Logo image
Logo image

Receita de asinhas ao molho BBQ

4 minutos
A seguir, vamos mostrar como preparar uma deliciosa receita de asinhas ao molho BBQ. Você pode saboreá-las em uma ocasião especial com sua família ou também como entrada. Vamos prepará-las!
Receita de asinhas ao molho BBQ
Escrito por Jose Popoff
Última atualização: 23 agosto, 2022

As asinhas ao molho BBQ são uma das comidas mais prazerosas de comer. De fato, são uma boa opção para agradar nosso paladar em uma ocasião especial em família ou uma celebração entre amigos.

Trata-se de uma receita que goza de muita popularidade, pois seu sabor é delicioso e também pode ser combinada com outros pratos. Inclusive, há quem prefira comê-las de entrada em ocasiões especiais.

Usualmente, quando se trata de asinhas ao molho BBQ, o mais simples é ir ao restaurante e comprar uma porção. Mas, não seria melhor se preparássemos em casa? Dessa forma você pode dar um toque pessoal e diferente.

Além disso, são mais fáceis de preparar do que você pensa. Siga estes passos simples para preparar asinhas ao molho BBQ e você verá que em menos de uma hora poderá surpreender seus convidados.

Receita para preparar deliciosas asinhas ao molho BBQ

Some figure

De acordo com referências da Wikipedia, as asinhas BBQ são originárias dos Estados Unidos. Lá, elas são conhecidas como Buffalo wings, e a receita tradicional contém dois ingredientes: um molho picante (à base de vinagre e pimenta-caiena) e margarina ou manteiga.

Elas são conhecidas em todo o mundo porque têm um sabor simplesmente delicioso. Nesse caso, damos ainda um toque muito especial, pois preparamos o nosso próprio molho BBQ e a partir de ingredientes como as especiarias e o molho de tomate.

Nota: o prato final é rico em calorias, por isso é importante consumir porções moderadas.

Ingredientes

  • 5 dentes de alho.
  • 1 kg de asinhas de frango.
  • 1 cebola branca (60 g).
  • Sal e pimenta (a gosto).
  • 1/4 de xícara de água (60 ml).
  • Azeite de oliva (a gosto).
  • 60 ml de mel de abelha.
  • 2 colheres de sopa de mostarda (20 g).
  • 1 colher de sopa de manteiga (10 g).
  • 1/4 de xícara de molho de tomate (125 g).
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (10 g).

Você sabia? 2 deliciosas receitas de frango com cogumelos

Preparo

  1. Pique a cebola e os dentes de alho muito finos.
  2. Em uma frigideira, coloque a manteiga e um pouco de azeite de oliva se desejar. Coloque a cebola e o alho picados e refogue-os em fogo médio.
  3. Uma vez que a cebola e o alho estejam dourados, adicione todos os demais ingredientes, com exceção das asinhas, do sal e da pimenta. Mexa constantemente.
  4. Verifique o sabor adicionando sal e pimenta até que fiquem em um ponto bom.
  5. Cozinhe durante 20 minutos até que o molho se reduza ou fique mais espesso.
  6. Prepare uma bandeja para o forno e organize nela as asinhas de frango. Adicione um pouco de sal e pimenta de ambos os lados.
  7. Usando um pincel, adicione o molho BBQ em volta de cada asinha. Certifique-se de não usar todo o molho já que precisará dele mais tarde.
  8. No forno preaquecido a 180ºC, coloque a bandeja com as asinhas para assar durante 20 minutos, aproximadamente.
  9. Depois adicione o molho barbecue sobre um lado e vire as asinhas para adicionar mais molho, asse por mais 10 minutos.
  10. Volte a virá-las e adicione outra camada de molho BBQ.
  11. Coloque novamente no forno por mais 5 minutos e pronto!

Uma alternativa de preparo

Some figure

Às vezes não temos um forno disponível ou simplesmente queremos pular a etapa do forno. A verdade é que as asinhas podem ser preparadas sem usar o forno e o sabor obtido é muito similar… Confira os passos a seguir se você não tiver um forno disponível.

  1. Coloque a manteiga para esquentar com o azeite de oliva em fogo baixo.
  2. Adicione as asinhas de frango e coloque sal e pimenta a gosto. Deixe alguns minutos até que comecem a dourar.
  3. Recomendamos preparar o molho BBQ em outra panela. Uma vez que todos os ingredientes estiverem misturados, adicione o molho na panela com as asinhas de frango.
  4. Deixe cozinhar em fogo baixo até que o molho se torne mais espesso e se impregne nas deliciosas asinhas.

E pronto! De fato, parece uma forma mais simples, certo? Algumas pessoas vão concordar que assá-las lhes confere um gosto diferente. Essa alternativa é mais prática quando você estiver com muita pressa e esperando convidados para almoçar. Em todo caso, também vai depender do gosto de cada um.

Quer saber mais? Deliciosa receita de peito de frango com molho de queijo

Algumas sugestões para saborear as asinhas ao molho BBQ

As asinhas ao molho BBQ são um clássico dos restaurantes de comida americana e quase sempre são servidas com batatas fritas. Claro que podem existir algumas variações.

Por exemplo, você também pode saboreá-las com batatas rústicas. Se desejar uma opção mais saudável, acompanhe-as com um purê de batatas ou uma guarnição de arroz branco.

Se você quiser uma opção ainda mais saudável, pode também saborear suas asinhas acompanhadas de uma salada ou de algumas verduras cozidas ao vapor. Delicie-se com as suas saborosas asinhas em qualquer época do ano e – por que não? – a qualquer hora.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • FEN, & de la Nutrición, F. F. E. (n.d.). GUÍA NUTRICIONAL DE LA CARNE. FEN. Fundación Española de la Nutrición. Recuperado de: https://www.fen.org.es/publicacion/guia-nutricional-de-la-carne
  • Food Data Central. (2019). Chicken, broilers or fryers, wing, meat only, raw. U. S. Department of Agriculture. Recuperado de: https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/173632/nutrients
  • Harmon, J. E. (n.d.). Atlas of popular culture in the northeastern US – buffalo wings. Ccsu.edu. Recuperado de: https://web.ccsu.edu/faculty/harmonj/atlas/buffwing.htm
  • Landa, A. (1998). A Fuego lento. Nerea. Recuperado de: https://books.google.es/books?id=WNyQrKGooxgC&dq=fuego+lento+y+permitir+que+se+vuelva+espesa+salsa&lr=&hl=es&source=gbs_navlinks_s
  • Organización Mundial de la Salud (OMS). (n.d.) Consumo de carne roja y procesada y el cáncer (Informe OMS) . Agencia Catalana de Seguridad Alimentaria. Recuperado de: https://acsa.gencat.cat/es/Publicacions/dossiers-informatius/consum-de-carn-vermella-i-processada-i-el-cancer-informe-oms/
  • Wylde, B., & Bsc, D. (2018). THE BEGINNER’S GUIDE TO BETTER DIGESTION: BEATING THE BLOAT. Revista de Medicina Alternativa, 39, 16–21. Recuperado de: https://www.proquest.com/docview/2262684169?fromopenview=true&pq-origsite=gscholar

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.