Os melhores truques para decorar a sala de estar

9 de janeiro de 2019
Aprenda a decorar sua sala de estar com nossos truques. São muito fáceis de seguir e ajudarão a obter o resultado tão desejado. Por isso, não deixe de ler!

Uma sala de estar é um espaço um pouco menor do que uma sala ou living room. Costuma ser destinada à realização de atividades de curta duração, como conversar e receber visitas breves.

No entanto, também se trata de um espaço que pode ser reservado para a intimidade.

Há uns 400 anos, as classes altas usavam estes lugares para se retirarem depois do jantar e dedicarem um tempo para descansar ou mesmo realizar algumas atividades como costurar, ler, pintar ou tocar algum instrumento.

Esta foi a origem da sala de estar. E neste artigo mostramos os melhores truques para decorá-la.

A sala de estar é conhecida como parlor na América e sitting room no Reino Unido. Cabe destacar que, com o tempo, o termo parlor foi substituído por drawing room, que se contrapõe com withdrawing room.

Um espaço privado que, em português se traduziria como “sala para se retirar”.

A sala de estar, um espaço para a serenidade

Decorar sala de estar

Na antiguidade, dava-se um grande valor à conversa cara a cara. Considerava-se uma necessidade tão importante quanto a privacidade.

Assim sendo, as casas destinavam um espaço para poder falar com tranquilidade, talvez com uma xícara de chá ou café, sobre os temas de interesse. Os negócios e as confidências eram os mais frequentes.

Nesse espaço, procurava-se fazer uma demonstração de bons modos, cortesia e refinamento. Por isso, tratava-se de um local que favorecia a exibição de objetos preciosos e o exercício da melhor “compostura” ante as visitas.

Em outras palavras, uma sala de estar era o ambiente que acolhia um código de comunicação determinado. Dessa forma, devia estar o mais apresentável possível em termos de:

  • Ordem.
  • Moda.
  • Limpeza.
  • Harmonia.

A sala de estar de hoje em dia

Na atualidade, esse é um espaço que é utilizado simplesmente para descansar ou realizar atividades de ócio e recolhimento, como a escrita ou a leitura.

É claro que, sempre ficarão algumas reminiscências das práticas mais antigas: conversar ou desfrutar de uma bebida.

Por outro lado, é necessário indicar que já não se decora com o objetivo de impressionar os demais, mas sim em função dos próprios gostos.

Descubra alguns truques que serão muito úteis.

Também pode te interessar: Decoração rústica: dicas interessantes

Truques para decorar uma sala de estar

Estilo eclético da sala de estar

Um espaço prático e confortável

Em primeiro lugar, lembre-se que uma sala de estar é decorada com móveis auxiliares de proporções bem menores.

Dessa forma, em uma sala de estar temos, no máximo duas cadeiras, uma mesa e pouco mais.

Nesse espaço, foca-se na praticidade como sinônimo de comodidade. Por isso usam-se poucos móveis e os acessórios tendem a ser escassos e pequenos.

Para obter uma sala de estar acolhedora é possível colocar três elementos principais: uma boa poltrona, uma mesa e uma estante.

Não é comum incluir dispositivos eletrônicos, ainda que, às vezes, inclui-se um televisor na parede. Por outro lado, costuma-se colocar um reprodutor de música (principalmente no estilo vintage).

Cores neutras

Em segundo lugar, é preciso ser inteligente com o uso das cores. Este elemento, em particular, sempre pode ser nosso melhor aliado na hora de decora; por isso, convém não ir ao extremo.

É possível empregar todo tipo de cor. No entanto, as mais populares na atualidade são os tons neutros, dado o predomínio da tendência minimalista.

Para obter uma sala de estar preciosa, pode-se fazer uso de cores neutras e acessórios em uma cor viva e alegre. Assim se consegue gerar contraste e trazer frescor sem cair nos exageros.

  • Por exemplo, se a paleta de neutros é quente, ao adicionar acessórios na cor turquesa, o resultado será muito harmonioso e refinado. Inclusive pode ficar relaxante.

O que devemos evitar?

Decore a sala de estar

  • Sobrecarregar as paredes (tanto com cor, bem como com acessórios). Com relação à sala de estar, “menos é mais”.
  • Se seus móveis são simples, tente adicionar algum acessório chamativo; pode ser um abajur, um arranjo de flores ou algum outro objeto de sua preferência.
  • Nem sempre é necessário adicionar tapetes; no entanto, pode-se incluir um na frente da poltrona; melhor de fios longos.
  • Os espelhos são elementos que permaneceram nas salas de estares ao longo do tempo. Deve-se evitar aqueles que não tem moldura.
    Ademais, são mais bonitos aqueles com cortes simples: ovalados, circulares, retangulares ou quadrados.

Leia também: Acessórios para a sala

A decoração das paredes

Por fim, com relação às paredes, estas podem ser decoradas com algumas peças (um relógio, quadros, tapetes, adesivos de vinil, etc.).

Ademais, pode-se colocar um bonito papel pintado que brinde cor e gere um bonito efeito visual.

  • Por exemplo, hoje em dia está muito na moda os papéis com impressões de espaços ao ar livre. Estes criam a ilusão de que a casa está conectada com a natureza.

Os truques para decorar uma sala de estar variam em função das dimensões do espaço disponível; por isso, o mais conveniente é observar e analisar, antes de tudo, o que resulta funcional, confortável e agradável.

O importante é dar relevância à serenidade que se deseja obter no ambiente. Assim, sua sala de estar se converterá no local mais agradável da casa.