Receitas caseiras para o cabelo ressecado

27 Dezembro, 2019
Embora seja melhor ir ao médico ou dermatologista para determinar a causa dos cabelos secos, podemos contar com algumas receitas caseiras para restaurar a hidratação e o brilho. Experimente-as!
 

A maioria das pessoas deseja ter cabelos brilhantes e saudáveis. No entanto, devido ao estresse, aos raios UV do sol, aos produtos químicos, entre outros fatores, o cabelo perde a umidade e adquire uma aparência ressecada. Como resolver esta condição? Neste artigo propomos diferentes receitas caseiras para o cabelo ressecado. 

Atualmente, uma grande variedade de produtos foi desenvolvida para ajudar a nutrir e hidratar o cabelo, para que ele pareça sedoso e cheio de vida. No entanto, antes de tudo, é aconselhável consultar o médico ou o dermatologista, pois muitas vezes o ressecamento tem a sua origem em outros problemas.

Nesse caso, o profissional irá determinar um tratamento, dependendo da causa. Assim, complementando o tratamento com produtos para uso externo, o cabelo começará a apresentar mudanças na saúde e na estética. Você já experimentou receitas caseiras para o cabelo?

Embora existam muitos tratamentos eficazes no mercado para revitalizar cabelos ressecados, como alternativa podemos experimentar algumas receitas com ingredientes de origem natural. A sua aplicação várias vezes por semana será muito útil para reparar e hidratar fios danificados. Experimente!

Causas do cabelo ressecado

Pode-se dizer que a vida resseca o cabelo. Parece que não importa o que façamos: sempre estará áspero, opaco, sem brilho e com pontas duplas. No entanto, não nos damos conta do quanto estamos danificando nossas madeixas com as nossas ações cotidianas. 

 

A chapinha ou o secador de cabelo, os penteados muito apertados, dormir com o cabelo molhado, usar tinturas químicas ou tratamentos muito invasivos.

O que fazer então? Você pode continuar a viver uma vida normal, aproveitando os benefícios da natureza para ter cabelos bonitos. Simplesmente, lembre-se de que os seus efeitos não são instantâneos e você deve ser constante para perceber uma mudança.  

Leia também: Máscara caseira nutritiva e hidratante para cabelos secos

Óleos para melhorar o aspecto do cabelo ressecado

Quando se trata de cabelos ressecados, os produtos que contêm óleos podem ser uma das melhores opções para nutri-lo e repará-lo. Conforme detalhado em um estudo do International Journal of Trichology, os óleos desempenham um papel importante na proteção dos cabelos contra determinados danos.

Algumas opções, como azeite de oliva, óleo de coco, girassol ou argan, podem ajudar a hidratar o cabelo para reduzir a aparência opaca e ressecada. Além disso, eles podem melhorar a lubrificação do eixo e ajudar a impedir que os fios se quebrem.

cabelos ressecados

Aplicação

  • Primeiro, dependendo do comprimento do seu cabelo, use uma ou duas colheres de sopa de óleo e coloque-o em um recipiente para aquecê-lo um pouco.
 
  • Em seguida, despeje em suas mãos e massageie o couro cabeludo. Tente sempre fazê-lo com movimentos circulares e exercendo alguma pressão, sem machucar. Use as pontas dos dedos, nunca as unhas.
  • Continue hidratando até as pontas dos cabelos, distribuindo aos poucos para que não fiquem oleosos.
  • Finalmente, prenda o cabelo, cubra com uma toalha e deixe agir por pelo menos duas horas.
  • Em seguida, lave o cabelo como de costume. Você pode enxaguar antes com água bem quente.

Recomendações

  • Repita o processo de duas a três vezes por semana durante quinze dias e, depois, só uma vez por semana. Lembre-se de que ao finalizar a lavagem, aconselha-se enxaguar com água fria para fechar os poros e as cutículas dos cabelos.
  • Uma alternativa usando também o óleo de oliva (ou o óleo que você escolher) é adicionar 5 gotas de óleo essencial de alecrim. Caso não tenha, você poderá fazer uma maceração com uma colher de alecrim em um frasco com azeite de oliva. Servirá tanto para os alimentos quanto para o cabelo.
  • O procedimento é o mesmo do azeite de oliva sozinho. Algumas mulheres optam por deixá-lo atuar por toda a noite e enxaguar na manhã seguinte.

Máscara de abacate, azeite de oliva e ovo

A combinação de ingredientes naturais que propomos nesta máscara é ideal contra cabelos ressecados e quebradiços. O abacate, como evidenciado por um estudo publicado na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, é uma fonte de gorduras saudáveis, vitamina E e outros antioxidantes que têm efeitos positivos na saúde do cabelo.

 

Por outro lado, o azeite de oliva é um hidratante natural para os cabelos, graças às gorduras saudáveis. O ovo fornece proteínas e contribui para deixar os fios mais fortes.

Cabelo ressecado

Ingredientes

  • A polpa de um abacate
  • 1 colher de azeite de oliva (16 g)
  • 1 clara de ovo

Modo de preparo

  • Amasse a polpa de abacate até conseguir um purê e misture com os outros ingredientes em um recipiente.
  • Aplique no cabelo de forma homogênea.
  • Deixe agir por meia hora e enxágue com água morna. Depois, lave como de costume.

Tratamento com aloe vera para o cabelo ressecado

Outro ingrediente natural que ajuda a revitalizar o cabelo seco é nada mais e nada menos que o gel de aloe vera. Embora os seus usos para a saúde do cabelo não tenham muitos estudos para apoiá-lo, desde os tempos antigos ele tem sido um dos ingredientes usados para hidratar e reparar cabelos secos e quebradiços.

Nesse caso, unimos as suas propriedades com as flores de hibisco e azeite de oliva para aumentar os seus benefícios. Lembre-se de usá-lo pelo menos duas vezes por semana para obter bons resultados.

cabelo ressecado
 

  • 1 punhado de flores de hibisco
  • 1/4 de xícara de gel de aloe vera (60 ml)
  • 1 colher de azeite de oliva (16 g)

Modo de preparo

  • Triture as flores de hibisco e extraia o gel de uma folha de aloe vera.
  • Misture estes dois ingredientes com o azeite de oliva e aplique no cabelo lavado unicamente com xampu. É um condicionador natural que deixará seu cabelo muito bonito. 
  • Deixe agir por 10 minutos e retire com água morna.

Leia também: Conselhos efetivos e fáceis para combater a caspa

Para levar em conta!

Não há evidências suficientes para apoiar a eficácia desses remédios no combate ao cabelo ressecado; portanto, a sua eficácia pode variar entre alguns tipos de cabelos e outros. A recomendação geral é aplicá-los pelo menos 2 vezes por semana como parte da rotina de beleza dos cabelos.

Obviamente, eles devem ser complementados com outros cuidados básicos, como usar produtos de acordo com o tipo do cabelo, reduzir o uso de chapinhas e secadores e manter uma alimentação saudável.

 
  • Gavazzoni Dias MF. Hair cosmetics: an overview. Int J Trichology. 2015;7(1):2–15. doi:10.4103/0974-7753.153450
  • Dreher ML, Davenport AJ. Hass avocado composition and potential health effects. Crit Rev Food Sci Nutr. 2013;53(7):738–750. doi:10.1080/10408398.2011.556759
  • Foster M, Hunter D, Samman S. Evaluation of the Nutritional and Metabolic Effects of Aloe vera. In: Benzie IFF, Wachtel-Galor S, editors. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. 2nd edition. Boca Raton (FL): CRC Press/Taylor & Francis; 2011. Chapter 3. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92765/