3 receitas para preparar um guacamole caseiro saudável
Revisado e aprovado por a farmacêutica Lourdes Martínez
Se você procura uma comida típica mexicana que se tornou universal, essa é o guacamole. E melhor ainda é a sua versão caseira e saudável. Sua base é o abacate, uma fruta de sabor bem característico e textura cremosa. Esse delicioso patê tem poucos ingredientes e pode ser um ótimo acompanhamento para as suas refeições.
Por isso propomos três receitas para preparar um saboroso guacamole caseiro, com ingredientes que preservam o seu carácter natural. Além disso, daremos algumas dicas para torná-lo o mais saudável possível. Mãos à obra!
A história do guacamole
Esse prato tem origem na época pré-hispânica. Seu nome vem do Nahuatl ahuacamolli, que significa “molho de abacate”. Ahuacált é “abacate” e molli é “molho”. Conforme indicado, seu ingrediente fundamental é o abacate.
Os abacates vêm do centro e sul do México e do norte da Guatemala. Segundo a mitologia, um dos deuses ofereceu ao povo a receita do guacamole, conforme indica um estudo da Universidade Católica de Pereira. Após a chegada dos espanhóis à América, eles levaram a espécie e o molho para outras partes do mundo.
A partir desse choque de culturas foram acrescentados diversos ingredientes até se tornar o molho de guacamole que conhecemos hoje. O tradicional guacamole mexicano pode acompanhar torradas, batatas fritas, tacos ou outros aperitivos.
2. Guacamole proteico de queijo
Apresentamos aqui mais uma receita de guacamole caseiro saudável. Uma boa opção é incorporar alguma proteína no preparo. Nesse caso, incluímos cream cheese para obter um prato ainda mais saciante.
Ingredientes
- 2 abacates médios
- 1 xícara de cream cheese light (150 gramas)
- Suco de ½ limão
- 1 cebola média
- 1 pimentão
- 3 colheres de sopa de coentro (45 gramas)
- Sal e pimenta a gosto
Preparo
- Primeiro, retire a polpa do abacate. Regue com limão para não escurecer.
- Em seguida, misture o abacate com o cream cheese até obter uma mistura homogênea.
- Pique a cebola, o pimentão e o coentro, certificando-se de que fiquem bem finos.
- Se preferir, pode colocar todos os ingredientes no liquidificador e processá-los até obter um creme. Caso contrário, adicione o restante dos ingredientes à mistura de cream cheese e abacate. Misture bem e divirta-se.
3. Guacamole caseiro com salmão
Com essa receita, você obterá um guacamole muito saudável, devido à inclusão do salmão, que é um peixe com alto teor de ácidos graxos essenciais. A combinação de abacate e salmão fresco é única. Então, não perca essa opção fora do comum de guacamole caseiro.
Ingredientes
- 2 abacates médios
- Salmão defumado (170 gramas)
- 2 colheres de sopa de iogurte grego (40 gramas)
- ½ cebola roxa
- 2 colheres de sopa de coentro (20 gramas)
- 1 colher de chá de cominho (5 gramas)
- 1 ½ colher de sopa de mostarda (20 gramas)
- Suco de 1 limão
- Sal e pimenta a gosto
Preparo
- Comece cortando os abacates ao meio e retirando a polpa. Numa tigela, amasse com um garfo e acrescente algumas gotas de limão para evitar que o abacate oxide e adquira uma cor escura.
- Em seguida, corte o salmão o mais finamente possível. Da mesma forma, pique os legumes.
- Por fim, adicione o restante dos ingredientes ao abacate, misture e mantenha tampado por uma hora para que todos os sabores fiquem bem integrados. Aproveite!
Prepare um delicioso guacamole caseiro saudável
Esse molho com tanta história pode ser uma ótima opção para algumas das suas refeições. Quando você não souber qual acompanhamento escolher para os seus pratos ou quiser petiscar algo saudável, pode recorrer a uma dessas receitas caseiras de guacamole.
Para acompanhar petiscos e outras comidas mexicanas, como tacos, é perfeito. Agora que você sabe como fazer, não tem desculpas. É muito simples e aceita muitas variantes!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Calder, P. C. (2013). Omega-3 polyunsaturated fatty acids and inflammatory processes: Nutrition or pharmacology? British Journal of Clinical Pharmacology. https://doi.org/10.1111/j.1365-2125.2012.04374.x
- Waterman, E., & Lockwood, B. (2007). Active components and clinical applications of olive oil. Alternative Medicine Review. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
- Dreher, M. L., & Davenport, A. J. (2013). Hass Avocado Composition and Potential Health Effects. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. https://doi.org/10.1080/10408398.2011.556759
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.