Quantidade certa de água para ingerir diariamente

· 5 de março de 2014
A quantidade de líquido necessária para uma boa hidratação vai depender do estilo de vida, do clima e da atividade física que cada pessoa pratica.

8 copos de água por dia mantêm o corpo e todos nossos órgãos hidratados e saudáveis. É o que dizem muitas pessoas, especialistas e médicos sobre a quantidade certa de água que deve ser ingerida diariamente.

Mas, essa é mesmo a quantidade certa de água que devemos ingerir? Não podemos substituir esse precioso líquido? É o que saberemos neste artigo!

Oito copos diários: essa é a quantidade certa de água?

Sem dúvida, as pessoas vêm se questionando há muito tempo sobre a quantidade certa de água a ser tomada por dia. Alguns estudos realizados sobre o tema concluíram que isso não passa de um mito, uma vez que não há comprovação científica dos benefícios dessa prática.

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a desidratação

A água no nosso organismo

A água é o principal componente do nosso corpo, respondendo por quase 60% do nosso peso corporal. O bom funcionamento de todos os sistemas e partes do corpo depende da água; para o transporte de nutrientes, eliminação de toxinas e uma boa hidratação de tecidos e órgãos. A sede indica que não estamos suficientemente hidratados.

Da mesma forma, perdemos água através de suor, urina, respiração e fezes e, por essa razão, devemos sempre repor a água eliminada. A quantidade necessária dependerá do biótipo, do estilo de vida, do clima e das atividades físicas de cada pessoa.

Recomendações médicas sobre o consumo de água

Quando os médicos recomendam beber de 8 a 9 copos de água por dia, eles estão se baseando na quantidade de líquidos perdidos na urina, o que pode ser de 3 a 6 copos por dia, além de 4 copos através de suor, respiração e fezes.

As refeições fornecem até 20% dos fluidos exigidos; além dos 2 litros de água recomendados, ou seja, 8 copos podem substituir todos os líquidos perdidos durante o dia.

Uma forma simples de identificar a boa hidratação do corpo é não sentir sede e ter uma urina clara. Se a cor da urina for escura ou forte e você sentir sede; será necessário rever o volume de água tomada. Os seguintes fatores devem ser considerados para o cálculo da quantidade de água:

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Tome água para cuidar da saúde

  • Atividades físicas: em caso de exercícios diários, a hidratação é recomendada antes, durante e depois das atividades, ou seja, 3 copos a mais de água.
  • Clima: pessoas vivendo em climas úmidos e quentes suam mais que aquelas vivendo em climas temperados e secos. No inverno, em caso de uso de aquecedores, o corpo tende a perder umidade e, portanto, deve-se consumir mais água.
  • Altitude: pessoas vivendo acima dos 2.500 metros de altitude devem ingerir mais líquidos; uma vez que urinam mais e a respiração fica mais rápida.
  • Doenças: diarreia, vômito e febre exigem a manutenção de uma boa hidratação.
  • Gestação e amamentação: as mulheres nessas situações devem tomar pelo menos 13 copos de líquidos (água ou sucos naturais) por dia.

Atenção!

Vale lembrar que a quantidade de líquidos necessária para a hidratação adequada também pode ser obtida pela ingestão de frutas; como melancia e tomate, por exemplo.

Se, apesar dessas recomendações, ainda persistirem algumas dúvidas sobre a quantidade de água necessária para o corpo, procure um médico para averiguar se não há quaisquer contraindicações para a condição atual de saúde.

  • Meyer, F., Timmons, B. W., & Wilk, B. (2013). Water, Hydration and Sports Drink. In Nutrition and Enhanced Sports Performance: Muscle Building, Endurance, and Strength. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-396454-0.00038-2
  • American College of Sports Medicine. (2000). Exercício e reposição líquida. Revista Brasileira de Medicina Do Esporte.