Os 10 melhores alimentos para limpar as artérias e veias

Embora todas as frutas vermelhas sejam ricas em antioxidantes, o romã possui a maior quantidade. Ao limparmos as artérias e veias, também prevenimos a arteriosclerose.
Os 10 melhores alimentos para limpar as artérias e veias

Última atualização: 05 Outubro, 2018

Desde sempre, a alimentação possui um papel muito importante em nossa saúde, seja para o bem ou para o mal. Existem determinados alimentos que, com o passar do tempo, podem obstruir as artérias, causando problemas de circulação e doenças cardiovasculares que podem levar à morte. No entanto, também existem alimentos que ajudam a limpar as artérias e veias que, ao serem incluídos na dieta, podem nos ajudar a prevenir um grande número de doenças.

De acordo com as pesquisas, a arteriosclerose é uma das doenças que causa mais mortes anualmente em todo o mundo. Esta doença é um problema bastante complexo que provoca autoimunidade, infecções, incompatibilidades, entre outros. Mas, além da arteriosclerose, quando as artérias e as veias se obstruem, também pode ocorrer hipertensão e doenças do coração.

Levando em consideração a importância de uma boa alimentação para prevenir todas estas doenças, a seguir compartilharemos os 10 melhores alimentos para limpar as artérias e veias.

Alho

Uso do Alho para limpar artérias

É o número um dos alimentos para promover a limpeza arterial, pois possui propriedades antioxidantes muito poderosas que têm a capacidade de combater os radicais livres do nosso corpo e, ao mesmo tempo, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumenta os níveis de colesterol bom. Este ótimo benefício melhora o fluxo sanguíneo e ajuda a combater a hipertensão.

Aveia para limpar as artérias e veias

Este alimento é recomendado especialmente para iniciar o dia, pois além de promover a boa digestão, também nos proporciona energia para o restante do dia. Entre os grandes benefícios de consumir aveia, está seu poder de reduzir a habilidade do colesterol de se fixar nas paredes das artérias, evitando assim o desenvolvimento da arteriosclerose e problemas do coração.

Maçã

Uso da maçã para emagrecer e limpar as artérias e veias

As maçãs possuem uma substância chamada pectina, que é uma fibra que se une com o colesterol, como foi explicado por Liz Applegate, Ph.D, membro da faculdade e diretora de nutrição esportiva na Universidade da Califórnia em Davis. Além do mais, as maçãs contêm flavonoides que podem reduzir em até 50% o risco de sofrer um problema do coração.

Peixe para limpar as artérias e veias

O peixe azul é uma fonte rica de ácidos graxos ômega 3, que são as denominadas “gorduras boas” que o nosso organismo precisa para funcionar em perfeitas condições e limpar as artérias e veias. Entre os peixes recomendados, podemos encontrar: o salmão, a cavala, o atum, a truta, o arenque e as sardinhas.

Cúrcuma

cúrcuma para limpar as artérias e veias

Um dos princípios ativos da cúrcuma, chamado de curcumina, vem dando excelentes resultados como cardioprotetor. As pesquisas conseguiram determinar que graças a isto, a cúrcuma pode evitar o dano nas artérias associados com a obstrução.

Espinafre

Esta hortaliça de folhas verdes é rica em vitaminas A e C, que de acordo com pesquisas, podem prevenir a oxidação do colesterol e problemas como a arteriosclerose.

Oleaginosas

Frutos secos ajudam a limpar as artérias e veias

As oleaginosas também são boas aliadas para evitar a obstrução das artérias e estimular sua limpeza. Esta maravilhosa propriedade se deve ao conteúdo de gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos ômega 3 que elas possuem, que é a chave para a saúde arterial. Entre as oleaginosas recomendadas, podemos encontrar: as avelãs, as amêndoas, as nozes e o amendoim.

Azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem tem muitas propriedades para a saúde e, entre elas, está incluída sua capacidade de prevenir as doenças do coração. Este alimento é uma gordura monoinsaturada, com menos chances de se oxidar, o que evitará que o colesterol oxidado e se fixe nas paredes das artérias.

Tomates

Tomates na dieta para limpar as veias e artérias

Os tomates possuem uma fonte significativa de licopenos, que é um antioxidante que evita que o colesterol ruim se fixe às paredes arteriais. De acordo com as pesquisas, o consumo diário de tomate reduz significativamente o risco de formação de placas nas artérias.

O suco de romã ajuda a limpar as artérias e veias

Está cientificamente comprovado que o suco de romã possui mais níveis de antioxidantes que outros sucos como o de amoras, mirtilos e laranja. Graças a esta propriedade, o suco de romã também se mostrou muito eficaz no tratamento do dano nas artérias, chamado de arteriosclerose, em um estudo que foi realizado com cobaias.



  • Pérez-Jiménez, F., Ros, E., Solá, R., Godás, G., Pérez-Heras, A., Serra, M., … nombre del Grupo de Unidades de Lípidos de la Sociedad Española de Arteriosclerosis, E. (2006). Consejos para ayudar a controlar el colesterol con una alimentación saludable. Clin Invest Arterioscl. http://doi.org/10.1016/S0214-9168(06)73670-1
  • Avci A1, Atli T, Ergüder IB, Varli M, Devrim E, Aras S, Durak I. Effects of garlic consumption on plasma and erythrocyte antioxidant parameters in elderly subjects. Gerontology. 2008;54(3):173-6. doi: 10.1159/000130426. Epub 2008 May 7.
  • Kapil, V., Milsom, A. B., Okorie, M., Maleki-Toyserkani, S., Akram, F., Rehman, F., … Ahluwalia, A. (2010). Inorganic nitrate supplementation lowers blood pressure in humans: Role for nitrite-derived no. Hypertension. http://doi.org/10.1161/HYPERTENSIONAHA.110.153536
  • Periago, M. J., Martinez-Valverde, I., & Ros, G. (2001). Propiedades químicas, biológicas y valor nutritivo del licopeno. Anales de Veterinaria.
  • Covas, M.-I., De La Torre, R., & Fitó, M. (2014). Scientific evidence of the benefits of virgin olive oil for human health. Medicina Balear. http://doi.org/10.3306/MEDICINABALEAR.29.02.39
  • Lavie, C. J., Milani, R. V., Mehra, M. R., & Ventura, H. O. (2009). Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Cardiovascular Diseases. Journal of the American College of Cardiology. http://doi.org/10.1016/j.jacc.2009.02.084
  • Srivastava, G., & Mehta, J. L. (2009). Currying the heart: Curcumin and cardioprotection. Journal of Cardiovascular Pharmacology and Therapeutics. http://doi.org/10.1177/1074248408329608
  • Meydani, M. (2009). Potential health benefits of avenanthramides of oats. Nutrition Reviews. http://doi.org/10.1111/j.1753-4887.2009.00256.x