Os 5 melhores alimentos crus para definir a barriga

· 8 de janeiro de 2019
A cebola nos ajuda a acelerar o metabolismo e reduzir os níveis de açúcar no sangue. Devemos consumi-la crua, já que quando a cozinhamos ela perde até 60% de suas enzimas benéficas.

Certamente você já ouviu falar dos benefícios da dieta baseada em alimentos crus para cuidar da forma física e definir a barriga. Quando falamos em “alimentos crus”, não estamos nos referindo em hipótese alguma a consumir carne ou peixes sem cozinhá-los. Não se assustem!

Segundo alguns nutricionistas, aumentar o consumo de verduras e frutas cruas vai nos ajudar não somente a definir a barriga, mas também a prevenir diversas doenças, e inclusive a atrasar o envelhecimento precoce. Assim, temos certeza de que esta informação será do seu interesse.

Os grandes benefícios de consumir alimentos crus

Existem inúmeros alimentos que, se consumidos crus nos oferecem muito mais benefícios do que se fossem cozidos. Serão mais ricos em vitaminas, minerais e enzimas digestivas, e além disso, ajudarão a nos sentirmos mais saciados.

É certo que, na hora de consumi-los crus, temos que conhecer bem qual é a sua origem. Quanto mais natural e menos químicos ou pesticidas tiverem recebido durante o seu cultivo, muito melhor. Por isso não hesite em adquiri-los em lojas orgânicas ou mercados especializados.

Quer saber como os alimentos crus podem te ajudar a definir a barriga?

Alimentos crus para conseguir uma barriga chapada

Adeus ao inchaço abdominal

Se você costuma ter problemas para digerir os alimentos e sofre de gases, consumir 5 unidades por dia de frutas ou verduras cruas ajudará a combater melhor estes incômodos problemas.

Você mastigará mais devagar e os alimentos chegarão muito melhor ao estômago. Além disso, permitirá que sejam secretadas as enzimas digestivas e que os nutrientes se absorvam de forma adequada. E não nos esqueçamos de que consumir alimentos crus é a melhor dica para evitar a prisão de ventre.

Leia também: Manga contra a prisão de ventre: benefícios e formas de prepará-la

Ficamos mais saciados

Este tipo de alimento cru nos permite não somente absorver melhor os nutrientes, mas nosso cérebro também produzirá uma série de neurotransmissores que nos indicam que estamos saciados, aumentando inclusive o nível de serotonina, o que melhora o nosso humor.

Retardaremos o envelhecimento

Será que podemos mesmo evitar as incômodas rugas? Não é que possamos evitá-las, mas sim que sejamos capazes de retardar o seu aparecimento graças ao alto teor de antioxidantes presentes nos alimentos crus.

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas de Nutrição Humana sobre o Processo de Envelhecimento Jean Mayer da Universidade Tufts, de Boston, comer frutas e verduras todos os dias nos fará ter mais antioxidantes para combater o envelhecimento cerebral e diversas doenças degenerativas como, por exemplo, o Alzheimer.

Equilíbrio entre sódio e potássio

Você sabia que consumir vegetais crus é uma ótima maneira de obter potássio? É isso mesmo. Determinadas frutas e verduras são ideais para equilibrar o excesso de sódio no organismo e favorecer a nossa saúde.

Perfeitos para ajudar a perder peso

São muitas as pessoas que incluem determinados alimentos crus à dieta diária para perder peso.

É uma forma realmente eficaz, já que, com eles, conseguem se manter muito saciadas e se nutrir de maneira adequada com alimentos pobres em calorias e sem gorduras.

Você deve estar ciente de que seguir esta dieta requer um pouco de força de vontade. Trata-se de comer ao longo do dia 5 unidades de frutas ou de verduras cruas, combinando-as também com sementes, brotos e outros alimentos que forneçam proteínas.

Assim, você conseguirá perder gordura abdominal e definir a barriga. Mas, tenha em mente que será necessário um pouco de esforço.

Quais são os melhores alimentos crus?

O brócolis e o agrião

Brocolis ajuda a ter barriga chapada

Você já sabe o quanto o brócolis e o agrião são saudáveis. Falamos sobre eles em várias ocasiões neste nosso espaço, e sempre recomendamos que eles fossem consumidos entre 1 e 2 vezes na semana.

Mas, você sabia que é melhor consumi-los crus? Quando estes dois vegetais são cozidos, perdemos exatamente a enzima que nos protege do câncer e que, além disso, melhora nosso processo digestivo.

Para comê-los crus, basta cortá-los em pedaços bem pequenos e combiná-los com outros brotos. São ideais para regular o nosso peso.

O pimentão vermelho

Pimentão ajuda a conseguir uma barriga chapada

Sem gordura e ideal para acelerar o nosso metabolismo, o pimentão vermelho sempre será mais saudável se for consumido cru. Desta forma, poderemos combater a prisão de ventre, o estômago irá digeri-lo melhor e iremos obter diversas vitaminas e antioxidantes. Não se esqueça de incluí-lo em finas tirinhas na sua salada.

Não perca: Pimentão, uma grande fonte de vitaminas

A cebola

cebola ajuda na dieta para barriga chapada

Você gosta de cebola? Ela dá um toque original aos nossos pratos, um sabor que combina muito bem com vários alimentos.

É preciso saber que, ao cozinhá-las, muitas das enzimas que cuidam da nossa digestão e que nos oferecem minerais e antioxidantes saudáveis se perdem em 60%. Assim, qual é a solução? Melhor ingeri-la crua e em quantidades não muito elevadas.

Você conseguirá acelerar seu metabolismo e se beneficiar de uma substância chamada glucoquinina, que ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue. É ideal!

A maçã verde

maçã verde na dieta para barriga chapada

Nada de geleia de maçã nem de sucos naturais. O melhor é consumir uma maçã verde pelas manhãs, incluindo a casca. É uma forma saudável de cuidar da nossa saúde, eliminar gordura e definir a barriga.

O alho

alho

Na hora de fazer nosso arroz do dia a dia ou até para cozinhar a carne, é comum usarmos alguns dentes de alho.

Eles oferecem sabor e fazem com que estes pratos fiquem com um gosto muito bom. No entanto, você deve saber que, se consumirmos o alho cru, obteremos muito mais benefícios, já que ao cozinhá-lo perdemos a alicina, este componente que atua como um antibiótico natural e como depurador do nosso organismo.

Por fim, o que você acha de, por exemplo, começar as manhãs com um copo de água com um dente de alho cru?

  • Casa Nova Derivi, S., Marques Mendez, M. H., Rezende Rodrigues, M. C., & Fernandes, M. L. (1988). A fraçäo fibra da dieta em alimentos crus e processados. Arch. latinoam. nutr, 38(4), 965-78.