6 plantas vermelhas bonitas e vistosas

O vermelho é uma cor muito energética! Encha a sua casa e o seu jardim de vitalidade com estas 6 plantas vermelhas bonitas e vistosas.
6 plantas vermelhas bonitas e vistosas

Última atualização: 04 Maio, 2021

As flores vermelhas são muito populares porque é muito fácil decorar com elas, pois chamam a atenção e se destacam das demais. Na cultura popular, a mais famosa delas é a rosa, que está associada ao amor e à paixão. No entanto, existem centenas de variedades com esses tons. Neste artigo, vamos falar sobre 6 plantas vermelhas vistosas que você pode ter em sua casa ou jardim.

O vermelho tem uma grande influência no humor das pessoas, pois inspira vigor, calor e ação. Portanto, é a cor ideal para preencher os espaços da casa com vitalidade. Colocar plantas com essa tonalidade em sua casa pode ajudar a levantar o ânimo, principalmente nos meses de inverno. Podemos usá-las para decorar  ambientes opacos e até mesmo para atrair colibris.

1. Antúrio de flor vermelha

O antúrio vermelho é uma planta nativa de ambientes tropicais que se adapta muito bem a ambientes internos. Requer muita luz, mas não a luz solar direta, pois esta pode queimar as suas folhas.

Possui um visual elegante que traz um toque moderno aos espaços da casa. Além de muito bonita, é uma das plantas mais resistentes e fáceis de cuidar. Isso a torna uma favorita de quem gosta de ter belas flores o ano todo sem gastar muito tempo com jardinagem.

2. Guzmânia

A guzmânia é uma das plantas vermelhas mais populares da família das Bromélias. Produz lindas flores em forma de estrela com cores vibrantes.

Para que a guzmânia tenha um bom florescimento, é necessária uma temperatura entre 20 e 22 ºC. Além disso, por ser oriunda de florestas tropicais, requer ambientes com sombra e umidade. Ela só floresce uma vez, mas a flor dura de 6 a 8 meses. A sua aparência confere um toque fresco e tropical aos espaços.

Flor vermelha
A guzmânia dá uma flor que pode durar até 8 meses.

3. Marmelo japonês

Este é um tipo de arbusto espinhoso muito resistente ao frio com floração abundante no final do inverno e início da primavera. Produz pequenos frutos semelhantes às maçãs, mas de sabor ácido, com os quais se pode fazer uma deliciosa compota.

Tende a crescer melhor em ambientes externos, mas é comum encontrá-lo em tamanho bonsai com suas lindas flores vermelhas em um tamanho minúsculo.

4. Hibiscus rosa sinensis

O hibisco, também conhecido como mimo-de-vênus, hibisco-tropical e hibisco-da-china, é um arbusto originário da Ásia que pode atingir até 3 metros de altura. Estima-se que existam 150 espécies de várias cores, muitas delas em tons avermelhados e combinados.

Suas flores são grandes e de aparência exótica, muito valorizadas por sua função ornamental em jardins. Adapta-se melhor a ambientes externos, pois requer sol direto para se desenvolver e florescer.

5. Bordô japonês

O Acer palmatum é uma árvore nativa do Japão e da Coreia do Sul que se destaca pela beleza das suas folhas grandes, avermelhadas, verdes e roxas. A época em que suas cores são mais fortes e o vermelho mais intenso é a primavera. No outono, suas folhas tendem a murchar e cair.

Esta árvore se adapta muito bem a ambientes externos e internos. No entanto, devido ao seu tamanho, que costuma atingir 10 metros de altura, no interior das casas costuma ser utilizado como bonsai. Suas belas folhas são delicadas, por isso podem queimar se expostas à luz solar direta. Também não toleram a seca.

Flores vermelhas no Japão
O clássico cartão postal do Japão e do Monte Fuji com os bordôs em sua vibrante cor vermelha.

6. Poinsétia – Estrela de Natal

A poinsétia (Euphorbia pulcherrima) é uma planta tradicional da época do Natal. É endêmica do México, e de acordo com a Agência de História do Governo dos Estados Unidos, se tornou popular graças à influência do americano Joel Roberts Poinsett.

Caracteriza-se por sua cor vermelha profunda que a torna a decoração de Natal perfeita para todos os lares. Embora muitas vezes se pense que as partes vermelhas são suas flores, na verdade são suas brácteas, uma espécie de folha que envolve as flores e protege as demais. Quanto aos seus cuidados, requer umidade constante, mas sem encharcar.

Cuide das suas plantas vermelhas com estas dicas

Independentemente do tipo de planta que você escolheu, é importante que você lhe dedique os mínimos cuidados. Cortar galhos mortos ou danificados pelo clima, fertilizar a terra com frequência e regar de acordo com as necessidades de cada espécie são os 3 elementos básicos para o seu bom desenvolvimento, de acordo com o Manual Prático de Jardinagem.

Pode interessar a você...
Ideias para revitalizar sua casa com plantas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Ideias para revitalizar sua casa com plantas

As plantas são ideais para decorar a nossa casa, criando quartos limpos, saudáveis, acolhedores. Veja algumas ideias para revitalizar sua casa com ...



  • Herbario JBB en línea – Simple Especimen [Internet]. Herbario.jbb.gov.co. 2020 [cited 30 November 2020]. Available from: http://herbario.jbb.gov.co/especimen/simple
  • Poinsett’s Popular Poinsettia | US House of Representatives: History, Art & Archives [Internet]. History.house.gov. 2013 [cited 1 December 2020]. Available from: https://history.house.gov/Blog/2013/December/12-12-Poinsett
  • Revista digital para profesionales de la enseñanza, 2010. Aspectos Psicológicos del Color. [online] 11. Available at: [Accessed 29 November 2020].
  • Torrecilla, C., 1998. Manual Práctico De La Jardinería. Madrid: Ed. El País.