3 pratos e sobremesas de Natal de outras partes do mundo

Em diferentes países, existem diversos pratos típicos associados à época do Natal. Vamos apresentar 3 deles para dar ideias que podem fazer parte do seu cardápio.
3 pratos e sobremesas de Natal de outras partes do mundo

Última atualização: 01 Maio, 2021

O Natal é comemorado de diferentes formas mundo afora. No entanto, existem vários pratos e sobremesas de Natal que são típicos de cada país, o que confere a este período uma série de conotações únicas. Por esse motivo, hoje vamos apresentar 3 alternativas que você vai adorar.

Apesar de ser uma festa na qual é priorizada a companhia dos entes queridos e a comida em abundância, é possível manter uma boa alimentação.

Pratos e sobremesas de Natal de outras partes do mundo

1. No Japão, o frango frito com batatas é uma das entradas de Natal

Esta é uma das receitas de Natal mais típicas do território japonês. Durante esse período, os japoneses deixam de lado os múltiplos molhos que caracterizam a sua gastronomia para apostar em receitas muito mais típicas dos países ocidentais, como o frango frito com batatas.

Não é algo muito saudável. Não podemos nos esquecer de que este é um processo de cozimento que gera gorduras trans, que se mostram prejudiciais para a saúde quando consumidos em excesso. Como regra geral, quando falamos em alimentação saudável, reiteramos a necessidade de evitar as frituras.

Para saborear o prato como um autêntico japonês, experimente acompanhar o frango empanado e frito com um molho americano, como, por exemplo, o ketchup. Assim, você poderá apreciar todo o seu sabor e crocância.

Lembre-se de que, se você quiser minimizar o impacto negativo desse prato para o organismo, é possível prepará-lo em casa. Assim, você pode escolher a parte do frango que será empanada e o óleo que será utilizado.

Frango crocante
No Japão, uma receita típica do Natal é o frango frito, embora esta não seja uma opção saudável.

2. Peru assado como o prato principal do Natal nos Estados Unidos

Ele é típico do Dia de Ação de Graças, mas também da época do Natal. O peru assado é um clássico da culinária americana, que tem uma predileção pelo cozimento em altas temperaturas, os molhos e os recheios.

Nesse caso, a carne costuma ser acompanhada por ervilhas ou purê de batata. Além disso, cabe destacar que o peru é assado inteiro e é recheado com vegetais em muitas ocasiões.

Dentro do que se propõe, esta é uma receita bastante saudável. Fornece proteínas de alto valor biológico necessárias para garantir a saúde da massa magra, conforme evidenciado por um estudo publicado na revista Nutrients. Paralelamente, os antioxidantes presentes nos vegetais do recheio do peru são capazes de neutralizar a formação de radicais livres.

Como único lado negativo, podemos citar que este prato às vezes é acompanhado por batatas fritas, o que prejudica o seu valor nutricional. É sempre preferível optar pelo cozimento em baixas temperaturas, pois, dessa forma, não são geradas gorduras trans ou substâncias tóxicas como, por exemplo, a acrilamida.

3. O panetone italiano

Apesar de ser uma receita originária da Itália, é apreciada em muitos países ocidentais. O panetone se caracteriza por parecer um bolo, embora mais esponjoso e recheado com passas ou gotas de chocolate.

Também é possível que contenha oleaginosas no seu interior, tais como o pistacheElas podem fornecer gorduras saudáveis ​​a uma receita caracterizada pelo seu alto teor de açúcar e manteiga. Por este motivo, o seu consumo regular não é recomendado. É melhor deixá-lo para situações especiais.

Lembre-se de que a ingestão de açúcar em grandes quantidades demonstrou ser capaz de afetar a saúde metabólica. Isso pode aumentar a resistência à insulina e promover o aparecimento do diabetes tipo 2, que está relacionada a outras doenças crônicas e complexas.

Oleaginosas e frutas cristalizadas
As oleaginosas, adicionadas às receitas de Natal, fornecem gorduras saudáveis ​​que podem compensar alguns excessos de outros tipos de nutrientes.

Prepare pratos de Natal de outros países

Não é uma má ideia variar o cardápio e preparar pratos de Natal ou sobremesas de outros países. Assim, você poderá dar um toque diferente a esta época do ano, tão característica por estar destinada às reuniões com a família e com os entes queridos.

Lembre-se de que, embora seja muito provável que você coma demais em certos dias, você não deve adquirir maus hábitos durante esta época. Procure manter os costumes que você cultivou ao longo do ano. Além disso, não se esqueça de se exercitar com a maior frequência possível.

Finalmente, aproveite a companhia dos seus entes queridos tanto quanto possível. Tente compartilhar experiências com eles e usar a comida como uma forma de socialização e união.

Pode interessar a você...
9 dicas para comer de forma saudável no Natal
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
9 dicas para comer de forma saudável no Natal

Sabemos que o Natal é um tempo de excessos, por isso devemos aprender a nos controlar. Veja essas dicas para comer de forma saudável nas celebrações.



  • Wilczek MM., Olszewski R., Krupienicz A., Trans fatty acids and cardiovascular disease: urgent need for legislation. Cardiology, 2017. 138 (4): 254-258.
  • Landi F., Calvani R., Tosato M., Martone AM., et al., Protein intake and muscle health in old age: from biological plausibility to clinical evidence. Nutrients, 2016- 8 (5): 295.
  • Johnson RJ., Sánchez Lozada LG., Andres P., Lanaspa MA., Perspective: a historical and scientific perspective of sugar and its relation with obesity and diabetes. Adv Nutr, 2017. 8 (3): 412-422.