitaminas naturais que ajudam a melhorar a saúde e a tonificação da pele.
Máscara de banana
A banana, combinada com o azeite de oliva, forma uma máscara rica em elementos antioxidantes que contribuem para uma pele mais suave, saudável e revitalizada. Para essa máscara, precisamos de uma banana amadurecida e azeite de oliva.
Procedimento
- Pegue a banana e amasse-a com as mãos até formar uma pasta.
- Depois, acrescente certa quantidade de azeite de oliva e misture tudo.
- Aplique essa mistura no seu pescoço e deixe-a repousar durante 15 a 20 minutos.
- Lave a região com água e seque sua pele.
O uso diário dessa máscara de banana ajuda a nutrir a pele e a reduzir o escurecimento do pescoço.
Máscara de morango e papaia
O mamão contém uma enzima que se chama papaína e que é muito boa para eliminar as células mortas da pele. Os morangos, por sua vez, têm substâncias antioxidantes que ajudam a reparar o dano celular.
Então, essa combinação é excelente por ter as vitaminas e minerais essenciais para nutrir as células da pele e clarear as áreas escurecidas. Para esse remédio, vamos precisar de um mamão e dois morangos.
Procedimento
- Pegue o mamão e amasse-o até obter uma pasta.
- Amasse também os morangos.
- Pegue uma ou duas colheres da pasta de mamão e acrescente a pasta de morangos.
- Misture bem e aplique diretamente no pescoço durante 10 a 15 minutos.
Descubra: Como preparar água aromatizada de morango e limão para desintoxicar seu organismo
Esses são alguns dos melhores remédios caseiros para reduzir o escurecimento da pele do pescoço. Lembre-se apenas que se o problema persistir, você deve consultar o médico para descartar qualquer problema sério de saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Swartz, J. H., & Miller, E. C. (1928). Acanthosis nigricans. Archives of Dermatology and Syphilology. https://jamanetwork.com/journals/jamadermatology/article-abstract/502355
- Burke, J. P., Hale, D. E., Hazuda, H. P., & Stern, M. P. (1999). A quantitative scale of acanthosis nigricans. Diabetes care, 22(10), 1655-1659. https://care.diabetesjournals.org/content/22/10/1655.abstract
- Phiske, M. M. (2014). An approach to acanthosis nigricans. Indian dermatology online journal, 5(3), 239. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4144206/
- González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of pharmaceutical and biomedical analysis, 51(2), 327-345. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0731708509004816
- Pérez, L. A. B., Ramos, S. M. C., Manilla, R. R., Feria, J. S., & Aparicio, A. J. (2002). Propiedades químicas y funcionales del almidón modificado de plátano Musa paradisiaca L.(var. Macho). Agrociencia, 36(2), 169-180. https://www.redalyc.org/pdf/302/30236204.pdf
- Giampieri, F., Alvarez-Suarez, J. M., & Battino, M. (2014). Strawberry and human health: Effects beyond antioxidant activity. Journal of agricultural and food chemistry, 62(18), 3867-3876. https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf405455n
- Miller, R. F., & Stoughton, R. B. (1960). Enzymatic Vesication In Vivo: I. Effects of Papain in Human Skin. Journal of Investigative Dermatology, 35(3), 141-149. https://core.ac.uk/download/pdf/82653581.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.