4 dicas para prolongar a vida útil da maquiagem

24 de maio de 2020
Esqueça os truques duvidosos e infundados a respeito de como prolongar a vida útil da sua maquiagem. É melhor que você siga as recomendações de armazenamento, verifique a data de validade e, acima de tudo, mantenha boas práticas de higiene.

Depois de comprar produtos de maquiagem, você quer que eles estejam sempre disponíveis. No entanto, se você os deixar guardados por muito tempo, eles podem não estar em boas condições quando forem usados novamente. Por esse motivo, hoje vamos oferecer algumas dicas para prolongar a vida útil da sua maquiagem.

A maquiagem

É normal que a maquiagem estrague. Isso acontece porque, normalmente, não tomamos cuidado ao armazená-la: a deixamos solta na bolsa, no banheiro… Isso pode fazer com que, depois de um tempo, ela não esteja mais em boas condições.

Você deve ter cuidado e ter em mente que a maquiagem em más condições pode causar danos à sua pele. Portanto, é melhor prevenir do que remediar. Pensando nisso, observe nossas dicas para prolongar a vida útil da sua maquiagem.

Data de fabricação e prazo de validade

Data de fabricação e prazo de validade da maquiagem
Embora pensemos que não, os cosméticos também têm uma data de validade que não deve ser excedida.

Primeiro de tudo, você deve ter em mente que os cosméticos e a maquiagem também têm uma data de validade. Portanto, ao comprá-los, lembre-se de verificar quando vão vencer. O problema não é apenas que os pigmentos e a qualidade da maquiagem diminuem, mas também podem levar a problemas como erupções cutâneas, coceira ou conjuntivite.

Em produtos úmidos, como o rímel, as bactérias encontram um ambiente ideal para se proliferar. Portanto, é muito melhor descartar a maquiagem vencida, mesmo que ela ainda pareça estar boa.

Armazene-a no lugar correto para prolongar a vida útil da sua maquiagem

Normalmente, deixamos a maquiagem onde a utilizamos: no banheiro. Além disso, é muito normal colocá-la na bolsa para poder usá-la durante o dia.

No entanto, se você ler o rótulo da sua maquiagem, notará que é recomendável armazená-la em um local fresco e seco. Portanto, o banheiro é um dos lugares menos adequados.

É muito melhor armazená-la em outro local, como o quarto, de preferência fechada em sua embalagem e de acordo com as recomendações de “local fresco e seco”, ou seja, longe da umidade.

Se você simplesmente colocá-la dentro da bolsa, ela pode abrir acidentalmente. Assim, além de estragar a bolsa e o resto das coisas que estiverem nela, a maquiagem vai se dividir ou se misturar, estragando. Dessa forma, é melhor colocá-la dentro de uma bolsa de maquiagem, separada do resto.

Higiene no manuseio

Higiene no manuseio da maquiagem
Antes de usar, lave as mãos para evitar contaminar a maquiagem e prolongar a sua vida útil.

Para maximizar a vida útil da sua maquiagem, a higiene é essencial. Se você não seguir certas regras, é possível que os seus produtos fiquem cheios de bactérias e estraguem. Por isso:

  • Nunca compartilhe a maquiagem. Se fizer isso, use um aplicador individual (cotonete, pincel próprio, etc.)
  • Use aplicadores (pincéis, esponjas, etc.) sempre que puder. Além disso, renove e lave periodicamente esses aplicadores.
  • Evite usar as mãos. Se o fizer, lave-as antes.
  • Não mude o recipiente original. Normalmente, os fabricantes usam um tipo de recipiente que é perfeitamente compatível com os compostos químicos contidos na maquiagem; portanto, eles são a melhor opção para mantê-la em perfeitas condições.

Aprenda sobre a vida útil da sua maquiagem

Cada produto tem o seu prazo de validade. Seguindo as dicas de armazenamento e de higiene acima, elas podem atingir o máximo da sua vida útil:

  • As bases, sombras e corretivos geralmente duram cerca de 2 anos.
  • rímel é um dos produtos mais sensíveis. Portanto, é recomendável usá-lo dentro de três ou quatro meses.
  • Os batons podem ter uma vida útil de cerca de 3 anos.
  • Esponjas e pincéis. Os aplicadores não têm uma data de validade. No entanto, é necessário manter certas diretrizes de higiene e até desinfetá-los de tempos em tempos. É recomendável lavá-los com água e sabão após cada uso. Em seguida, deixe-os secar bem para evitar que acumulem umidade.

Em resumo, se você perceber que a sua maquiagem está quebrada, cheira mal, está seca ou que a sua consistência foi alterada, é melhor descartá-la. O melhor a fazer é levar em consideração certos fatores ao comprá-la (data de validade), ao armazená-la e ao aplicá-la (higiene), para que possam atingir o máximo da sua vida útil.

  • Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios (AEMPS). (2012). Garantías sanitarias de los productos cosméticos. Retrieved May 18, 2019, from https://www.aemps.gob.es/informa/notasInformativas/cosmeticosHigiene/2012/COS_06-2012.htm
  • Giacomel, C. B., Dartora, G., Dienfethaeler, H. S., & Haas, S. E. (2013). Investigation on the use of expired make-up and microbiological contamination of mascaras. https://doi.org/10.1111/ics.12053