Benefícios dos abraços para a saúde

· 26 de fevereiro de 2018
Um abraço pode representar muito, mas seu significado é ainda mais amplo, já que nos beneficia de várias maneiras. Neste artigo você aprenderá sobre as mudanças geradas pelos abraços. Experimente!

Eles nos conectam, nos confortam, nos permitem expressar sentimentos, nos fazem sentir que tocamos o céu… há muitos benefícios dos abraços para a saúde. Não devemos desprezá-los. Eles são uma injeção psíquica total! Saiba mais no artigo a seguir.

Quais são os benefícios dos abraços?

Quando damos ou recebemos um abraço, um hormônio chamado oxitocina, conhecido como hormônio da “felicidade”, é liberado. Isto também está relacionado ao vínculo social, principalmente entre mãe e filho e, como se não fosse o suficiente, ainda traz mais benefícios. Por exemplo, reduz a pressão arterial e o estresse e aumenta o bem-estar geral.

Para ser eficaz, o contato físico deve ser sincero, silencioso e, acima de tudo, durar alguns segundos. Não há nada mais bonito do que se refugiar nos braços de alguém que amamos. Embora nos tenham ensinado que abraçar é algo “íntimo” (e realmente é) a verdade é que, mesmo na rua e com alguém que não conhecemos muito, pode ser o que precisamos para que um dia cinza se torne colorido. Estes são alguns dos benefícios dos abraços para a nossa saúde:

1. Enchem o corpo de oxigênio

Neto abraçando avó

Quando abraçamos alguém, nossos níveis de hemoglobina são estimulados e isso se traduz em um maior transporte de oxigênio na corrente sanguínea e nos órgãos vitais. É como se a gente pudesse rejuvenescer em um instante!

2. Reduz a pressão sanguínea

Este benefício não está apenas relacionado aos abraços, mas também às carícias e ao “simples” fato de andar de mãos dadas com um ente querido. Em qualquer caso, a pressão arterial e a frequência cardíaca são reduzidas, e isso se traduz em mais tranquilidade e num menor risco de problemas cardíacos.

3. Ajuda no desenvolvimento dos bebês

Filho dando beijo no rosto de seu pai

Ao abraçar um recém-nascido, mães, familiares e até mesmo enfermeiras e médicos estão o ajudando a melhorar o processo de desenvolvimento, ter mais vitalidade, ficar menos doente e se relacionar com o meio ambiente. Eles também servem para que o bebê reconheça outras pessoas!

4. Reduz o estresse

Ao voltar para casa depois de um dia estressante, não existe um remédio melhor do que um bom abraço de nossos filhos, nosso parceiro ou até mesmo de nosso animal de estimação. Isso ocorre porque o contato com alguém que amamos alivia grandemente nossas preocupações, nos permite esquecer problemas de trabalho ou financeiros e automaticamente nos proporciona um sorriso no rosto. Melhor do que um banho quente ou um chá de ervas, abrace alguém para dizer adeus ao estresse.

5. Fortalece o sistema imunológico

Sistema imunológico

Outro benefício dos abraços é que eles não são apenas desfrutados em nossas primeiras horas de vida, mas também quando já somos adultos. Ao abraçar ou ser abraçado, nosso sistema imunológico fica mais forte e reduz a possibilidade de adoecermos por causa dos vírus e bactérias que estão espalhados por aí, principalmente no inverno. Então, quando a temperatura cai, a temporada de abraços começa para todos. Diga adeus ao resfriado e à dor de garganta.

6. Elimina a insônia

Os abraços são um poderoso medicamento para dormir que pode nos ajudar em uma noite em que está difícil pregar o olho, seja porque a nossa mente não para de pensar nos problemas ou porque estamos no meio de uma grande tormenta. Se for difícil para você adormecer e você já está percebendo o estrago que isso está causando na sua saúde, o melhor remédio é dormir com alguém que você ama muito. Leve seu cão ou gato para a cama caso você more sozinho!

7. São antidepressivos

Amigas se divertindo na praia

Da mesma forma que os abraços nos permitem dormir ou eliminar o estresse, eles também servem como um antidepressivo poderoso. Se nos sentimos tristes, ansiosos ou não conseguimos encontrar o sentido de nossa vida, é sempre bom abraçar alguém próximo a você. Esse contato pode retornar o significado à vida e nos fazer sentir acompanhados e compreendidos.

Mais benefícios dos abraços

Além das vantagens de dar e receber abraços para a nossa saúde, também podemos encontrar outros benefícios dos abraços em um âmbito emocional e mental:

1. Aumenta a segurança e a confiança

Amigas tomando uma xícara de chá

Quando somos abraçados, nos sentimos bem-vindos, apoiados e protegidos. Nós podemos sair na rua, fazer uma apresentação na frente de muitas pessoas, fazer uma prova ou nos encorajar a realizar algo do qual estamos fugindo há muito tempo. Se você precisa de uma dose de confiança em qualquer situação que o deixa nervoso, não hesite em pedir um abraço. Você vai relaxar e conseguirá fazer qualquer coisa.

2. Reduz a irritação

Ao estimular a circulação sanguínea, os abraços podem ajudar quando a raiva nos invade em certas situações. Por quê? Porque eles permitem eliminar todas as tensões acumuladas e relaxar. Se você estiver de mau humor por algum motivo em particular, peça um abraço de alguém que você gosta. Até mesmo seu colega de trabalho pode ajudá-lo.

3. Expressar sentimentos

Amigas se abraçando

Que melhor maneira de dizer a alguém que você o ama do que lhe dando um abraço? Esta ação favorece a expressão emocional sem a necessidade de usar palavras. Todos sabem o significado de abraçar alguém. Eles podem dizer: “você pode contar comigo”, “você é importante para mim”, “eu vou protegê-lo”, “eu entendo você”, “eu preciso de você”, “eu amo você” e muito mais. Podemos nos conectar com os outros e ambos se beneficiam do contato. É hora de abraçar mais!