Iogurte: benefícios para a saúde e para a pele

· 16 de agosto de 2013
O iogurte, por ser uma fonte rica de proteínas e possuir um baixo teor calórico, é um ótimo aliado nas dietas de emagrecimento.

Você provavelmente já ouviu falar que o iogurte é um alimento bastante saudável, mas sabe as razões disso? E, o mais importante: sabe o que ele pode fazer por você?

Para começar, trata-se de um laticínio que proporciona vários benefícios semelhantes aos do leite, porém é mais fácil de ser digerido. Por essa razão, muitas pessoas que são alérgicas ao leite (por vários motivos) podem ainda assim consumir iogurte.

Também é uma opção aos que não gostam do sabor do leite. Além disso, por ser uma fonte rica de proteínas e possuir baixo teor calórico, é um ótimo aliado nas dietas de emagrecimento.

Confira a seguir alguns motivos para sempre tê-lo na geladeira.

Benefícios do iogurte

Amigo da saúde e da dieta

O iogurte é um alimento rico em cálcio, proteína, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina D, e melhora a absorção de cálcio e das vitaminas do complexo B pelo organismo.

Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a diminuir o colesterol negativo. Estudos recentes levam a crer que se trata de um alimento que ajuda a prevenir hipertensão.

Mas, certamente, é no sistema digestivo que se torna mais benéfico. Este alimento ajuda a equilibrar as funções gastrointestinais, melhora a digestão e a saúde geral do cólon e auxilia na recuperação de infecções intestinais.

Se o seu interesse são dietas de emagrecimento, boa notícia: o iogurte ajuda a reduzir a concentração de gordura abdominal e a repor energia após a malhação. Além disso, por melhorar o funcionamento do sistema digestivo, diminui inchaços e acúmulos de toxinas no organismo.

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Amigo da pele

O ácido lático em sua composição ajuda a revitalizar a pele por ser adstringente e hidratante. Também atua como esfoliante, removendo as camadas mais superficiais da pele e ajudando a remover manchas. Para obter esses benefícios você pode aplicar máscaras caseiras de iogurte sobre a pele semanalmente. Por exemplo:

Uso #1:

  • Aplique iogurte natural sem açúcar sobre a pele limpa e deixe descansar por 10 minutos.
  • Passado este tempo, enxágue bem.

Para obter melhores resultados, você pode cobrir a pele com gaze durante o período de descanso.

Uso #2:

  • Misture 1 copo de iogurte natural sem açúcar com 3 gotas de óleo de amêndoas ou azeite e uma colher de sopa de mel e aplique a mistura no rosto limpo.
  • Deixe a máscara agir de 20 a 30 minutos.
  • Enxague após a pausa.

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Faça em casa

Receita de iogurte caseiro

Este não é bem o alimento mais barato que você pode encontrar no supermercado, e, quanto mais natural ou rico em vitaminas, mais caro. Mas você pode resolver esse problema fazendo sua versão natural em casa, com a vantagem que, usando frutas, pode adicionar naturalmente o sabor de sua preferência.

Receita de iogurte caseiro (rende 10 porções)

Ingredientes

  • 1 copo de iogurte natural (pode ser desnatado ou integral)
  • 1 litro de leite (pode ser desnatado ou integral)
  • Frutas à gosto

Modo de preparo

  1. Comece amornando um pouco o leite.
  2. Depois, em um recipiente com tampa hermética, misture todo o leite com o copo de iogurte e mexa devagar até obter uma mistura homogênea.
  3. Deixe a vasilha bem fechada até o dia seguinte (aproximadamente 24 h).
  4. Deixar o recipiente dentro do forno (apagado) ajuda a acelerar o processo devido ao abafamento do local. É aconselhável olhar a mistura de vez em quando para ver se engrossou e mexer ocasionalmente com uma colher.
  5. Quando tiver engrossado, leve à geladeira.

Para consumir, adoce à vontade e sirva com frutas ou doces de sua preferência. Reserve um copo de 250 ml do iogurte para preparar novamente a receita; assim não precisará comprar sua versão natural.

Fonte: Tudo Gostoso

  • El-Abbadi, N. H., Dao, M. C., & Meydani, S. N. (2014). Yogurt: Role in healthy and active aging. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.3945/ajcn.113.073957
  • Lourens-Hattingh, A., & Viljoen, B. C. (2001). Yogurt as probiotic carrier food. International Dairy Journal. https://doi.org/10.1016/S0958-6946(01)00036-X