Comichão e ardor vaginal? Experimente estes remédios

As infecções vaginais são muito comuns em mulheres, independentemente da idade. Dois dos sintomas que podem alertá-la para esse problema são a coceira e a queimação.
Comichão e ardor vaginal? Experimente estes remédios
Nelton Abdon Ramos Rojas

Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Última atualização: 11 agosto, 2022

Dada a sua anatomia, as mulheres estão muito mais propensas a infecções na área genital. Tais infecções geralmente incluem sintomas como inflamação, irritação, comichão e ardor vaginal; e também, alterações no fluxo.

Essas alterações podem ocorrer com maior intensidade em mulheres com idade entre 15 e 40 anos. Agora, esses sintomas podem responder a diferentes causas, como:

  • Estresse
  • Eczema
  • Psoríase
  • Vaginose bacteriana
  • Alterações hormonais
  • Sistema imunológico enfraquecido
  • Má higiene ou excesso da mesma. 
  • Infecções bacterianas ou fúngicas.
  • Infecções sexualmente transmissíveis.

Os remédios para coceira e ardor vaginal funcionam?

De acordo com a medicina alternativa, existem alguns remédios naturais que podem ser usados ​​para tratar a vaginose bacteriana e seu desconforto, como comichão e ardor vaginal. No entanto, a verdade é que eles nem ao menos devem ser considerados como um bom suporte para o tratamento farmacológico prescrito pelo médico.

Os remédios caseiros que a medicina alternativa geralmente recomenda passam a ser, em sua maioria, alimentos com propriedades antimicrobianas (bastante exageradas) que, supostamente contribuem para a eliminar a infecção. Na realidade, podem piorá-la.

Vamos rever as afirmações que geralmente são feitas quando se trata de uma infecção vaginal.

1. Iogurte natural?

comichão e ardor vaginal

Uma das recomendações mais populares para o tratamento de infecções e desconfortos vaginais é o uso tópico de iogurte.

Acredita-se que o ácido lático e as bactérias presentes nos componentes do iogurte natural possam ajudar a aliviar o prurido e a queimação vaginal e, por sua vez, eliminar possíveis infecções encontradas nessa área.

Espalhar iogurte dentro da vagina não eliminará a infecção que você tem ou evitará futuros desconfortos. Nem mesmo se você fizer isso diariamente. Não há evidências científicas para validar o uso deste remédio.

2. Vinagre de maçã?

A crença de que o vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que podem não apenas eliminar bactérias e fungos, mas também regular o pH natural da vulva, tornou-se popular. No entanto, os médicos não recomendam, em circunstância alguma, o uso deste remédio, mesmo de maneira complementar a qualquer tratamento.

O uso tópico de vinagre pode causar reações cutâneas adversas, principalmente na área genital.

Leia também: 5 curiosos usos do vinagre de maçã

3. Alho?

Comichão e ardor vaginal

 

Outra das grandes mentiras que geralmente circula na rede é que o alho é um alimento com propriedades antibacterianas e antibióticas potentes, capaz de eliminar bactérias e leveduras que colocam em risco a saúde vaginal.

No entanto, até o momento, não foram encontradas evidências suficientes para validar tais alegações. Por isso, não é aconselhável tratar qualquer desconforto ou doença com alho.

Esfregar um alho com uma cápsula de vitamina E, iogurte ou qualquer outro item não elimina nenhuma infecção ou melhora a saúde do sistema imunológico.

Recomendações para evitar comichão e ardor vaginal

comichão e ardor vaginal
  • Limpe a vagina da frente para trás.
  • Após a prática de exercícios, tome um banho e seque bem.
  • Evite coçar, mesmo se sentir coceira, para evitar irritar ainda mais a área.
  • Use roupas íntimas de algodão e troque-as pelo menos 2 vezes ao dia se tiver uma infecção vaginal.
  • Evite usar roupas molhadas, pois o excesso de umidade pode promover a intensificação dos sintomas de uma infecção.
  • Se possível, durma sem roupas íntimas até que a coceira desapareça.
  • Evite banhos de espuma, bem como o uso de absorventes higiênicos perfumados e loções vaginais. Em vez disso, use sabonetes de pH neutro para evitar alterar o ph da vagina.

Antes de usar qualquer remédio, é melhor consultar o seu médico e seguir suas instruções. Lembre-se de que, embora possa não parecer, a aplicação de um alimento (como iogurte ou alho) em uma área tão delicada quanto a vagina pode desencadear reações adversas e agravar o problema. Portanto, tenha cuidado com essas soluções naturais “mágicas” que prometem ótimos resultados.

Por outro lado, se o problema não melhorar, mesmo com a implementação das recomendações acima, é muito importante que você procure o seu ginecologista de confiança o mais rápido possível, para uma avaliação e diagnóstico.

Pode interessar a você...
Remédios caseiros para as infecções vaginais frequentes
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Remédios caseiros para as infecções vaginais frequentes

Especialistas afirmam que todas as mulheres sofrerão uma ou várias vezes de infecções vaginais ao longo de suas vidas. Veja alguns remédios naturai...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Darvishi, Maryam et al. “The Comparison of vaginal cream of mixing yogurt, honey and clotrimazole on symptoms of vaginal candidiasis” Global journal of health science vol. 7,6 108-16. 3 Apr. 2015, doi:10.5539/gjhs.v7n6p108
  • Bitew, Adane et al. “Prevalence of Bacterial Vaginosis and Associated Risk Factors among Women Complaining of Genital Tract Infection” International journal of microbiology vol. 2017 (2017): 4919404.

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.