Receitas de molhos de pimenta rocoto e dedo-de-moça para acompanhar pratos peruanos

Vamos ensinar a preparar dois molhos típicos da gastronomia peruana para acentuar o sabor dos pratos: o de pimenta rocoto e o de pimenta dedo-de-moça.
Receitas de molhos de pimenta rocoto e dedo-de-moça para acompanhar pratos peruanos

Última atualização: 23 fevereiro, 2022

Os molhos de pimenta rocoto e de pimenta dedo-de-moça são dois famosos molhos de origem peruana usados para acompanhar diversos pratos. Eles acentuam o sabor das receitas ao mesmo tempo que fornecem uma boa quantidade de micronutrientes e fitoquímicos. Por isso, vamos ensinar a preparar os dois molhos de forma simples.

Porém, lembre-se de que os molhos devem aparecer na dieta com moderação. Afinal, eles geralmente tendem a aumentar o valor energético das refeições e, portanto, o seu consumo regular pode desequilibrar o balanço energético em favor da ingestão. Isso causaria um aumento progressivo do peso corporal.

Molho de pimenta rocoto

Existem várias maneiras de preparar este molho. Algumas pessoas preparam o molho a partir dos ingredientes crus, embora haja outras que prefiram primeiramente refogar ou assar os ingredientes na grelha.

De qualquer forma, lembre-se de que o resultado final pode ser um pouco picante. Isso indica a existência de uma substância, a capsaicina, que traz diversos benefícios para a saúde. Por exemplo, entre outras coisas, ela demonstrou ser capaz de promover a perda de peso.

Ingredientes

Os ingredientes necessários para o molho de pimenta rocoto são os seguintes:

  • 4 pimentas rocoto.
  • 1 cebola.
  • 4 biscoitos de água e sal.
  • 1/2 xícara de huacatay ou menta peruana.
  • 2 dentes de alho.
  • 1/4 xícara de leite evaporado.
  • Algumas gotas de limão.
  • 1 xícara de queijo fresco.
  • Azeite de oliva extra virgem.
  • 4 batatas cozidas.
  • 4 folhas de alface.
  • Sal e pimenta.
Receita de couve-flor apimentada com molho de páprica
Os molhos peruanos de pimenta rocoto e dedo-de-moça podem acompanhar carnes, batatas e todos os tipos de alimentos.


Modo de preparo

  1. Primeiramente, lave e limpe as pimentas rocoto por dentro e por fora. O melhor a fazer é colocá-las sob água corrente, cortá-las com uma faca e retirar o miolo e as sementes. Quanto mais limpas estiverem, menor será o sabor picante final. Por outro lado, caso fiquem algumas sementes, o molho pode ficar forte.
  2. Corte a cebola, o huacatay ou menta peruana e o alho em cubos bem pequenos.
  3. Coloque o azeite em uma frigideira e adicione primeiramente a cebola. Então, quando ela ficar transparente, adicione o alho, o huacatay ou menta peruana e as pimentas rocoto. Misture tudo e cozinhe em fogo médio durante pelo menos 3 minutos.
  4. Uma vez que o cozimento terminar e a mistura estiver temperada, coloque tudo no copo do liquidificador juntamente com os biscoitos de água e sal picados. Bata adicionando o leite evaporado e as gotas de limão aos poucos. Neste momento, adicione o sal e a pimenta.
  5. Finalmente, adicione o queijo fresco esfarelado e bata novamente.
  6. Uma vez que estiver pronto, o molho deve ser servido em uma tigela com alface por cima, com as batatas cozidas e fatiadas dispostas ao redor do prato para que sejam mergulhadas no molho. Por fim, tudo será decorado com um ovo cozido e azeitonas.

Molho de pimenta dedo-de-moça

Descubra como preparar o molho de pimenta dedo-de-moça, um molho que costuma acompanhar o frango assado. Esta é uma das receitas mais famosas da gastronomia peruana. Tem um sabor inconfundível. No entanto, também é fonte de calorias por causa do seu teor de óleo.

De qualquer forma, também fornece uma série de fitonutrientes com capacidade antioxidante que podem ajudar a neutralizar a formação de radicais livres. Esse efeito é decisivo para a prevenção dos sinais de envelhecimento, conforme evidenciado por uma pesquisa publicada na revista Clinical Interventions in Aging.

