Propriedades do chá de alecrim
O alecrim é uma erva que cresce livremente no sul da Europa. Desde os tempos antigos, o alecrim é utilizado devido às suas propriedades medicinais, seu sabor doce, seu aroma e seus múltiplos usos na cozinha mediterrânea. O chá de alecrim é a forma mais comum para que seja possível aproveitar todos os seus benefícios.
Leia também: Dieta mediterrânea à moda brasileira
Propriedades do alecrim
O alecrim é uma planta que cresce livre e que oferece centenas de benefícios para aqueles que o consomem. Algumas das propriedades do alecrim são:
- Analgésico
- Antioxidante
- Facilita a digestão de gorduras e amido.
- Ajuda a melhorar o apetite
- Bom para problemas hepáticos
- Diurético e bom para a limpeza da vesícula
- Antibacteriano
- Controla a pressão baixa
- Minimiza as cáries
- Alivia dores menstruais
- Estimulante para o cérebro e células
- Ajuda na concentração e na memória e diminui a fadiga mental
- Alivia dores nas articulações
- Promove o bem-estar geral
- Alivia enxaquecas
- Fortalece a circulação sanguínea
- Antidepressivo
- Estimulante e revitalizante
Usos do alecrim na cozinha
O alecrim é uma erva muito conhecida na gastronomia do Mediterrâneo e é usado em pratos de cozimento longo, pois assim não perde suas propriedades. Suas folhas e flores são usadas por seu sabor e aroma intenso.
Serve para condimentar carne, cordeiro e frango assado; pode ser misturado com limão, laranja ou vinagre para criar temperos; as flores do alecrim também são usadas em sorvetes, sobremesas e mousse.
Como preparar o chá de alecrim
Sem dúvidas o chá de alecrim é um dos chás de ervas utilizados há mais tempo. O sabor é similar ao do pinho, mas um pouco alimonado. É possível conseguir folhas de alecrim secas em qualquer ervanário ou, se preferir, plante algumas sementes em um vaso em sua casa.
Para poder aproveitar todos os benefícios do chá de alecrim, você apenas deve preparar uma infusão seguindo os seguintes passos:
- Adicione uma colher de sopa de folhas de alecrim secas em um copo de água fervendo (você também pode ferver a água com as folhas já dentro)
- Deixe descansar por 10 minutos
- Coe, para remover as folhas
- Adoce a gosto com mel e beba quente.
Sem dúvida seu sabor característico, seu aroma e seus inúmeros benefícios farão com que você vire fã do chá de alecrim. Você já experimentou? Deu bons resultados? Prefere o alecrim como erva medicinal ou como ingrediente em seus pratos?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Erkan, N., Ayranci, G., & Ayranci, E. (2008). Antioxidant activities of rosemary (Rosmarinus Officinalis L.) extract, blackseed (Nigella sativa L.) essential oil, carnosic acid, rosmarinic acid and sesamol. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2008.01.058
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.