Prepare em casa uma deliciosa torta de Santiago

A torta de Santiago é uma sobremesa típica das regiões do norte da Espanha, especialmente da Galícia. Acredita-se que tenha surgido na Baixa Idade Média ou no começo do Renascimento.
Prepare em casa uma deliciosa torta de Santiago

Escrito por Jose Popoff

Última atualização: 23 agosto, 2022

No norte da Espanha, especificamente na Galícia, existe uma sobremesa típica de fácil preparação que vale a pena provar. Trata-se da deliciosa torta de Santiago, que consiste basicamente em 25% de ovos e 50% de amêndoas.

Ainda que possa ser desfrutada em muitas padarias e confeitarias, nos albergues que recebem os peregrinos que fazem o Caminho de Santiago esta torta é preparada com um toque muito especial. Por isso, todas as receitas tentam igualar ou superar seu sabor. Alguns, inclusive, optam por adicionar algumas gotas de vinho doce, conhaque ou licor de orujo no preparo.

Anime-se e prepare sua própria versão para saborear esta deliciosa torta de Santiago. Asseguramos que você vai adorar tanto o processo quanto o resultado final. Além disso, conseguirá levar um pedaço da tradição galega ao seu paladar.

O que é mais característico nessa sobremesa é que, à primeira vista, há um desenho muito especial em sua superfície polvilhado com açúcar de confeiteiro: a cruz de Santiago. Este desenho foi incorporado por José Mora Soto, um célebre confeiteiro, em 1924. Sua intenção era dar à sobremesa um toque distintivo, mas principalmente um toque bem galego.

Torta de Santiago: uma receita muito fácil de preparar

Ingredientes

Para preparar porções suficientes para 8-10 pessoas, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 pitada de sal
  • 3 ovos (180 g)
  • Raspas de um limão
  • 3 gemas de ovo (90 g)
  • 1 xícara de manteiga (150 g)
  • 2 xícaras de amêndoas (200 g)
  • 2 xícaras e meia de açúcar (265 g)
  • 1 colher de açúcar de confeiteiro (10 g)
  • 1 xícara e meia de farinha de trigo (165 g)
  • 1/2 colher de essência de baunilha (2 mL)

Modo de Preparo

Você vai levar mais ou menos 15-20 minutos para preparar os ingredientes. O tempo de cozimento no forno será de uns 45 minutos. Assim que tiver os ingredientes prontos, mãos à obra. Você deve começar com a massa da base, já que é necessário prepará-la e depois deixá-la repousar na geladeira para que ganhe forma. Veja os passos com mais detalhes a seguir.

  1. Amoleça a manteiga em um prato fundo. Se não estiver muito macia, você pode ralá-la.
  2. Adicione 3/4 de xícara de açúcar, a essência de baunilha e uma pitada de sal. Mexa esta mistura até obter uma textura homogênea.
  3. Adicione um ovo e siga mexendo. Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, adicione a farinha de uma vez. Usando as mãos, mexa novamente para formar uma massa muito bem integrada.
  4. Envolva esta massa em papel filme e deixe repousar na geladeira por 20 a 30 minutos para que tome forma.
  5. Enquanto espera, comece a preparar o recheio. Misture as amêndoas, o resto do açúcar e as raspas de limão.
  6. Adicione dois ovos se assegurando de misturar bem o primeiro antes de adicionar o segundo.
  7. Depois, adicione as 3 gemas de ovo da mesma maneira, dissolvendo uma por uma.
  8. Adicione a colher de manteiga e mexa suavemente até obter uma mistura homogênea.
  9. Pegue a base que está na geladeira e abra-a com um rolo.
  10. Forre uma forma circular de 22 cm com esta base. Retire o excedente com uma faca e espete a base com um garfo.
  11. Verta o recheio na base e asse a 180ºC por 40 a 45 minutos. Teste com um palito até que saia limpo. Se a superfície dourar muito, cubra-a com papel alumínio.
  12. Deixe esfriar em temperatura ambiente antes de desenformar.
  13. Coloque um molde da cruz de Santiago como a da figura. Polvilhe com o açúcar confeiteiro e remova o molde.
  14. Pronto, você já tem sua deliciosa torta de Santiago. Bom apetite!
Café puro

Acompanhamentos para a torta de Santiago

Esta torta é uma excelente sobremesa para aquela reunião casual entre amigos. Por isso, costumamos acompanhá-la com um bom café (em suas diversas variedades) ou mesmo com uma taça de vinho tinto. Ela também pode ser apreciada com um chá, um copo de leite ou um suco de frutas.

A verdade é que podemos desfrutá-la como quisermos. Lembre-se de que devemos consumi-la com moderação, já que inclui uma quantidade elevada de açúcar. Anime-se e prepare este antigo prato para compartilhá-lo com seus amigos e familiares. Estamos certos de que todos vão adorar!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.