Deliciosa receita de peito de frango com molho de queijo

15 Janeiro, 2020
As seguintes preparações com peito de frango são muito simples e práticas. Apesar desta parte do frango costumar ser seca, propomos algumas ideias para deixá-la bem suculenta.
 

O peito de frango é um ingrediente muito usado na cozinha. É uma carne magra com muitas propriedades nutricionais, por isso que é comum incluí-lo em qualquer dieta para atletas ou para perder peso.

Para dar um toque mais interessante, mostramos uma receita de peito de frango com molho de queijo.

Receita de peito de frango: ingredientes básicos

Para o preparo desta receita de peito de frango com molho de queijo, precisaremos dos seguintes ingredientes para obter uma porção para duas pessoas:

  • 1 pote de creme de leite para cozinhar (250 ml)
  • 1 xícara de queijo curado (200 g)
  • 2 peitos de frango (500 g)
  • Azeite de oliva (a gosto)
  • Sal e pimenta (a gosto)
  • 4 dentes de alho (5 g)
  • 1 cebola (60 g)

Peito de frango em molho de queijo

Peito de frango cru

Modo de preparo do peito de frango

O preparo desta receita de peito de frango é bastante simples. Em primeiro lugar, corte os peitos em cubos e tempere com sal e pimenta, a gosto. Em seguida, coloque para esquentar um pouco de azeite de oliva em uma frigideira bastante ampla, em fogo alto.

Assim que estiver bem quente, jogue os pedaços de peito de frango e vire-os para selar bem. Desta forma ficarão bem cozinhados por dentro, sem que se evapore toda a água e fiquem muito secos. Depois de uns 3 minutos, quando os cubos de frango estiverem dourados por fora, mas um pouco crus por dentro, retire-os da frigideira. 

 

Modo de preparo do molho de queijo

Os pedaços de peito de frango provavelmente irão absorver todo o azeite da frigideira, por isso que deveremos adicionar mais um pouco e voltar a esperar esquentar bem.

Enquanto isso, pique a cebola em pequenos pedaços e os dentes de alho em lâminas finas. Em primeiro lugar, adicione a cebola e deixe dourar e amolecer durante uns 10 a 15 minutos a fogo baixo.

Depois disso, adicione as lâminas de alho, que se cozinharão em questão de segundos. É importante não adicioná-los junto à cebola, porque o alho se queimará rapidamente, enquanto que a cebola ficará crua. Assim que as lâminas de alho estiverem douradas, jogue o creme de leite e o queijo, junto com uma pitada de sal.

Mantendo a intensidade do fogo a um nível baixo, mexa toda a mistura para que o queijo derreta e se forme um molho homogêneo e bem misturado com a cebola e o alho.

O contraste de texturas entre a cebola amaciada pelo calor e as lâminas de alho fritas e crocantes darão um toque bastante interessante para a receita de peito de frango.

Para concluir, coloque os cubos de peito de frango na frigideira para que terminem de cozinhar por dentro junto com o molho de queijo. Bastarão uns 5 minutos para que a mistura esteja pronta e possa ser servida.

Fingers de peito de frango

Como possível substituto do prato anterior, mostramos como preparar fingers de frango que podem ser uma alternativa interessante a qualquer receita habitual de peito de frango. Logicamente, neste prato poderemos usar o molho de queijo da receita anterior. Para preparar os fingers, precisaremos:

 
  • 1 colher de salsa picada (5 g)
  • 1 colher de páprica (5 g)
  • 1 xícara de farinha de rosca (300 g)
  • 2 peitos de frango (500 g)
  • Azeite de oliva (a gosto)
  • Sal e pimenta (a gosto)
  • 2 dentes de alho (3 g)
  • 3 ovos (180 g)
Receita de peito de frango com brócolis

Para preparar os fingers, corte os peitos de frango em tiras, com a grossura aproximada de um dedo. Por outro lado, triture os alhos, a salsa, a páprica e um pouco de sal e azeite de oliva. Triture bem e misture os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Em uma tigela aparte, coloque a mistura junto com os ovos e bata tudo. Depois disso, coloque as tiras de frango na tigela e misture bem para que fiquem impregnadas com a mistura. Quando pronto, leve a tigela à geladeira durante 1 ou 2 horas para que macere.

Quando passar este tempo, retire a mistura da geladeira e vá passando cada tira de frango por um prato com farinha de rosca para empaná-las bem por todos os lados.

Depois, coloque as tiras em uma frigideira com uma quantidade abundante de óleo para que fiquem douradas por fora e cozinhem bem por dentro.

Para concluir, coloque as tiras em um prato com papel absorvente para que se possa retirar o excesso de óleo e, assim, ser mais fácil untar os fingers no molho de queijo.

 

Tente provar esta receita de peito de frango, ao estilo americano e desfrute de seu delicioso sabor.

  • Oakley, B. B., Lillehoj, H. S., Kogut, M. H., Kim, W. K., Maurer, J. J., Pedroso, A., … Cox, N. A. (2014). The chicken gastrointestinal microbiome. FEMS Microbiology Letters. https://doi.org/10.1111/1574-6968.12608
  • Marangoni F, Corsello G, Cricelli C, et al. Role of poultry meat in a balanced diet aimed at maintaining health and wellbeing: an Italian consensus document. Food Nutr Res. 2015;59:27606. Published 2015 Jun 9. doi:10.3402/fnr.v59.27606
  • Caillaud, B., & Jullien, B. (2003). Chicken & Egg: Competition among Intermediation Service Providers. The RAND Journal of Economics. https://doi.org/10.2307/1593720
  • Cogburn, L. A., Porter, T. E., Duclos, M. J., Simon, J., Burgess, S. C., Zhu, J. J., … Burnside, J. (2007). Functional genomics of the chicken – A model organism. Poultry Science. https://doi.org/10.1093/ps/86.10.2059