Os melhores remédios para tratar infecções do trato urinário

· 21 de junho de 2018
Tomar antibióticos não é a única opção para curar infecções do trato urinário. Existem remédios efetivos que não exigem receita médica e podem ser feitos em casa.

As infecções do trato urinário podem ocorrer em qualquer lugar do sistema urinário: rins, ureteres, bexiga e uretra. A maioria dos casos ocorre no nível do trato urinário inferior (bexiga e uretra).

As mulheres têm um risco maior do que os homens de desenvolver esta condição, cujos sintomas podem ser muito dolorosos e irritantes.

Sintomas

As infecções do trato urinário nem sempre causam sinais e sintomas, mas, quando o fazem, podem incluir:

  • Uma forte e persistente necessidade de urinar.
  • Sensação de ardor ao urinar.
  • Pequenas quantidades de urina.
  • Urina que parece turva.
  • Urina que aparece vermelha ou rosa brilhante, um sinal de sangue na urina.
  • Odor forte.
  • Dor pélvica, que nas mulheres tende a ocorrer no centro da pelve e ao redor da área do osso púbico.

Visite este artigo: 8 razões para o mau cheiro na urina

Causas

Dor abdominal pode indicar infecções do trato urinário

As infecções do trato urinário geralmente ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga. Embora o sistema urinário seja projetado para evitar invasores microscópicos, essas defesas às vezes falham.

  • Infecção da bexiga (cistite).  Normalmente, esse tipo de infecção urinária é causado por Escherichia coli, um tipo de bactéria comumente encontrada no trato gastrointestinal. No entanto, às vezes outras bactérias são responsáveis.
  • As relações sexuais. Eles podem causar cistite, mas você não precisa ser sexualmente ativo para desenvolvê-la. Todas as mulheres correm o risco de desenvolver cistite devido à sua anatomia, especificamente devido à curta distância da uretra ao ânus e à abertura da uretra para a bexiga.
  • Infecção da uretra (uretrite). Pode ocorrer quando as bactérias se espalham do ânus para a uretra.

Tratamento

Os antibióticos  são a primeira linha de tratamento para infecções do trato urinário. Frequentemente, os sintomas desaparecem dentro de alguns dias após a toma das drogas.

No entanto, tomar antibióticos não é a única opção para superar os sintomas de uma infecção do trato urinário. Na verdade, existem alguns remédios que não exigem receita médica e podem ser feitos em casa. Estes podem complementar o tratamento indicado pelo seu médico.

1. Beba água

Beba bastante água para tratar infecções do trato urinário

Uma das primeiras coisas que você deve fazer quando você tem uma infecção do trato urinário é beber muita água. Isso porque a água potável pode ajudar a eliminar as bactérias que estão causando a infecção e o coloca no caminho certo para recuperação.

Você quer saber mais? 7 dicas para beber mais água e melhorar a saúde

2. Aumentar o consumo de vitamina C

Comer muitos alimentos ricos em vitamina C  é importante porque esta vitamina faz com que a urina seja mais ácida. Isso inibe o crescimento de bactérias no trato urinário. Os suplementos de vitamina C também podem ajudar se você tiver uma infecção do trato urinário ativa.

3. Remova irritantes da sua dieta

Evite beber álcool se quiser tratar infecções do trato urinário

A cafeína, o álcool, os alimentos picantes, a nicotina, as bebidas carbonatadas e os adoçantes artificiais podem irritar a sua bexiga. Isso dificulta o seu corpo a se curar rapidamente. Concentre-se em alimentos saudáveis, como carboidratos ricos em fibras, que são bons para a saúde geral.

4. Esvazie sua bexiga de novo

Toda vez que você esvazia sua bexiga, mesmo que apenas uma pequena quantidade, você se livra de algumas bactérias que causam a infecção.

5. Considere os remédios caseiros

  • Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio pode ser usado para tratar infecções do trato urinário

As infecções do trato urinário não tratadas podem infeccionar os rins e se tornar um problema muito mais grave. Para ajudar a evitar que ela se desenvolva, misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água para ajudar a aliviar a infecção. O bicarbonato de sódio neutraliza a acidez na urina e acelera a recuperação.

  • Mirtilos

O suco de mirtilos impede infecções do trato urinário, agindo sobre a bactéria que causa infecção que se acumula na bexiga.

Também tem um efeito antibiótico muito leve. Beber 4 copos de suco de mirtilos por dia pode ajudar a manter sua bexiga livre de infecção.

Mas se você tende a ter infecções de transmissão sexual ou está lidando com uma neste momento, tente beber pelo menos 2 a 4 copos de suco de mirtilos por dia.

Adicione um punhado dessas bagas saborosas ao cereal da manhã.

  • Abacaxi
O abacaxi pode ser usado para tratar infecções do trato urinário

Comer abacaxis é um método doce para melhorar a infecção do trato urinário. A bromelina é uma enzima encontrada nos abacaxis. Comer bromelina juntamente com a sua habitual rotina de antibióticos ajudará a se livrar da infecção.

É importante informar o seu médico sobre os remédios naturais que está a tomar e quaisquer outras ervas ou medicamentos que você toma, pois os efeitos colaterais ou as interações medicamentosas às vezes podem ser graves.