Quais são as aves de capoeira mais saudáveis ​​para consumo?

As aves de capoeira são uma fonte de alimento rico e saudável, têm uma baixa porcentagem de gordura e são fáceis de digerir. Descubra quais consumir regularmente
Quais são as aves de capoeira mais saudáveis ​​para consumo?

Última atualização: 19 Maio, 2021

As aves de capoeira são um dos maiores e mais variados grupos alimentares. Eles são essenciais para o corpo porque fornecem proteínas, vitaminas, principalmente B12, e sais minerais.

Este tipo de carne é altamente recomendado, ao contrário de outros de diferentes animais. Por exemplo, vários estudos mostraram que a carne vermelha processada contém componentes altamente cancerígenos. Portanto, é vital selecionar corretamente o tipo de carne que integramos em nossa dieta.

As aves de capoeira são uma fonte alimentar rica e saudável, têm baixo percentual de gordura e são de fácil digestão. Por esta razão, iremos lhe dar uma lista das mais saudáveis ​​para que você possa escolher o ideal e acomodá-lo ao seu estilo de vida e, aliás, proporcionar bem-estar ao seu corpo.

1. Carne de frango

Frango assado
O frango é considerado um alimento permitido na dieta Optavia

Sem dúvida, esta é a rainha das aves de capoeira e uma das opções mais populares e recomendadas pelos especialistas em nutrição. Estudos têm demonstrado que a carne de frango tem baixo teor de gordura e alta qualidade proteica.

Também fornece minerais essenciais, como zinco, ferro, magnésio, cobalto e vitaminas, B6 e B12. Por tudo isso, a carne de frango demonstrou proteger o sistema nervoso e ajudar na reparação dos tecidos.

Por outro lado, outro de seus benefícios é que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por isso é altamente recomendado para curar gripes e promover a produção de glóbulos vermelhos. Além disso, a carne de frango é bastante barata, tornando-a acessível para quase todos os bolsos ou orçamentos. A grande vantagem é que pode ser preparada de diferentes formas e você não se cansa de consumir.

Para uso na dieta, é melhor cozinhar o frango grelhado e remover a pele, que é onde a principal porcentagem de gordura dessa carne é encontrada. Você pode acompanhar o frango com legumes no vapor ou qualquer salada de sua escolha.

2. Carne de peru

O peru é outra das carnes de aves mais saudáveis ​​que podemos comer. Destaca-se pelo alto teor de proteínas e baixo teor de gordura. Na verdade, 100 gramas desta carne contém apenas 158 calorias e uma quantidade surpreendente de 34 gramas de proteína.

Da mesma forma, ele nos fornece vitaminas B3 e B6 e contém ácido fólico. Além disso, devido ao seu alto teor de água, a carne de peru ajuda a hidratar a pele.

Para cozinhá-lo, o ideal é fazê-lo em partes para melhor preservar os sabores e escolher as áreas mais magras. Você não terá que complicar muito para incluir o peru em sua dieta. A opção mais simples é aproveitar seu presunto nos sanduíches.

Por outro lado, a carne de peru pode não ser tão barata quanto a de frango, mas seus benefícios fazem o investimento valer a pena. Procure incluir a carne de peru na sua alimentação diária, não deixe para consumi-la apenas nas festas de fim de ano. Aproveite todos os seus nutrientes.

3. Carne de pato

Prato feito com aves de capoeira

A carne de pato é outra deliciosa opção de aves de capoeira com a qual você pode cuidar da sua saúde. É caracterizada por ter um dos mais baixos níveis de gordura e ser uma carne magra que fornece uma grande quantidade de proteínas, minerais e vitaminas, tais como:

  • Tiamina;
  • Niacina;
  • Riboflavina;
  • Vitamina B e B12;

As propriedades do pato ajudam o corpo a sintetizar adequadamente as vitaminas e os minerais, a fortalecer o sistema imunológico e a reparar as célulasPara consumir carne de pato e não elevar os níveis de colesterol no organismo, o ideal é retirar toda a pele e gordura . Entre as receitas mais saudáveis, está o pato com vinagre balsâmico temperado com mel.

Inclua aves de capoeira regularmente em sua alimentação

Em conclusão, como você pode ver, a carne das aves é extremamente rica e benéfica para a saúde. Elas nos fornecem proteínas de alta qualidade e aminoácidos essenciais, então você deve incluí-las em sua dieta diária. Para não ficar entediado, você pode distribuir os diferentes tipos de carne ao longo da semana.

Lembre-se de que no planejamento de uma alimentação balanceada e saudável é fundamental garantir a presença de alimentos frescos. Nesse sentido, as carnes brancas são capazes de agregar valor à diretriz alimentar. Experimente comê-los grelhados ou assados, pois os alimentos fritos prejudicam suas qualidades. Além disso, evite o máximo possível o uso de molhos, principalmente no caso daqueles que contenham açúcar. Isso irá garantir uma composição corporal adequada.

Pode interessar a você...
Delicioso frango ensopado ao estilo da avó
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Delicioso frango ensopado ao estilo da avó

A cozinha tradicional nos permite desfrutar de deliciosos pratos cujas receitas passaram de geração em geração. Esse é o caso do frango ensopado.



  • Marangoni F., Corsello G., Cricelli C., Ferrara N., et al., Role of poultry meat in a balanced diet aimed of maintaining health and wellbeing: an italian consensus document. Food Nutr Res, 2015.
  • Zhang X., Guan T., Yang B., Chi Z., Wang ZY., Gu HF., A novel role for zinc transporter 8 in the facilitation of zinc accumulation and regulation of testosterone synthesis in leydig cells of human and mouse testicles. Metabolism, 2018. 88:40-50.
  • Danielski LG., Giustina AD., Goldim MP., Florentino D., et al., Vitamin B6 reduces neurochemical and long term cognitive alterations after polymicrobial sepsis: involvement of the kynurenine pathway modulation. Mol Neurobiol, 2018. 55 (6): 5255-5268.