Pão de Deus: uma sobremesa brasileira

28 de abril de 2019
O pão de Deus é uma sobremesa com um sabor digno do seu nome. É muito fácil de fazer, e o segredo de sua preparação está nos tempos de amassamento e descanso.

O  pão de Deus é uma sobremesa original de Portugal. É um pão com uma consistência leve e uma textura esponjosa que tem um pouco de coco ralado no topo (um ingrediente que foi adicionado mais tarde).

E, embora, como dissemos antes, fosse consumido no Dia de Todos os Santos, atualmente é apreciado ao longo do ano tanto em seu lugar de origem quanto em países como o Brasil e a Venezuela, onde as comunidades portuguesas se instalaram.

Muitos dizem que essa sobremesa, com mais de 200 anos, teve o coco adicionado depois que os portugueses se instalaram no Brasil e começaram a assimilar novos sabores e a adicioná-los em sua tradição.

No entanto, essa informação não foi confirmada pelos historiadores. O que é absolutamente verdade é que existem várias receitas, que podem ou não incluir um pouco de limão ou licor.

Como preparar um autêntico pão de Deus?

Ingredientes para a massa (12 unidades)

Ingredientes para o Pão de Deus

  • Uma pitada de sal
  • 1 barra de manteiga (100 g)
  • 2 ovos médios
  • ¾ xícara de açúcar (15o g)
  • ½ xícara de leite (125 ml)
  • 4 xícaras de farinha de trigo sem fermento (480 g)
  • 2 colheres de sopa de fermento fresco (30 g)
  • Opcional: raspas de limão ou laranja, 3 colheres de sopa de rum (45 ml), essência de baunilha.

Ingredientes para a cobertura

  • 1 ovo médio
  • 1 xícara de coco ralado (100 g)
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (30 g)
  • 2 colheres de sopa de açúcar branco (30 g)

Não deixe de ler: Como fazer um pão de banana fitness

Preparação da massa

  1. Coloque o leite em um recipiente refratário e aqueça-o no micro-ondas por alguns minutos. Não precisa deixar ferver, apenas deixe-o morno.
  2. Com o leite morno, hidrate o fermento fresco. Mexa com uma colher para ajudar a integrar com o leite. Em seguida, adicione meia xícara de farinha (60 g).
  3. Bata à mão até obter uma mistura homogênea e sem grumos. Cubra o recipiente e deixe descansar por 10 a 15 minutos.
  4. Enquanto isso, coloque a manteiga em um recipiente refratário e derreta no micro-ondas.
  5. Além disso, coloque a farinha em um recipiente deixando um espaço no centro para colocar os dois ovos rachados (e sem bater) e a manteiga derretida. Também adicione o açúcar e o fermento que preparamos anteriormente.
  6. Mexa com o misturador de mão para formar uma massa. Forme uma bola e deixe descansar à temperatura ambiente, coberta com um pano, por algumas horas. Durante esse tempo, a massa aumentará de tamanho.
  7. Uma vez decorrido o tempo de descanso, polvilhe levemente com um pouco de farinha a superfície onde você irá amassar.
  8. Amasse por aproximadamente 5 minutos para dar flexibilidade. Ela deve ficar macia o suficiente para ser fácil de manipular.
  9. Agora, no centro da massa, abra um buraco (não muito profundo) e coloque a pitada de sal ali. Feche e sove por mais 5 minutos, constantemente.

Preparação do pão de Deus

Coco para o pão de Deus

  1. Em primeiro lugar, separe várias partes da massa e forme pequenas bolas (do tamanho da sua mão). Então, com um leve toque, achate um pouco para dar a aparência de um bolo. Reserve.
  2. Posteriormente, para preparar a cobertura, misture em uma tigela um ovo batido (sem bater), açúcar branco e coco ralado. Refrigere até a hora de usar.
  3. Logo, coloque papel vegetal em uma assadeira e depois pré-aqueça o forno a 180 ºC.
  4. Por outro lado, coloque o pão na assadeira e pincele com um ovo batido. Imediatamente, adicione a mistura de coco, açúcar e ovo em cima  (1 colher de sopa por pão é suficiente). É necessário que você distribua a mistura de coco para que ela não caia do pão.
  5. Finalmente, leve ao forno por meia hora. Uma vez que estiverem dourados, retire e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Confira também: Como fazer um pão sem amassar e sem glúten?

Eles podem ser servidos quentes ou depois de terem esfriado. Tudo vai depender do seu gosto. Por outro lado, é preciso notar que, na Venezuela, é costume desfrutar do pão de Deus com café ou então recheado com queijo de vaca (baixo em sal).

Algumas pessoas os preparam recheados com creme e outras com geleia. No entanto, embora essas opções sejam deliciosas, elas podem ser um pouco enjoativas se não estivermos acostumados.