Conheça as diversas propriedades do chá de hortelã para a saúde

A hortelã pertence a uma família que inclui outras plantas medicinais, como o tomilho ou o alecrim. Ela se destaca por suas propriedades digestivas e sua contribuição de vitaminas e minerais.

As propriedades do chá de hortelã são conhecidas há muitos anos. O consumo do chá com base nas folhas desta planta é uma bebida que tem sido usada para o alívio de diferentes problemas e doenças. Existem muitas partes do corpo que podem se beneficiar desta preparação.

Esta é uma planta que cresce em todo o mundo, mas é nativa da região do Mediterrâneo. É, na verdade, um tipo de planta que possui diferentes espécies, todas pertencentes ao gênero mentha.

Apesar desta diversidade, é possível reunir elementos comuns em suas diferentes variedades, como seu forte aroma, folhas que costumam ser verdes, sua flor roxa pálida e seu crescimento em solos úmidos.

Destaques

Folhas de hortelã

A seguir, você aprenderá um pouco sobre como é e o que foi feito com a hortelã ao longo do tempo.

  • Ela cresce rapidamente, ramifica-se e pode atingir uma altura de meio metro.
  • As flores da hortelã podem ser violetas ou brancas. Elas aparecem conforme o crescimento da planta progride.
  • Existem cerca de 25 subespécies de plantas dentro da mesma família da hortelã, tais como alecrim, tomilho e orégano. Todas são conhecidas como ervas aromáticas.
  • As folhas de hortelã são usadas para fazer chás, mas também podemos aproveitar os seus óleos essenciais e aplicá-los em locais externos do nosso corpo.
  • Esta maravilhosa planta fornece vitaminas A e C, ácidos graxos ômega 3 e minerais de todos os tipos.
  • Você deve ter cuidado com ela; não expô-la muito ao sol ou deixá-la sem água. As folhas são colhidas ao longo do ano.
  • Seu nome científico é “Mentha“, que vem do nome da amante ninfa grega de Plutão. Por ser muito ciumento, ele a transformou em uma planta.

Propriedades do chá de hortelã

Conheça as propriedades incríveis que esta planta tem para você, já que sabe-se que ela é muito fácil de plantar e conseguir. Mantenha-a à mão e aproveite o que lhe contaremos a seguir.

Favorece o sistema digestivo

Problemas digestivos

É usada depois das refeições para que o estômago “se assente”. Também serve para aliviar as flatulências e digerir melhor os alimentos. É recomendada em casos de dor de estômago porque é antiespasmódica e antiemética. Se você se sentir muito cheio, faça um chá com folhas de hortelã.

  • Ela aumenta a secreção de sucos gástricos e ajuda a reduzir a náusea.
  • Não é aconselhável consumi-la por períodos prolongados, pois pode causar gastrite ou irritação nas paredes do estômago.

É benéfico para o sistema respiratório

Por conter mentol, fornece propriedades para combater a congestão. Também permite aumentar a transpiração e eliminar a obstrução no nariz. É usada para a gripe e o resfriado e também para reduzir a febre. Além disso, suas propriedades antivirais ajudam a superar doenças respiratórias de todos os tipos.

Algumas pessoas aproveitam os benefícios da hortelã para tratar a bronquite, faringite e a asma. Aqueles que pararam de fumar ou têm muita tosse devido ao cigarro podem desfrutar de uma maior suavidade na garganta.

Ajuda o fígado e os intestinos

A hortelã-pimenta pode ser usada para estimular a função hepática e aumentar a secreção de bile. Por exemplo, é usada para tratar cólicas abdominais e melhorar a indigestão se o fígado estiver trabalhando mal.

Trata a diarreia, a síndrome do intestino irritável e a doença de Crohn. Ajuda a expelir os gases do intestino e evita que os resíduos apodreçam ou se acumulem.

Favorece a circulação sanguínea

A hortelã-pimenta tem propriedades anticoagulantes graças ao eugenol e ao ácido rosmarínico. Melhora a circulação sanguínea e trata certos distúrbios relacionados, como, por exemplo, a dor de cabeça.

Também pode ser usada para reduzir os sintomas do mal da altitude, pois permite um maior suprimento de oxigênio às células e, ao mesmo tempo, uma maior limpeza das toxinas.

Usos externos

Mau hálito

Além de tudo o que dissemos antes, a hortelã também nos ajuda com:

Como preparar este chá milagroso?

Anime-se para preparar seu chá e aliviar os sintomas que você está apresentando. É muito simples.

Ingredientes

  • 6 folhas de hortelã
  • ½ xícara de água (125 ml)

Preparação

  • Aqueça a meia xícara de água em uma panela e adicione as folhas de hortelã.
  • Quando tiver fervido, retire e deixe descansar.
  • Recomenda-se beber enquanto ainda estiver quente.

Não fique sem aproveitar tudo o que a hortelã tem a oferecer. Plante uma em casa e melhore a sua saúde de forma significativa.

Recomendados para você