O que é o pão de cristal e como podemos prepará-lo?

O pão de cristal é uma variação das versões clássicas. Ele é perfeito para consumir com azeite de oliva, queijo ou até com algum embutido.
O que é o pão de cristal e como podemos prepará-lo?

Última atualização: 21 Julho, 2021

O pão de cristal é um alimento que possui características especiais. Em primeiro lugar, ele se destaca pela hidratação, já que para cada quilo de farinha utilizada são necessários 900 gramas de água. Deste modo, se obtém como resultado uma crosta fina e crocante.

Vamos ensinar a preparar pão de cristal de uma forma simples. Este produto é ótimo para fazer torradas e aperitivos, pois fica muito bom torrado. Ele possui características organolépticas inconfundíveis que agradarão a todos.

Características do pão de cristal

Como já dissemos, o pão de cristal tem uma textura diferente da tradicional. O seu preparo garante um toque crocante por fora e um miolo com volume e maciez, o que o torna um produto perfeito para acompanhar queijos e alimentos como presunto e azeite de oliva.

A utilização do azeite de oliva como acompanhamento lhe confere uma série de propriedades nutricionais. Este ingrediente concentra ácidos graxos ômega 3, elementos capazes de ajudar a controlar inflamações. Isso é evidenciado por um estudo publicado na revista International Immunology.

Por outro lado, deve-se observar que o consumo de embutidos pode acarretar certos riscos. Os nitritos são comumente usados ​​como conservantes nestes alimentos. Foi demonstrado que essas substâncias aumentam o risco de desenvolver alguns tipos de câncer quando consumidas regularmente.

Este pão também contém fibra alimentar insolúvel, o que ajuda a formar o bolo fecal. De fato, o consumo regular dessas fibras está associado a um risco menor de constipação, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Alimentary Pharmacology & Therapeutics.

Pão com azeite
A adição de azeite de oliva significa a incorporação de ácidos graxos ômega 3, benéficos para neutralizar inflamações crônicas.

Receita do pão de cristal

Vamos te ensinar a preparar um pão de cristal de forma simples, garantindo um resultado delicioso. Vamos ver a receita.

Ingredientes

  • 400 gramas de farinha para pão.
  • 340 gramas de água.
  • 8 gramas de sal.
  • 9 gramas de fermento para pão.

Passo a passo

A chave do sucesso é conseguir preparar a massa, que neste caso é difícil de trabalhar. Por este motivo, é recomendável usar uma batedeira.

Adicione farinha e a água (esta última aos poucos) em uma tigela. Comece com 50 gramas de líquido e use a batedeira para trabalhar a massa. Depois de alguns minutos, despeje outros 100 gramas de água sem parar de mexer.

Com o passar do tempo, uma textura homogênea será alcançada. Quando isso acontecer, o resto da água deve ser adicionada até que uma consistência pegajosa seja atingida.

Uma vez neste ponto, será necessário adicionar o sal e continuar a bater. No final, o fermento deve ser acrescentado com a batedeira ligada por mais alguns minutos, para que o ingrediente seja incorporado pela massa. É possível aumentar a velocidade do eletrodoméstico neste momento para obter um melhor resultado.

Dobras e fermentação da massa

Quando a batedeira terminar o seu trabalho, a massa resultante deve ser vertida sobre uma bancada com farinha polvilhada na superfície. Espalhe bem a massa e a dobre em 4 pedaços.

Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Depois de algum tempo, dobre novamente para, em seguida, deixar descansar outra vez. No total, você deve fazer isso 3 vezes.

Terminado esse processo, a massa deve ser colocada em uma tigela forrada com azeite de oliva extravirgem, coberta com filme plástico. Deixe-a fermentando em local escuro, seco e em temperatura ambiente até dobrar o volume.

Farinha para fazer pão
A farinha é incluída em pequena quantidade em relação ao líquido nesta receita, o que garante a maciez do miolo e a crocância da superfície.

Forno

Quando a massa do pão crescer, ela deve ser colocada de volta na bancada e deixada em repouso, sem retirar o gás que se alojou em seu interior. É imprescindível polvilhar a superfície com farinha para evitar que a massa grude na bancada.

Em seguida, ela deve ser esticada levemente em um retângulo, mas sem forçar, para evitar o rompimento da massa. Depois que ela estiver com uma espessura fina, deve ser cortada em porções regulares e colocada na bandeja que irá ao forno.

O forno deve ser pré-aquecido a 240 graus Celsius, com aquecimento superior e inferior. Enquanto atinge essa temperatura, a bandeja onde está a massa deve ser coberta com um pano. Assim que o forno estiver pronto, o pão deve assar por 25 minutos, até ficar seco e crocante.

Experimente fazer o pão de cristal

Como você viu, fazer pão de cristal tem seus truques. Para que fique perfeito, recomendamos que você siga a receita passo a passo, sem pressa. Desta forma, obterá um excelente alimento para acompanhar diferentes ingredientes e preparar o aperitivo ideal.

Pode interessar a você...
Hummus de grão de bico com pimentão
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Hummus de grão de bico com pimentão

O hummus de grão de bico com pimentão é uma receita saudável que você pode desfrutar em suas principais refeições. Você quer aprender a prepará-lo ...



  • Ishihara T, Yoshida M, Arita M. Omega-3 fatty acid-derived mediators that control inflammation and tissue homeostasis. Int Immunol. 2019 Aug 23;31(9):559-567. doi: 10.1093/intimm/dxz001. PMID: 30772915.
  • Christodoulides S, Dimidi E, Fragkos KC, Farmer AD, Whelan K, Scott SM. Systematic review with meta-analysis: effect of fibre supplementation on chronic idiopathic constipation in adults. Aliment Pharmacol Ther. 2016 Jul;44(2):103-16. doi: 10.1111/apt.13662. Epub 2016 May 12. PMID: 27170558.
  • Zhang FX, Miao Y, Ruan JG, Meng SP, Dong JD, Yin H, Huang Y, Chen FR, Wang ZC, Lai YF. Association Between Nitrite and Nitrate Intake and Risk of Gastric Cancer: A Systematic Review and Meta-Analysis. Med Sci Monit. 2019 Mar 9;25:1788-1799. doi: 10.12659/MSM.914621. PMID: 30850575; PMCID: PMC6420797.