5 tipos de abraços e seus significados

Você conhece todos os tipos de abraços? Esse é um dos gestos universais mais apreciados pelo ser humano. Neste artigo apresentaremos 5 deles e o significado por trás de cada um.
5 tipos de abraços e seus significados

Última atualização: 12 fevereiro, 2022

Os abraços constituem um hábito muito importante na vida de uma pessoa. Dependendo das circunstâncias, seu significado ou intenção pode variar; por exemplo, eles podem exemplificar um ato de felicidade suprema, alegria ou emoção, embora também de condolência ou consolo. Hoje falaremos sobre os tipos de abraços e seus significados.

No dia 21 de janeiro de cada ano é comemorado o Dia Internacional do Abraço. Para muitos essa é uma data que passa despercebida, embora quem tem um olhar atento saiba da sua importância. Um abraço pode dar energia, coragem, apoio e determinação. Vejamos como tudo isso é conseguido através dos tipos de abraços e o que a ciência tem a dizer sobre esse assunto.

5 tipos de abraços e seus significados

Os benefícios dos abraços são bastante conhecidos. Ao longo da sua vida você recebeu e deu centenas deles, por isso conhece o poder por trás desse gesto. O que você pode não saber é que, de acordo com as evidências, os abraços podem reduzir o estresse e fortalecer o sistema imunológico. Este último tem influencia na redução do risco de adoecer.

Há também estudos que indicam que eles são úteis para reduzir os níveis de depressão, bem como pesquisas que apoiam seu uso para melhorar a comunicação emocional. Seja como for, os especialistas concordam que nem todos os gestos desse tipo são iguais. É por isso que neste artigo apresentaremos 5 tipos de abraços e seus significados.

1. Abraço lateral

Os abraços laterais são muito comuns.
Um abraço lateral pode ser dado em vários contextos: amizade, parceria e companheirismo, por exemplo.

É o mais informal da nossa lista de tipos de abraço. É aquele dado quando estamos de pé ou sentados ao lado de uma pessoa. Ele pode ser feito rodeando o ombro, quadris ou cintura da outra pessoa. Geralmente é bidirecional e pode acontecer entre pessoas com diferentes graus de relacionamento (parceiros, amigos, parentes e até mesmo com um estranho para tirar uma foto).

Também pode te interessar: Benefícios dos abraços para a saúde

A particularidade desse abraço é que ele deixa uma mão livre para realizar outras tarefas. Também é útil quando se quer ter a pessoa por perto durante a atividade, como enquanto fazemos uma caminhada. Esse gesto é o que tem mais significados na nossa lista, em parte devido à variedade de contextos em que pode ser usado. Vejamos alguns:

  • Proximidade ou afeição por uma pessoa.
  • Símbolo de companheirismo.
  • Simpatia ou afeto, ou a necessidade de criar um vínculo desse tipo.
  • Ternura que se manifesta com um certo grau de distância (não ter confiança suficiente).
  • Amor pela pessoa.

Estes são apenas alguns exemplos do que significa o abraço lateral. Como você pode ver, mesmo algumas dessas intenções se contradizem em termos de grau de relacionamento. Você pode dar um abraço de lado no seu parceiro no cinema, mas também ao tirar uma foto com uma celebridade.

Em relação a este último, e apenas como uma simples curiosidade, o ator Keanu Reeves é conhecido por tirar fotos com os fãs sem fazer contato, ao tentar um abraço de lado.

2. Abraço por trás

Ao contrário do caso anterior, o abraço pelas costas se destina apenas a pessoas com um certo grau de intimidade. Muitas vezes eles é associado apenas a casais, mas na verdade é um dos tipos de abraços preferidos entre amigos. É feito por trás, de modo que os braços envolvem parte do corpo do receptor.

Esse é um abraço com ampla carga emocional, pois transmite carinho ou amor. É um gesto útil quando ambos querem observar algo que está à frente, já que a face dos dois aponta na mesma direção. Ele também pode ser usado para oferecer calor e até ser um prelúdio para um jogo romântico ou sexual.

3. Abraço de urso

O termo abraço de urso é conhecido como o gesto de abraçar uma pessoa com força ou ímpeto, e se prolonga vários segundos. Também é por excelência um movimento de luta livre, e até mesmo de aquisição corporativa.

Embora possamos pensar que este é um dos tipos de abraços mais românticos, sinceros e afetuosos, na verdade as suas interpretações nem sempre apontam nessa direção. Obviamente ele transmite carinho e amor por uma pessoa, especialmente se o sentimento for recíproco.

A verdade é que sua violência e força também podem ser interpretadas de forma diferente. Quando não existe confiança suficiente, ele pode ser interpretado como um gesto um pouco abusivo, que pode até incomodar a outra pessoa. Tudo depende do contexto, pois um abraço de urso pode ser um gesto totalmente válido quando encontramos alguém que amamos que não víamos há muito tempo (por exemplo).

4. Abraço pela cintura

Este é um dos tipos de abraços exclusivos para casais, pelo menos para aqueles que professam um certo interesse romântico, emocional ou sexual. Esse é um abraço que oferece uma grande conexão pois permite contato visual direto, o que não acontece em um abraço tradicional ou clássico.

Por tudo isso, esse é um dos tipos de abraços românticos que podem servir como introdução à intimidade. Ele pode ser bidirecional, embora geralmente um dos dois opte por colocar as mãos nos braços ou no pescoço do outro, e permite que ambos se beijem sem qualquer limitação.

5. Abraço com beijo

Alguns tipos de abraços permitem incluir beijos.
A sensação de bem-estar e felicidade oferecida por um abraço dá liberdade para outras demonstrações de afeto.

Por fim, destacamos entre os tipos de abraços aquele que é dado após o beijo. Este é um abraço muito geral, que é bem recebido por todos aqueles que têm um certo grau de confiança. Às vezes, ele também pode ser uma alternativa de sucesso quando se está apenas conhecendo alguém.

O beijo pode ser dado na bochecha ou na testa, e em seguida dá-se o abraço tradicional. O interessante desse abraço é a sua versatilidade, pois a velocidade dos dois atos (beijo e abraço), bem como a intenção ou formas determinam se este é um gesto de amizade ou romântico.

Nem todos os abraços são iguais, de forma que existe um amplo catálogo de opções. Os que apontamos são apenas um exemplo, pois existem também os unilaterais, distantes, de dança e companheirismo, os assimétricos e muito mais. É conveniente distinguir muito bem a ocasião e a pessoa que o receberá para saber qual deles é o mais adequado.

Pode interessar a você...
Um abraço na hora certa não tem preço
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Um abraço na hora certa não tem preço

Há poucas coisas que reconfortem mais do que um abraço. Porque estes gestos curam, aliviam as preocupações e apagam os medos que nos tornam vulnerá...



  • Adriansyah, M. A., Sugandi, L. S., & Prastika, N. D. The Effectiveness of Hugging in Reducing Depression and the Feeling of Powerlessness in the Affected Adolescents. In Mid-International Conference on Public Health. 2018; 258-258.
  • Cohen, S., Janicki-Deverts, D., Turner, R. B., & Doyle, W. J. Does hugging provide stress-buffering social support? A study of susceptibility to upper respiratory infection and illness. Psychological science. 2015; 26(2): 135-147.
  • Hertenstein, M. J., Holmes, R., McCullough, M., & Keltner, D. The communication of emotion via touch. Emotion. 2009: 9(4): 566.