Qual é a importância dos legumes na dieta?
Durante muito tempo, pensava-se que era recomendado limitar os legumes na dieta porque faziam engordar.
No entanto, isso é falso. A única coisa a ser considerada é que seu teor de carboidratos é elevado, por isso que se deve vigiar as quantidades ingeridas.
1. Os legumes na dieta fornecem altas quantidades de proteína vegetal
O primeiro motivo para adicionar legumes à dieta é que contêm elevadas quantidades de proteínas vegetais. A proteína é vital para o desenvolvimento celular e para a criação de massa muscular no corpo.
Caso esteja em uma dieta vegetariana, seja por gosto ou por questões de saúde, adicionar proteínas pode ser complicado.
Para facilitar, adicione uma maior quantidade de legumes à dieta.
Esse teor de proteína vegetal é importante caso esteja buscando acelerar o metabolismo, bem como perder peso.
O motivo é que as dietas ricas em proteína aumentam a capacidade do corpo de queimar gordura após comer.
Pode te interessar ler: Qual é o creme de legumes mais saudável?
2. A atividade do intestino será mais regular
Tem problemas para eliminar toxinas e manter um trânsito intestinal correto? A melhor forma de acelerar a limpeza dos intestinos é consumindo as quantidades corretas de fibras dietéticas.
Nesse sentido, saiba que quando se inclui legumes na dieta, obtém-se este tipo de fibra. Por exemplo, uma xícara de lentilhas cozidas fornecem 16 gramas de fibras.
Isso ajudará a manter o peso ideal ou alcançá-lo mais rapidamente, quando se está tentando perder quilos.
Lembre-se que, às vezes, estes quilos extras não são realmente gordura acumulada, mas sim restos de alimentos que não foram aproveitados pelo corpo, nem eliminados.
3. Sentirá saciedade com menos alimento
Além de perder quilos ao melhorar o trânsito intestinal, adicionar legumes à dieta trará saciedade por várias horas; sem a necessidade de comer em excesso.
Este é um efeito derivado da fibra contida.
Se já tentou perder quilos, certamente provou alimentos como cereais integrais e sementes (como a chia). Uma opção igualmente simples e econômica é incluir uma porção de legumes.
Comprovou-se que quem come feijões de forma regular, tem um risco menor de desenvolver obesidade e sobrepeso.
Um estudo realizado com quase 1500 participantes durante 8 anos foi o responsável pelos resultados.
4. Reduz os níveis de colesterol e melhora a saúde cardiovascular
Outro benefício de adicionar legumes à dieta é que ao consumi-los de forma regular, reduz-se os níveis de colesterol LDL.
Este é o responsável por causar danos ao coração e se relaciona com a obesidade e seus problemas derivados.
No entanto, lembre-se que o simples consumo destes alimentos não basta para se manter saudável. Para garantir a saúde, é importante incluir uma sessão esportiva diária e uma dieta apropriada.
Dessa forma, manterá estável os níveis de pressão arterial, inflamação e triglicerídeos. Se está tendo problemas com sua saúde cardiovascular, é importante procurar um especialista e seguir suas recomendações.
Veja também: 7 alimentos bons para queimar gordura
5. Estabilizará os níveis de glicose
Está lidando com problemas de glicose no sangue? Foi diagnosticado com diabetes ou pré-diabetes? Esses são problemas muito comuns causados pelo estilo de vida atual; no qual é costume incluir alimentos processados e muitos açúcares.
No entanto, saiba que incluir alimentos naturais e saudáveis como os legumes é uma alternativa para controlar esses níveis. Isso se deve ao fato do índice glicêmico e de açúcares ser baixo nos legumes.
Simplesmente, lembre-se de vigiar as quantidades consumidas. Ainda que contenham poucos açúcares, são ricos em carboidratos.
Por isso, quando consumir legumes assegure-se de praticar atividade física.
O momento ideal para consumir legumes é durante a manhã ou de tarde. Procure evitá-los à noite, pois é o momento no qual exercemos menos atividades.
Quais são seus legumes favoritos? Sem importar quais te agradam mais, lembre-se que é vital consumi-los o mais natural possível.
Evite as opções enlatadas e processadas e opte por preparação saudáveis.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Franzke B., Neubauer O., Cameron Smith D., Wagner KH., Dietary protein, muscle and physical function in the very old. Nutrients, 2018.
- Paddon Jones D., Westman E., Mattes RD., Wolfe RR., et al., Protein, weight management, and satiety. Am J Clin Nutr, 2008. 87 (5): 1558-1561.
- Papanikolaou Y., Fulgoni VL., Bean consumption is associated with greater nutrient intake, reduced systolic blood pressure, lower body weight, and a smaller waist circumference in adutls: results from the national health and nutrition examination survey 1999-2002. J Am Coll Nutr, 2008. 27(5): 569-76.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.