3 manteigas caseiras para saborear em suas refeições

13 Novembro, 2019
As manteigas caseiras são perfeitas para comer com pães e preparar pratos com peixes e carnes. Além disso, você também pode usar como decoração em diferentes pratos.
 

Muitas vezes acontece de chegarem visitas inesperadas em casa e não sabermos o que preparar nessa hora. Por isso, criamos 3 receitas de manteigas caseiras para saborear com qualquer entrada ou simplesmente nas refeições principais.A manteiga é um tipo de gordura comestível que geralmente é preparada ao bater o leite de vaca. Tem um aspecto amarelado e com uma textura suave e cremosa. Além disso, é usada para múltiplas finalidades, para passar no pão, no preparo de pratos e até para decorar.

Conforme informações divulgadas por meio do United States Department of Agriculture (USDA), manteiga feita à base de leite de vaca, é rica em calorias e vitaminas A, E, D e K. Não contém carboidratos e, além disso, é rica em colesterol bom (HDL).

Muitas pessoas pensam que a manteiga, por ser um tipo de alimento que está na categoria de gorduras e óleos, é um produto prejudicial à saúde. No entanto, tudo depende de como é feita e de quais ingredientes são usados.

Por isso, nesta ocasião te ensinaremos a preparar 3 diferentes tipos de manteigas caseiras feitas com ingredientes saudáveis para que possa usar em suas refeições.

3 manteigas caseiras

1. Manteiga de abacate

O abacate é uma das frutas mais saudáveis que podem ser incluídas no plano de alimentação. Como afirmado em um estudo publicado em Journal of Critical Reviews in Food Science and Nutrition, é um alimento rico em nutrientes e fitoquímicos.

Especificamente, fornece fibras alimentares, vitaminas A, C, E e do complexo B, magnésio, potássio, zinco e gorduras saudáveis. Além disso, também contém proteínas e poderosos antioxidantes. Sua textura cremosa é ideal para fazer uma deliciosa manteiga.

 

Ingredientes

  • 1 abacate
  • ½ barra de manteiga (50 g)
  • O suco de 1 limão (30 g)
  • 1 ramo de coentro (20 g)
  • ½ colher de sopa de pimenta (8 g)
  • 2 colheres de sopa de sal (30 g)

Preparo

  1. Para começar, descasque e corte o abacate em pedaços.
  2. Em seguida, coloque-os no liquidificador junto com os demais ingredientes e bata até que não fiquem pedaços. É preciso que fique uma mistura muito cremosa e espessa. Por isso, você não deve adicionar muita água.
  3. Por último, coloque a manteiga de abacate em xícaras pequenas e lave-as ao refrigerador durante 1 hora para que a consistência fique um pouco mais firme. Depois, sirva com o que desejar.

Não deixe de conferir: Aprenda a preparar sua manteiga caseira com apenas dois ingredientes

As manteigas caseiras podem ser feitas de abacate

2. Manteiga de cenoura

De acordo com dados publicados em Journal of Food Science and Technology, as cenouras têm um alto teor de betacarotenos, vitamina A e minerais essenciais para o funcionamento ideal do corpo. Portanto, não perca a oportunidade de preparar qualquer refeição com base nesse alimento.

Ingredientes

  • 2 cenouras
  • 4 dentes de alho
  • O suco de um limão
  • 1 colher de sopa de salsinha (15 g)
 
  • ½ colher de sopa de pimenta (8 g)
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparo

  1. Primeiramente, coloque as cenouras para ferver sem descascar com as 2 xícaras de água até que fiquem bem moles. Deixe que esfriem depois de tirar do fogo.
  2. Em seguida, coloque os pedaços de cenoura no liquidificador junto com os demais ingredientes. Tenha em mente que você deve ir adicionando-os um por um para que os sabores se misturem bem.
  3. Você também deve ir adicionando água aos poucos até obter a consistência que deseja.
  4. Por último, coloque em xícaras e leve à geladeira durante, pelo menos, 1 hora. Depois, pode servir com qualquer comida ou entrada.

3. Manteiga de berinjela

A berinjela é um vegetal que tem variadas propriedades para o organismo. De acordo com informações publicadas na revista Food Chemistry, é antioxidante e conta com nutrientes como potássio, cobre, magnésio e fibra. Então é adequado preparar manteigas caseiras com ela, você acha?

As manteigas caseiras podem ser feitas de beringela

Ingredientes

  • 2 berinjelas
  • 2 colheres de sopa de margarina (40 g)
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (15 ml)
  • ½ colher de sopa de pimenta (8 g)
 
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)

Confira também: Manteigas saudáveis ​​para comer sem culpa

Preparo

  1. Em primeiro lugar, lave e seque muito bem as berinjelas.
  2. Em seguida, coloque-as em contato direto com o fogo. Você deve deixar que queimem só por fora (até que se forme uma casca quase preta). Vire-as com a ajuda de uma pinça ou garfo.
  3. Em seguida, tire a casca queimada das berinjelas e cozinhe por 5 minutos mais, para que adquira um sabor defumado.
  4. Depois, corte as berinjelas em pedaços que caibam no liquidificador e adicione os demais ingredientes, um a um, ao ir batendo.
  5. Para finalizar, adicione um pouco de água para que fique mais cremosa. Coloque em xícaras e leve à geladeira por 1 ou 2 horas até que a manteiga fique um pouco mais dura. Depois é só servir e saborear.

Você ainda não provou essas manteigas caseiras? Escolha a receita que mais chamar sua atenção e saboreie no café da manhã, nos lanches ou nas refeições. São deliciosas!

 
  • Daunay, M.-C. (2008). Eggplant. In Vegetables II: Fabaceae, Liliaceae, Solanaceae, and Umbelliferae. https://doi.org/10.1002/pssb.201300062
  • Dreher, M. L., & Davenport, A. J. (2013). Hass Avocado Composition and Potential Health Effects. Critical Reviews in Food Science and Nutrition53(7), 738–750. https://doi.org/10.1080/10408398.2011.556759
  • Cowan, A. K., & Wolstenholme, B. N. (2015). Avocado. In Encyclopedia of Food and Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-384947-2.00049-0
  • da Silva Dias, J. C. (2014). Nutritional and Health Benefits of Carrots and Their Seed Extracts. Food and Nutrition Sciences. https://doi.org/10.4236/fns.2014.522227
  • Sharma KD, Karki S, Thakur NS, Attri S. Chemical composition, functional properties and processing of carrot-a review. J Food Sci Technol. 2012;49(1):22–32. doi:10.1007/s13197-011-0310-7
  • Gürbüz, N., Uluişik, S., Frary, A., Frary, A., & Doğanlar, S. (2018, December 1). Health benefits and bioactive compounds of eggplant. Food Chemistry. Elsevier Ltd. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2018.06.093