Por que sinto tanta fome?

Sentir muita fome pode ser uma forma de ansiedade ou estresse. Existem muitos motivos pelos quais seu apetite pode aumentar. Saiba quais são a seguir.
Por que sinto tanta fome?

Última atualização: 01 Abril, 2021

Certamente, ao longo da sua vida, você teve fases com apetites diferentes. Há épocas em que mal pensamos em comer ou em que nem damos importância à comida. No entanto, certamente você já passou por estágios em que se perguntou: por que sinto tanta fome? Neste artigo, explicamos por que isso pode acontecer e como identificar o motivo.

Não é estranho se fazer essa pergunta. Nesses períodos, grande parte do seu dia se vai pensando em comida e, certamente, fica difícil controlar aqueles impulsos de comer a toda hora ou comer além da conta. Isso pode se tornar um problema sério.

A fome é um desejo fisiológico e instintivo de comer que nos permite obter energia e sobreviver. Além disso, é uma sensação na qual intervêm muitos fatores e substâncias. Ou seja, é uma sensação multifatorial.

Quando estamos com tanta fome que essa vontade de comer se torna incontrolável e, além disso, não obedece a uma necessidade, pode ser algo patológico. Neste artigo, explicamos as causas mais comuns de sentir muita fome em certas ocasiões.

Quais são as causas por trás da fome excessiva?

Antes de explicar as razões pelas quais podemos ter um apetite maior, é necessário entender por que sentimos fome. Normalmente, a fome é uma sensação que nos diz que devemos comer. Assim, nosso corpo pode funcionar corretamente.

Essa sensação ocorre em nosso cérebro graças à ação de uma série de hormônios que controlam o apetite e a saciedade. De acordo com as nossas necessidades, nosso corpo libera certas substâncias que nos estimulam a comer ou não comer.

Por exemplo, quando os níveis de glicose no sangue estão muito baixos, uma situação chamada de hipoglicemia, nosso cérebro produz aqueles estímulos que nos fazem sentir mais fome. Se, pelo contrário, acabamos de comer, os nutrientes do alimento ativam o centro da saciedade.

Jovem morrendo de fome

Por que sinto tanta fome se acabei comer?

Em nossa sociedade, uma das causas mais comuns de sentir fome é a ansiedade. Esta tem se tornado um problema de saúde global, que afeta negativamente muitos aspectos de nossas vidas.

Por outro lado, também devemos estar cientes de que, atualmente, nosso estilo de vida não é o mais adequado. Nossa dieta costuma ser pouco nutritiva. A fome também pode ser uma forma do nosso corpo expressar que tem alguma carência, por exemplo, de vitaminas.

Se somarmos a isso todos os estímulos sociais a que estamos sujeitos, estar sempre com muita fome pode até ser lógico. Encontramos publicidade sobre comida em todos os lugares e, além disso, comer tornou-se um ato que fazemos mais por prazer do que por necessidade.

Tudo isso nos incentiva continuamente a comer. Inclusive, fica difícil distinguir se a fome surge por uma questão de tédio ou nervosismo ou se nosso organismo realmente tem alguma necessidade.

Quais causas patológicas podem deixá-lo com mais fome?

Também não podemos esquecer que certas patologias e situações podem desencadear um aumento do apetite. Na verdade, muitos dos medicamentos receitados para tratar certas doenças causam a fome como efeito colateral.

Por outro lado, é importante destacar o papel da diabetes mellitus. Esta é uma doença em que nosso corpo não sintetiza ou não consegue usar a insulina. Um de seus principais sintomas pode ser a fome.

Controle da diabetes

Da mesma forma, existem muitas patologias psiquiátricas que podem causar esse problema. A bulimia nervosa é uma doença em que a pessoa tem uma vontade incontrolável de comer. É mais comum em mulheres jovens e costuma levar à compulsão alimentar.

Além disso, certos distúrbios da glândula tireoide, como o hipertireoidismo devido à doença de Graves, também podem se manifestar dessa maneira. Portanto, é importante consultar o seu médico de confiança.

Afinal, por que sinto tanta fome? A conclusão

Sentir muita fome, em nossa sociedade, é algo relativamente normal. Porém, é uma situação que deve ser estudada e que, além disso, costuma ter solução. É importante controlar as possíveis doenças que podem causar esse distúrbio. Da mesma forma, se a causa for uma situação de estresse, ansiedade ou tédio, existem técnicas para aprender a reconhecer a situação e ser capaz de controlar o desejo.

Pode interessar a você...
Dieta saciante para emagrecer sem passar fome
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Dieta saciante para emagrecer sem passar fome

A dieta saciante é ideal para perder peso de forma saudável e equilibrada, e o melhor, sem passar fome. Saiba mais sobre ela neste artigo!