Quais são as aves de capoeira mais saudáveis para consumo?

Definitivamente, as aves de capoeira são uma fonte de alimento rico e saudável, têm uma baixa porcentagem de gordura e são fáceis de digerir. Portanto, no artigo de hoje vamos mostrar uma lista das aves mais saudáveis para que você possa selecionar a ideal e adaptá-la ao seu estilo de vida e, no processo, contribuir para o bem-estar do seu corpo.
Assim, as aves fazem parte um dos maiores e mais diversos grupos alimentares. Elas são essenciais para o corpo porque nos fornecem proteínas, vitaminas (principalmente B12) e sais minerais.
As aves são altamente recomendadas, ao contrário de outros animais. Conheça a razão!
1. Carne de frango
Sem dúvida, esta é a rainha das aves de capoeira e uma das opções mais populares e recomendadas pelos especialistas em nutrição. Estudos têm mostrado que a carne de frango é baixa em gordura e rica em proteína de qualidade.
Também fornece minerais essenciais, como zinco, ferro, magnésio, cobalto e vitaminas, B6 e B12. Por tudo isso, a carne de frango protege o sistema nervoso e também ajuda a reparar os tecidos.
Por outro lado, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por isso é altamente recomendada para curar a gripe e promover a produção de glóbulos vermelhos.
Além do acima exposto, a carne de frango é bastante econômica, por isso é acessível a quase todos os bolsos ou orçamentos. A grande vantagem é que ela pode ser preparada de diferentes maneiras e você não se cansará de consumi-la.
Para uso na dieta, é melhor cozinhar o frango grelhado e remover a pele, que é onde a principal porcentagem de gordura dessa carne é encontrada. Você pode acompanhar o frango com legumes no vapor ou qualquer salada de sua escolha.
Não deixe de ler: O que a OMS diz a respeito da carne em relação ao câncer?
2. Carne de peru
O peru é outra das aves de capoeira mais saudáveis que podemos comer. Destaca-se pelo seu alto teor proteico e baixo teor de gordura; 100 gramas desta carne possuem apenas 158 calorias e uma quantidade surpreendente de 34 gramas de proteína.
Da mesma forma, fornece vitaminas B3 e B6, contém ácido fólico e previne doenças cardiovasculares, fortalecendo o sistema nervoso e imunológico. Devido à sua alta porcentagem de água, a carne de peru ajuda a hidratar a pele, prevenindo o envelhecimento celular.
Por outro lado, para cozinhá-lo, o ideal é fazê-lo em partes para melhor preservar os sabores e escolher as áreas mais magras. Tente incluir carne a de peru na sua dieta diária. Não deixe para consumi-lo apenas nas festas de final de ano e aproveite todos os seus nutrientes.
Sem dúvida, você não terá muita complicação para incluir o peru na sua alimentação. A opção mais simples é usar sua carne em seus sanduíches. Talvez a carne de peru não seja tão econômica quanto a do frango, mas seus benefícios fazem o investimento valer a pena.
3. Carne de pato
A carne de pato é outra deliciosa opção de aves de capoeira com a qual você pode cuidar da sua saúde. É caracterizada por ter um dos mais baixos níveis de gordura e ser uma carne magra que fornece uma grande quantidade de proteínas, minerais e vitaminas, tais como:
- Tiamina;
- Niacina;
- Riboflavina;
- Vitamina B e B12;
- Zinco;
- Fósforo;
- Ferro.
Antes de mais nada, as propriedades do pato ajudam nosso corpo a sintetizar adequadamente vitaminas e minerais, fortalecer o sistema imunológico e reparar as células.
Por outro lado, para consumir carne de pato e não aumentar os níveis de colesterol do nosso corpo, o ideal é remover toda a pele e gordura. Entre as receitas mais saudáveis, está o pato com vinagre balsâmico temperado com mel.
Recomendamos que você também leia: A importância de uma boa alimentação para um estilo de vida saudável
Inclua aves de capoeira regularmente em sua alimentação
Em conclusão, como você pode ver, a carne das aves é extremamente rica e benéfica para a saúde. Elas nos fornecem proteínas de alta qualidade e aminoácidos essenciais, então você deve incluí-las em sua dieta diária.
Para não ficar entediado, você pode distribuir os diferentes tipos de carne ao longo da semana.
- CINCAP (s.f.), “Beneficios del consumo de pollo”, http://www.cincap.com.ar/beneficios-del-consumo-de-pollo/
- Franca Marangoni et al. “Role of poultry meat in a balanced diet aimed at maintaining health and wellbeing: an Italian consensus document”, Food Nutr Res. 2015; 59: 10.3402/fnr.v59.27606.
- Fundación Española de la Nutrición (s.f), “Pato”, http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/pato.pdf
- Teresa Valero Gaspar et al. (s.f.), Guía nutricional de la carne, Fundación Española de la Nutrición. http://www.fedecarne.es/ficheros/swf/pdf/guiaNutricion.pdf