Por outro lado, é importante lembrar que, para o preparo desse tipo de molho, é preciso sempre utilizar um azeite de qualidade. Assim, o melhor é optar pelo azeite de oliva extra virgem. Afinal, no seu interior, ele conta com uma quantidade significativa de ácidos graxos ômega 3 que mostraram ser necessários para controlar os mecanismos inflamatórios no corpo humano.


Também pode te interessar: 5 molhos de baixas calorias para saladas


Ingredientes

Para preparar um delicioso molho de pimenta dedo-de-moça, serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 6 pimentas dedo-de-moça amarelas, sem miolo e sem sementes, cortadas ao meio.
  • Água.
  • 1/2 dente de alho.
  • 1 colher de chá de mostarda.
  • Uma colher de chá de orégano seco.
  • Sal.
  • 6 folhas de huacatay ou menta peruana.
  • 1/2 xícara de leite.
  • 5 colheres de sopa de azeite.
4 deliciosas receitas com molho espanhol.
O molho de pimenta dedo-de-moça costuma acompanhar o frango assado.

Modo de preparo

  1. Primeiramente, coloque as 6 pimentas dedo-de-moça amarelas em uma panela e cubra com água. Então, cozinhe em fogo médio durante 15 minutos.
  2. Uma vez passado este tempo, deixe que as pimentas esfriem e retire as suas cascas.
  3. Coloque as pimentas no copo do liquidificador juntamente com o meio dente de alho, a colher de chá de mostarda, a colher de chá de orégano seco, o sal, o huacatay ou menta peruana, o leite e as 4 colheres de sopa de azeite.
  4. Uma vez que tudo tiver sido triturado, adicione mais uma colher de sopa de azeite e processe tudo novamente até obter uma mistura espessa o suficiente. Afinal, é preciso que o molho tenha uma certa consistência para ser apreciado ao máximo. Porém, lembre-se de que, se as pimentas não estiverem bem limpas, o molho pode resultar muito picante.

Prepare os molhos de pimenta rocoto e de pimenta dedo-de-moça em casa

Conforme você pode ver, é fácil preparar os molhos de pimenta rocoto e de pimenta dedo-de-moça em casa para acompanhar diversos pratos, principalmente carnes. Ambos os molhos peruanos proporcionam um excelente toque de sabor, melhorando assim as características organolépticas de muitas receitas tradicionais. De qualquer forma, não se esqueça de que será decisivo obter ingredientes de qualidade para prepará-los.

Por fim, é necessário enfatizar que, para manter uma boa saúde, é preciso garantir a combinação de uma série de hábitos adequados. Assim, é necessário não só otimizar a alimentação, mas também fazer exercícios regularmente ou se expor com frequência à luz solar. Caso contrário, pode ser gerada uma deficiência de vitamina D, um nutriente muito importante para controlar a inflamação no meio interno.

This might interest you...
Aprenda a preparar molho tártaro e de alho em casa
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Aprenda a preparar molho tártaro e de alho em casa

Ao prepararmos o molho tártaro e de alho em casa devemos consumi-los em menos tempo possível. Desfrute dessas receitas saborosas e fáceis!



  • Varghese, S., Kubatka, P., Rodrigo, L., Gazdikova, K., Caprnda, M., Fedotova, J., Zulli, A., Kruzliak, P., & Büsselberg, D. (2017). Chili pepper as a body weight-loss food. International journal of food sciences and nutrition68(4), 392–401. https://doi.org/10.1080/09637486.2016.1258044
  • Liguori, I., Russo, G., Curcio, F., Bulli, G., Aran, L., Della-Morte, D., Gargiulo, G., Testa, G., Cacciatore, F., Bonaduce, D., & Abete, P. (2018). Oxidative stress, aging, and diseases. Clinical interventions in aging13, 757–772. https://doi.org/10.2147/CIA.S158513
  • Ishihara, T., Yoshida, M., & Arita, M. (2019). Omega-3 fatty acid-derived mediators that control inflammation and tissue homeostasis. International immunology31(9), 559–567. https://doi.org/10.1093/intimm/dxz001