Qual a melhor forma de terminar com o parceiro?

21 de setembro de 2019
Seu relacionamento não faz mais sentido e você está passando por uma crise que é impossível de resolver? É hora de tomar a decisão e terminar com o parceiro da maneira mais saudável para todos. 

Um relacionamento não tem mais sustento e é necessário terminar porque ninguém está mais feliz. Não é fácil terminar com o parceiro, mas você precisa tomar a decisão e procurar o melhor caminho.

Dicas para terminar com o parceiro da melhor forma possível 

As dicas a seguir podem ajudá-lo a gerenciar a situação da melhor maneira possível, mas lembre-se: é importante que você dê prioridade à honestidade e ao respeito pela outra pessoa. Por outro lado, lembre-se de que, mesmo se você agir com sutileza, nunca deverá deixar de lado a verdade.

1. Manter a determinação 

A determinação deve ser firme para que não sejam geradas dúvidas ao romper com o parceiro. A decisão, após analisar todos os fatores, deve ser tomada com consciência.

  • Se você tem certeza de que não dará um passo atrás ou mudará de ideia, precisará avançar.

2. Diga na cara 

Casal conversando

A melhor maneira de terminar com o parceiro é pessoalmente, cara a cara. É difícil, mas é uma demonstração de respeito por tudo que vocês viveram juntos. Embora o relacionamento não funcione agora, no passado vocês escolheram um ao outro, ou já se amaram. Isso merece uma conversa adulta e sincera.

Ser capaz de olhar nos olhos um do outro é um sinal de maturidade, que faz jus à confiança e à proximidade que tiveram. Além das razões do rompimento, é necessário deixar de lado os rancores e continuar apostando no diálogo.

Não perca: Por que não conseguimos terminar um relacionamento mesmo quando ele não dá mais certo?

3. Encontre um lugar neutro 

É essencial escolher onde a decisão de encerrar o relacionamento com o parceiro será comunicada. É aconselhável reunir-se em um local neutro, para que ambos se concentrem na conversa. Além disso, diante da raiva, isso permite que um não jogue o outro para fora de sua casa.

Ir a um parque tranquilo, por exemplo, fornece um padrão de maior controle das reações e mais harmonia. Alguns decidem terminar com o parceiro em um bar, mas, se for muito movimentado, pode ser estressante. A agitação e os olhares de terceiros causam nervosismo, ou a necessidade de reprimir as emoções.

4. Breve e claro 

A comunicação deve ser clara, sem desvios ou frases confusas. Tentar disfarçar a realidade com palavras doces não a torna menos terrível. Na verdade, as indiretas causam mais ansiedade, e as emoções começam a se misturar negativamente.

A longo prazo, entende-se que é a maneira mais saudável de expressar sentimentos. A franqueza é sempre apreciada, mesmo que as notícias não sejam boas.

5. Saia das discussões rapidamente 

Romper um relacionamento causa tristeza

É provável que no meio da conversa os temas mais problemáticos do relacionamento apareçam. Culpas, censuras ou desculpas podem ser levantadas para evitar o rompimento. Devemos apontar imediatamente para esses dilemas, e esclarecer que a decisão vai além disso.

Começar a discutir os assuntos com os quais vocês nunca concordaram não faz mais sentido. A única coisa que provoca é o prolongamento do processo de ruptura e o mau humor de ambos.

6. Uma mensagem assertiva pode ajudar a terminar com o parceiro

A ideia é dizer que o relacionamento não é mais bom para ninguém, que você não é feliz, por mais que faça esforços. Ou seja, fale sobre o relacionamento em geral sem entrar em detalhes para encontrar culpados.

Se não funcionou é porque vocês dois trouxeram a união só até esse ponto, não se trata de vítimas e agressores. Simplesmente, vocês não são um para o outro, e não podem se complementar.

7. Saiba ouvir 

A reunião não é para fornecer um monólogo e dizer adeus sem repercussões. O parceiro certamente também vai querer conversar e tem o direito de ser ouvido. Talvez com raiva, frustração ou o que sente naquele momento, você precisa entender as razões e argumentos dele quanto ao relacionamento.

Saber ouvir implica levar em conta suas palavras e gestos. Acompanhar e conter-se é o que merece uma relação de tempo, mas sempre sem dar esperança de reconciliação.

Leia ademais este artigo: Isto é o que acontece quando, por fim, você sai de um relacionamento tóxico

8. Não prolongar a separação 

Deixar a conversa pendente para participar de outras reuniões é uma maneira de adiar o importante. Tudo deve ser resolvido no mesmo dia, e o que rompimento seja aqui e agora.

Se vocês estavam morando juntos, é melhor que você já tenha um hotel ou um lugar para passar a noite. Juntar suas roupas e fechar essa porta é o mais consistente com o que estão vivendo. Romper, mas dormir juntos, é confuso e dói mais do que você pensa.

O que fazer depois de terminar com o parceiro? 

Cada um vai para seu lado para incorporar e aceitar a separação. Surgem dúvidas, possíveis arrependimentos, ambos sentem falta um do outro e dos momentos juntos. Mas nada deve manchar a decisão. Se vocês acharem que foi um erro romper a relação, esperem um pouco para ter certeza.

Estar com amigos ou um membro da família é uma grande ajuda para não cair na armadilha da recente solidão. No entanto, os detalhes ou segredos compartilhados em casal não devem ser divulgados. O respeito deve permanecer entre vocês e por vocês.

 

Arana, G., & Soruco, G. A. (n.d.). Cómo salir de una Relación Tormentosa.