6 maneiras de perder peso sem sentir fome o tempo todo

Se você deseja perder peso sem sentir fome, deve distinguir entre fome e sede. Se sentir vontade de comer algo, beba um copo de água para ver se é realmente fome ou sede.

Última atualização: 03 Maio, 2018

Neste artigo, oferecemos 6 estratégias simples que podem ajudá-lo a ter um melhor estilo de vida. Você vai descobrir que é possível perder peso sem sentir fome.

Muitos pensam que é preciso passar fome para emagrecer, mas a verdade é que a fome só vai fazer o metabolismo ficar mais lento a cada dia que passa, e assim promover o ganho de peso.

Dicas para perder peso sem sentir fome

1. Evite pular refeições

Pular refeições coloca em ação os mecanismos de defesa do organismo. Ou seja, o corpo começa a diminuir o gasto de energia e a próxima refeição será muito mais farta devido à fome acumulada.

Além disso, seu corpo procurará economizar a energia ingerida, especialmente sob a forma de gordura, que será depositada no abdômen. Isso aumenta o risco de sofrer de fígado gorduroso e doenças cardiovasculares.

Por tudo isso, o resultado de pular refeições é engordar alguns quilos.

  • Uma estratégia para perder peso sem sentir fome é fazer 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e um lanche entre elas.
  • Desta forma, você obtém os nutrientes de que precisa, evita as alterações metabólicas e mantém seu peso ideal.

2. Coma fibras

Vegetais e frutas fornecem fibra, o que irá forçá-lo a mastigar mais e ajudar seu cérebro a se sentir satisfeito com menos comida.

As fibras solúveis favorecem o esvaziamento gástrico no estômago e aumentam a distensão, prolongando a sensação de saciedade.

No intestino delgado, o tempo de trânsito do alimento é maior, uma vez que é formada uma camada viscosa que favorece a diminuição da absorção de glicose, lipídios e aminoácidos.

Finalmente, estimula a produção de sais biliares e provoca a diminuição dos níveis de colesterol.

Incluir fibra na dieta diária é essencial para perder peso sem passar fome. Você pode obtê-la em cereais integrais, vegetais e frutas.

3. Monitore a qualidade dos alimentos

O excesso de peso corporal é geralmente o resultado de escolhas pouco saudáveis no momento das refeições.

Se você consumir doces com açúcares refinados e um alto teor de gorduras saturadas, muitas vezes isso causará um aumento nas reservas de gordura do corpo. Isso afeta diretamente o peso e a saúde.

Portanto, é muito útil, para perder peso sem sentir fome, aprender a escolher as melhores opções, especialmente nos lanches. Inclua alimentos que são fontes de nutrientes, carboidratos e fibras de boa qualidade, tais como:

  • Frutas
  • Biscoitos integrais
  • Vegetais
  • Proteína magra como queijo, atum e iogurte
  • Infusões quentes como chá verde, camomila
  • Chocolate com pelo menos 70% de cacau
  • Oleaginosas e sementes

No caso de se sentir muito atraído e tentado por produtos doces ou muito salgados, opte por alternativas mais caseiras:

  • Use mel para adoçar.
  • Prepare seus lanches salgados em casa. Você pode adicionar um toque extra com especiarias que melhoram o sabor.
  • Use frutas para adoçar em vez de açúcar refinado.

4. Controle a ansiedade

Muitas vezes o grande obstáculo para perder peso é o terrível sentimento de ansiedade que aparece em determinados momentos do dia, especialmente à tarde.

A verdadeira causa da ansiedade por comer não é conhecida.

No entanto, os especialistas apresentam várias hipóteses relacionadas à ansiedade :

  • Conforto psicossomático.
  • Distração cognitiva.
  • Tentativa de ocultar outras emoções.

Embora controlar a ansiedade seja uma ação muito difícil, não é impossível. Para isso, é necessário ter força de vontade.

Uma boa estratégia para perder peso sem sentir fome é estabelecer metas fáceis de alcançar que envolvam deixar a sua zona de conforto. Lembre-se de que você come para viver, você não vive para comer.

5. Beba bastante água

O corpo humano é composto por 70% de água, tornando-se um líquido essencial para a vida. No entanto, muitas vezes não consumimos nem metade da água necessária para que nosso corpo funcione corretamente.

É por isso que, em várias ocasiões, você pode estar confundindo a fome com a sede.

De acordo com alguns estudos, isso se deve ao fato de que os estímulos da fome são dados por mecanismos neurais iguais aos da sede, e esses mecanismos não são seletivos.

Para perder peso sem sentir fome, é muito importante beber água sempre que se sentir faminto. O ideal é beber entre 6 e 8 copos de água por dia.

6. Planeje suas refeições

Para perder peso sem sentir fome, você precisa planejar suas refeições a partir do momento em que vai ao supermercado. Tente planejar um cardápio semanal antes de fazer compras. Isso permitirá que você saiba os produtos e as quantidades de que precisa.

Desta forma, quando tiver que escolher seus alimentos, gastará menos tempo. Então, pode preparar a comida e deixá-la pronta para comer ou armazená-la no congelador e aquecê-la quando precisar.

O planejamento permite que você pense nas alternativas de alimentos que você gosta e na sua preparação para não enjoar.

Coloque estas estratégias simples em prática e você verá como, em pouco tempo, começará a perder peso sem sentir fome.

O melhor é que você evita o efeito sanfona, mantendo sua reserva muscular e favorecendo a perda de gordura.

Você se anima a aplicar essas 6 estratégias a partir de hoje?

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