Por que abusamos da comida durante a noite?

Descubra quais são as razões pelas quais abusamos da comida à noite e algumas dicas para acabar com este mau hábito.

Um antigo conselho diz que você tem que tomar café da manhã como rei, almoçar como príncipe e jantar como um mendigo.

Apesar das boas intenções do conselho, é uma recomendação difícil de manter na prática. Principalmente quando você chega em casa após o trabalho. Nesse sentido, não são poucas as pessoas que abusam da comida durante a noite.

Além de comermos demais no jantar, também é comum que, depois de ficarmos revirando na cama, a gente decida ir até a geladeira para comer algum petisco. Ao tentar nos justificar, temos a crença de que a comida nos ajudará a dormir.

Comer uma refeição muito grande no jantar, além de não nos ajudar a dormir melhor, também traz outras consequências pouco agradáveis ​​para a nossa psique. Comer demais à noite nos deixa, de acordo com especialistas, com sentimentos de culpa, tristeza e irritabilidade que afetam negativamente o descanso e a qualidade do sono.

Causas pelas quais abusamos da comida durante a noite

Mulher abusando da comida à noite

Entre os motivos pelos quais comemos mais à noite estão o estresse e a ansiedade. Esses males da vida moderna nos levam a aumentar nosso desejo de comer quando deveríamos descansar.

De acordo com os psicólogos, quando chegamos em casa à noite após um dia estressante, procuramos maneiras de nos agradar. O alimento é, sem dúvida, o nosso principal analgésico. Em outras palavras, usamos a comida como bode expiatório.

Além disso, o ciclo circadiano desempenha um papel importante quando abusamos dos alimentos durante a noite. Estudos indicam que o relógio biológico nos leva a consumir alimentos doces e salgados com um alto teor de amido.

Esse comportamento ajudou grandemente nossos antepassados ​​a armazenar energia. Para nós, pelo contrário, isso nos afeta negativamente e dificulta a manutenção de um peso saudável.

O que costumamos comer à noite?

A preferência ao comer tarde, ou o desejo da meia-noite é pelos carboidratos. Este tipo de alimento nos causa não apenas prazer, mas um certo vício que não termina com a sensação de saciedade.

Alimentos ricos em carboidratos também são ricos em calorias. Comer à noite consome uma grande porcentagem das calorias que devem ser distribuídas durante o dia.

Não é por acaso que os alimentos ricos em carboidrato são chamados em inglês de: comfort foodque pode ser traduzido literalmente como “comida para o conforto”. Ou seja, este seria o tipo de alimento que faz a gente se sentir bem, e que, em alguns casos, alivia as dores da alma. E é esse tipo de alimento que nosso corpo exige de nós à noite.

Por que não é bom para nós abusar da comida à noite?

Se abusamos da comida podemos engordar

De acordo com estudos científicos, fazemos mais do que ganhar peso quando abusamos de alimentos durante a noite. A compulsão noturna aumenta o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Aquele jantar com muita comida ou aquilo que decidimos comer ou beber à meia-noite aumentam os níveis de glicose e insulina. Se fizermos disso um costume, seremos candidatos perfeitos para a diabetes tipo dois.

Comer muito de noite também pode aumentar os níveis de colesterol. Esta é uma das principais causas de doenças coronárias ou ataques cardíacos.

Outros motivos para não comer tanto à noite

  • A compulsão noturna pode alterar os padrões de sono. Pode até causar sonhos e pesadelos estranhos, principalmente naqueles com idade mais jovem.
  • Comer à noite pode afetar nossa memória e funções cognitivas e de aprendizado.
  • De acordo com estudos, comer depois das sete da noite aumenta o risco de ataques cardíacos.
  • Comer demais e ir dormir logo em seguida promove o refluxo gastroesofágico.
  • Graças à insulina que o nosso corpo produz quando comemos, uma maior sensação de fome será desencadeada quando acordarmos.

Dicas para evitar abusar de comida durante a noite

Mulher se alimentando de forma saudável

  • Evite jantar tarde. Idealmente, tente jantar antes às 8 ou 9 da noite.
  • Planeje as refeições. Se você tiver um plano das refeições que serão feitas durante cada dia, será mais fácil manter o controle. Chegar cansado e não saber o que comer pode levar a comer demais durante a noite.
  • Escreva uma lista do que você comeu durante o dia. Ao fazer isso, tomamos consciência do tipo de alimento e da quantidade que comemos. Ao saber disso, podemos modificar os hábitos alimentares que nos fazem sentir menos fome quando a noite chega.
  • Embora pareça comum, manter uma rotina de sono reduzirá as visitas noturnas à geladeira. Quando ficamos acordados até tarde, acabamos por ceder à tentação de comer o tempo todo.
Recomendados para você