Por que você deveria comer gelatina?

3 de janeiro de 2019
Além de aportar proteínas e minerais muito importantes para os ossos e articulações, ao comer gelatina também obtém-se colágeno, que ajuda a manter a pele mais firme

Comer gelatina é algo que fazemos mais como um capricho ou gosto ocasional do que como parte importante de nossa dieta. Entretanto, hoje queremos revelar os benefícios que traz para a saúde.

É provável que não saiba que a gelatina é uma parte importante das marmeladas, dos sorvetes, alguns iogurtes, balas de goma, os marshmallow e alguns tipos de molhos.

Se falarmos de outras aplicações, também poderá encontrá-la como parte de alguns cosméticos e produtos farmacêuticos.

Controla seu peso

Comer gelatina faz com que aumente a produção do hormônio do crescimento. Por outro lado, estimula seu metabolismo mediante nutrientes e aminoácidos.

Seu conteúdo de fibras e proteínas ajuda com que se sinta mais saciado e elimina o desejo por alimentos doces. Isso é genial, porque você só come o que seu corpo necessita.

Muitos nutricionistas a recomendam como substituta dos doces. Se quiser variar, prove criar figuras com moldes para chocolate ou fazer novas versões de suas sobremesas preferidas.

Veja também: 6 sucos para perder peso e fortalecer o sistema imunológico

Acelera a cura das feridas

Comer gelatina ajuda a cicatrizar as feridas

Como sabe, as proteínas são parte importante do processo de cicatrização de uma ferida. Além disso, há um aminoácido chamado glicina que está diretamente ligado com a redução da inflamação.

Ao comer gelatina seu organismo recebe uma boa dose de glicina e proteínas, o que ajuda a criar uma nova pele e a cicatrização é mais rápida.

Unhas, cabelo, pele e dentes mais saudáveis

Ninguém pode negar que no mundo atual estamos em constante busca de opiniões para ter um cabelo, pele, unhas e dentes mais saudáveis. Sabe o que eles têm em comum? A queratina.

Certamente já viu uma infinidade de produtos que dizem conter altos níveis de queratina, mas a grande maioria custa uma fortuna.

Se não tiver como gastar tanto, ou quiser alguma opção que também seja deliciosa, é o momento de comer gelatina, pois contém altos níveis de queratina.

Melhora a saúde dos ossos e articulações

A gelatina ajuda a manter os ossos fortes

As proteínas que se encontram na gelatina, junto com o selênio, fósforo e cobre, ajudam para que os ossos se mantenham fortes e aumentam a densidade mineral óssea do corpo.

Isto faz com que a osteoporose tarde em aparecer.

Por outro lado, os aminoácidos da gelatina reduzem a inflamação que poderiam afetar suas articulações.

A gelatina também contribui para o desenvolvimento da cartilagem, o que reforça as articulações e ossos consideravelmente.

Isto é muito importante se seu médico diz que a cartilagem das suas articulações está se desgastando ou se começou a sentir muitas dores.

Melhora seu sono

A glicina é fortemente relacionada com a melhora dos ciclos de sono. Este químico também estimula certos neurotransmissores e enzimas que aumentam a qualidade e a duração do sono.

Dessa forma, comer gelatina é importante para que seu corpo recupere a energia. Prove comer uma pequena porção de gelatina algumas horas antes de dormir.

Verá que seu sono é mais profundo e levantará muito mais descansado.

Combate o envelhecimento

A gelatina evita rugas no rosto

A gelatina é colágeno seco e este é um dos elementos mais importantes para a saúde da pele.

Entre os benefícios que conseguimos ao consumir colágeno está a obtenção da elasticidade e a tensão entre as células dérmicas.

Portanto, se aumentar a quantidade de colágeno, poderá manter sua pele mais firme com um aspecto mais jovem.

Com isso não estamos dizendo que as rugas e os sinais da idade não vão aparecer nunca, mas sim aparecerão mais tarde.

Melhora sua saúde digestiva

A gelatina tem a particularidade de que se une de maneira natural com a água. Isto faz com que seu corpo assimile com maior facilidade a fibra contida.

Se adotar o hábito de comer gelatina com certa frequência, verá que problemas como a prisão de ventre e a incapacidade para absorver corretamente os nutrientes diminuem.

Além disso, estimula os sucos digestivos e aumenta o movimento peristáltico dos músculos intestinais.

Alivia as alergias

Muitas alergias são atribuídas aos que tem um intestino “permeável”, que é incapaz de processar certas substâncias.

Além de solucionar o problema que aflige o trato digestivo, comer gelatina melhorará certos problemas ocasionados pelas alergias.

Recomendamos que, eventualmente, inclua uma boa quantidade de gelatina na dieta e que fique de olho em quais alimentos não fazem bem.

Estimula seu sistema imunológico

A prolina é outro aminoácido que obterá ao comer gelatina. Esse químico está relacionado com a melhora da função imunológica de muitas espécies de animais e humana.

Isso significa que ao comer gelatina, melhorará sua capacidade de combater as infecções e doenças.

Recomendamos ler: Como fortalecer o sistema imunológico?

Coma gelatina sem medo

Gelatina de morango

Geralmente não tem contraindicações, mas pode produzir um pouco de distensão abdominal e dor de estômago se for consumida em excesso, algo que raramente ocorre.

Por isso, incluir a gelatina na dieta não deveria ser um inconveniente.

Lembre-se que por ser tão versátil, pode ser combinada de diversas formas, com iogurtes, frutas ou como sobremesa depois das refeições.

  • da SILVA, T. F., & Penna, A. L. B. (2012). Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz71(3), 530-539.
  • Lazzarotto, E., da Cunha, M. A. A., Rodrigues, M. B., & Mendonça, S. N. T. (2008). Bala de gelatina com fibras: caracterização e avaliação sensorial. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial2(1).