Aprenda a pintar cabelo com extratos naturais

· 26 de junho de 2014
Não deixe de ler este artigo para conhecer as melhores tinturas naturais, livres de ingredientes agressivos e prejudiciais. Elas são ótimas para a saúde e para o meio ambiente.

As tintas para pintar cabelo nos permitem mudar nossa aparência, dar um visual mais moderno, disfarçar os cabelos brancos, etc.

Ainda que isso sempre requeira uma sessão no cabeleireiro ou fazermos nós mesmas, normalmente se faz com produtos que muitas vezes podem ser agressivos e nocivos para nossa estrutura capilar. Mas, você sabia que existem extratos naturais com os quais podemos pintar cabelo?

Não nos referimos às tinturas de lojas, e sim às tinturas que podemos preparar em casa a partir de plantas. Estas também nutrirão e proporcionarão benefícios ao cabelo. Neste artigo explicaremos quais são e como prepará-las.

Estes produtos são totalmente naturais, por isso seguramente não obteremos os mesmos resultados que os produtos artificiais. Ou seja, não durarão muito tempo ou farão uma mudança radical na cor, por exemplo.

Entretanto, darão uma cor bonita e natural ao cabelo. Podemos usá-los habitualmente, já que não prejudicam o cabelo e, inclusive, podem ser usados durante a gravidez.

Para pintar cabelo de vermelho

Esta tinta é possivelmente uma das mais conhecidas dentre os produtos naturais: a hena. Ela pinta até a raiz, além de engrossar e dar saúde ao nosso cabelo, é uma das que mais dura. Aproximadamente três meses.

Primeiramente, procure por uma boa henna em pó em uma loja de produtos naturais. Ao obtê-la misture com um pouco de suco de limão e azeite ou condicionador para que não resseque muito o cabelo.

Tenha o cuidado de proteger as mãos com luvas de plástico, pois pode tingir a pele.

Pintar cabelo com extratos naturais

Para pintar cabelo loiro

A camomila é muito conhecida por dar tons claros ao nosso cabelo, e inclusive algumas marcas de shampoo a utilizam para potencializar a cor loira. Por isso preparamos uma infusão de camomila acrescentando também calêndula, e opcionalmente também podemos colocar um pouco de açafrão. Aplicaremos a infusão durante pelo menos meia hora e assim o clarearemos.

Para pintar cabelo de castanho

As folhas de nogueira nos permitem dar ao cabelo uma tonalidade castanha, mas também lhe proporciona brilho e força. Para prepará-la ferva as folhas na água e quando estiver morna aplique esta infusão no cabelo, deixando atuar por 15 minutos.

Antigamente esta tinta se preparava fervendo as folhas de nogueira na cerveja, o que também é muito benéfico para o cabelo, já que proporciona muito brilho e ao ferver perde o álcool.

Outra opção consiste em ferver sálvia e alecrim com bastante água durante seis horas. A sálvia tem a propriedade de disfarçar a aparição dos primeiros cabelos brancos, e o alecrim é uma excelente planta para o nosso cabelo, usada tradicionalmente para evitar a queda. Quando a infusão estiver fria acrescente uma colher de vinagre de maçã e aplique no cabelo durante meia hora, para depois clarear.

Para pintar cabelo de preto

Neste caso prepararemos uma infusão de chá preto, que também nos ajuda se quisermos devolver a cor natural depois de fazer luzes. Prepare a infusão bem concentrada e a deixe repousar por meia hora. Aplique no cabelo e deixe atuar por vinte minutos.

Pintar cabelo

Alguns esclarecimentos antes de pintar cabelo

  • Recomendamos não utilizar recipientes nem utensílios de alumínio para preparar as tintas naturais.
  • Quando aplicar a tinta no cabelo, cubra-o com papel filme para um resultado melhor.
  • Repita o processo a cada poucos dias até que consiga a cor desejada.
  • A única desvantagem que estas tintas têm em relação às artificiais é que não deixam o cabelo tão brilhante, mas isso pode ser resolvido aplicando habitualmente máscaras hidratantes e usando como condicionador vinagre de maçã misturado com água em partes iguais. Quanto mais seco o cabelo estiver, maior proporção de vinagre deverá ser acrescentada. Deixe atuar dois minutos e lave com água morna ou fria.
  • Recomendamos usar sempre shampoos naturais e ecológicos que não danificarão tanto o cabelo e permitirão que a pintura dure mais. São um pouco mais caros e não fazem tanta espuma, porém a longo prazo nosso cabelo estará mais saudável e não teremos que lavá-lo com tanta assiduidade, já que permitem que o cabelo fique limpo por mais tempo. Nste artigo explicamos como você pode lavar o cabelo usando somente bicarbonato e vinagre.

Imagens oferecidas por miss pupik