Proteja seu corpo comendo uvas diariamente

As uvas podem nos trazer muitos benefícios. Hoje vamos descobrir por que devemos incluí-las mais em nossa dieta.
Proteja seu corpo comendo uvas diariamente

Última atualização: 23 Dezembro, 2021

A uva é uma fruta deliciosa que serve para fazer uma das bebidas que muita gente gosta: o vinho. No entanto, é possível que não tenhamos conhecimento de alguns dos benefícios que elas podem trazer à nossa saúde se as consumirmos diariamente.

Certamente, no nosso dia a dia as uvas não costumam estar presentes, ao contrário de outras frutas como banana, maçã ou laranja. No entanto, depois de conhecer seus benefícios, você desejará incluí-las com mais frequência em sua dieta.

Hepatoproteção antioxidante

Uvas roxas contribuem para a saúde do fígado e dos rins

O estudo da hepatoproteção antioxidante da casca e da semente de Vitis vinifera L. (uva) tem se encarregado de revisar se as cascas e sementes das uvas, uma vez que são utilizadas para fazer vinho, trazem benefícios para a nossa saúde. As descobertas afirmaram que “sim”.

Após diversas investigações, concluiu-se que as uvas possuem uma grande capacidade antioxidante e que as cascas e sementes utilizadas para fazer compotas ou outras preparações nos proporcionam muitos benefícios. Isso tudo se deve à sua composição:

O estudo mencionado sugeriu que tanto as cascas quanto as sementes da uva oferecem proteção aos tecidos contra o estresse oxidativo. Portanto, podem ser muito benéficas para quem sofre de algum tipo de doença.

Por exemplo, doenças metabólicas como diabetes mellitus, doenças degenerativas, diferentes tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Embora todos devam ter acompanhamento médico, além de fazerem exames e consumirem os medicamentos recomendados, acrescentar uvas à nossa dieta pode ser uma boa opção.

Envelhecimento e deterioração prematura

Outro dos grandes benefícios do consumo de uvas está na capacidade de prevenir o envelhecimento e a deterioração prematura dos órgãos. Tudo isso se deve aos antioxidantes que possui, conforme mencionamos no ponto anterior.

À medida que envelhecemos, os problemas de saúde aumentam à medida que nossos órgãos começam a funcionar pior. No entanto, seguir uma dieta adequada e hábitos saudáveis (exercícios, evitar o álcool e o fumo) ajudará a retardar isso.

Problemas de pele

Bebidas com propriedades anticancerígenas

Você sofre de dermatite de estresse? Eczema? Todos estes problemas de pele podem ser atenuados, não só seguindo as recomendações do nosso médico, mas também fazendo com que a uva esteja muito mais presente na nossa alimentação.

Segundo estudos como Propriedades medicinais da semente de uva, essa fruta pode melhorar todas aquelas doenças ou problemas que são decorrentes de processos inflamatórios ou bacterianos. Mesmo naqueles relacionados a alergias.

Existem diferentes formas de consumir esta fruta. Podemos até fazer smoothies ou bolos para torná-las mais atraentes. Nós encorajamos você a investigar as diferentes maneiras de comer esta deliciosa fruta.

Prevenção do câncer

Sem dúvida, esse é um dos benefícios que sempre geram polêmica quando associado a um alimento. A razão é que não há garantias de que, por si só, determinados alimentos, como a uva, possam erradicar ou prevenir esta doença.

No entanto, é verdade que seus componentes podem ajudar a melhorar sua saúde e que vários estudos concordaram que o consumo de uva está associado a uma diminuição do risco de câncer de cólon, mama, pulmão ou próstata.

As investigações que foram feitas, embora não todas, foram em outros seres vivos além dos humanos. Por esse motivo, mais estudos em humanos são necessários para determinar se a uva pode ser um poderoso protetor contra essa doença.

No entanto, até agora, os polifenóis presentes na uva tem respostas significativas como antioxidantes e pró-oxidantes no câncer.

Você come uvas suficientes?  Apesar de todos esses benefícios, muitos dos quais precisam de mais pesquisas, é sempre bom incluir mais variedade de frutas em nossa dieta.

Da mesma forma, podemos preparar receitas e bebidas e experimentar diferentes sabores que, sem dúvida, nos permitirão fornecer ao nosso corpo muitos mais nutrientes. Esperamos que este artigo tenha permitido aprender mais sobre essa deliciosa fruta.

Pode interessar a você...
Uva-ursi ou bearberry: benefícios, usos e contraindicações
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Uva-ursi ou bearberry: benefícios, usos e contraindicações

A uva-ursi, também conhecida como bearberry, é útil no tratamento de infecções do trato urinário. Saiba mais sobre esta planta neste artigo!



  • Caballero-Gutiérrez, Lidia, & Gonzáles, Gustavo F. (2016). Alimentos con efecto anti-inflamatorio. Acta Médica Peruana33(1), 50-64. Recuperado en 23 de enero de 2019, de http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1728-59172016000100009&lng=es&tlng=es.
  • Ciudad B., Claudio, & Valenzuela B., Jorge. (2002). CONTENIDO DE FLAVONOLES EN UVAS PARA VINO CULTIVADAS EN EL VALLE DE CASABLANCA, CHILE. Agricultura Técnica62(1), 79-86. https://dx.doi.org/10.4067/S0365-28072002000100008
  • Martínez-Flórez, S., González-Gallego, J., Culebras, J. M., & Tuñón, M. (2002). Los flavonoides: propiedades y acciones antioxidantes. Nutrición hospitalaria17(6), 271-278.
  • Tiemi ABE, L., Vieira DA MOTA, R., Lajolo, F. M., & Genovese, M. I. (2007). Compostos fenólicos e capacidade antioxidante de cultivares de uvas Vitis labrusca L. e Vitis vinifera L. Ciência e Tecnologia de Alimentos27(2).