7 opções de café da manhã para perder peso e não ficar com fome
Não passar fome é possível mesmo que estejamos fazendo uma dieta. Como? Muito simples. Tudo tem a ver com a quantidade de alimentos e a qualidade dos mesmos. Assim como afirmam especialistas do Ace Medical Weight Loss Center (Estados Unidos), parar de comer nunca é a melhor opção se realmente quisermos ter uma boa saúde e um corpo bonito, de acordo com a nossa constituição.
O café da manhã é a refeição mais importante do dia porque nos dá a energia necessária para desenvolver nossas atividades. Muitas pessoas optam por tomar um bom café da manhã para se nutrir, saciar e evitar cair na tentação ao longo do dia.
Ao contrário do que você pode pensar à primeira vista, o café da manhã não engorda. Obviamente, a questão é manter o equilíbrio.
O café da manhã que pode te ajudar a perder peso
Um café da manhã que ajuda a perder peso não deve ser pobre em calorias porque, se fosse esse o caso, ficaríamos com fome durante todo o dia, o que nos faria beliscar alimentos que não devemos. Pelo contrário, deve ser uma refeição equilibrada e satisfatória, contendo:
- Fibras.
- Proteínas.
- Gorduras.
- Carboidratos.
O que devemos evitar para perder peso são farinha refinadas e doces, bem como os embutidos e a manteiga. Além disso, para aumentar a eficácia desses cafés da manhã, é recomendável combiná-los sempre com uma dieta saudável e a prática regular de exercícios.
7 cafés da manhã que podem nos ajudar a emagrecer sem ficar com fome
1. Aveia com leite vegetal
A aveia é um alimento excelente para qualquer café da manhã saudável. Ela nos dá muita energia, é saciante e rica em fibras, o que favorece o trânsito intestinal e a eliminação de resíduos. Além disso, tem propriedades relaxantes para o sistema nervoso que podem nos ajudar a reduzir a ansiedade. É isso que afirma esse estudo realizado da Universidade de South Australia.
Um café da manhã simples e nutritivo que ajude a emagrecer sem ficar com fome consiste em ferver um pouco de aveia em alguma bebida vegetal (soja, arroz, amêndoas, etc.). Podemos adicionar um pouco de baunilha ou canela, algumas nozes ou um pouco de cacau. Embora seja uma opção ideal para dias frios, também pode ser tomado em dias quentes.
2. Sucos verdes
Os sucos verdes estão na moda porque são muito saudáveis e nos permitem perder peso rapidamente sem ter que passar fome. Apesar da sua cor (devido ao seu conteúdo em folhas verdes: espinafre, aipo, rúcula, beterraba, entre outros), seu sabor é doce e delicioso. Isso porque também contém frutas doces (bananas, pêssegos, maçãs).
Esses sucos são muito saciantes graças ao alto teor de fibras, e possuem um alto poder depurativo que facilita a eliminação de toxinas. São excelentes para começar o dia porque o corpo pode aproveitar a levulose (açúcar presente nos vegetais) dos ingredientes para obter a energia que necessita.
3. Torradas integrais com abacate
Para aqueles que não podem ficar sem o pão no café da manhã, recomendamos optar por pães integrais de cereais diferentes: como espelta, centeio e trigo-sarraceno. Atualmente, podemos encontrar uma grande variedade de pães feitos de forma mais artesanal que nos surpreenderão pelo seu sabor.
Para acompanhar a nossa porção de pão de trigo integral no café da manhã, uma boa opção é o abacate, uma fruta muito completa, rica em proteínas, gorduras saudáveis e fibras. Também podemos acompanhar a nossa torrada com um pouco de ovo (caso não opte pelo abacate) ou um pouco de peito de peru, já que contêm nutrientes similares ao abacate. Embora no caso do ovo seja recomendado alternar seu consumo, visto que um abuso desse alimento pode aumentar o colesterol.
4. Omelete de espinafre e gaspacho
Para alguns, o café da manhã é muito importante. Na verdade, comem quase como se fosse um almoço. É preciso ter em mente que, embora seja bom comer bem no café da manhã, o excesso pode ser contraproducente. Especialmente porque uma refeição muito pesada no café da manhã pode nos deixar com sono.
As melhores opções para um café da manhã poderoso e não excessivo são as tortilhas (tomate, espinafre, cogumelos e queijo, etc.) e o gaspacho.
- Omelete de espinafre. Alimento muito completo, rico em proteínas e gorduras saudáveis.
- Gaspacho. Suco de vegetais crus que nos proporciona uma grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras.
5. Café com óleo de coco, canela e mel
Ingredientes
- 1 xícara de café
- 1 colher de chá de óleo de coco extravirgem (15 g)
- 1 colher de chá de canela do Ceilão (4 g)
- 1 colher de mel (21 g)
Modo de preparo
Teremos que bater os ingredientes para misturá-los bem. O resultado será uma bebida muito energizante para começar o dia. Claro, podemos acompanhar esse café com uma torrada de pão integral ou uma maçã.
6. Iogurte com granola
Um café da manhã simples, mas muito saudável, é o iogurte (natural ou grego) com granola. A granola é uma combinação de aveia com oleaginosas e sementes que nos fornece vários minerais (sódio, fósforo, cálcio, etc.) e vitaminas (C, K, etc.) . Recomendamos a preparação de granola caseira para evitar aquelas que incluem açúcares adicionados, visto que podem conter um maior número de calorias e são perigosos para a nossa saúde, de acordo com essa pesquisa da Universidade Nacional de Colêmbia.
7. Milkshake saudável de chocolate
Aqui apresentamos uma receita deliciosa e muito fácil para os amantes de chocolate que querem perder peso sem passar fome e ter um toque doce em seu café da manhã.
Ingredientes
- 1 banana
- 1 maçã
- 1 copo de leite de amêndoas (200 ml)
- 2 colheres de cacau (30 g)
- Stevia ou mel a gosto
Modo de preparo
Apenas bata os ingredientes por 1 minuto. Recomendamos beber à temperatura ambiente. Não é recomendado repetir a ingestão dessa batida no mesmo dia, já que pode ultrapassar o consumo de calorias recomendado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Paudel, D., Dhungana, B., Caffe, M., & Krishnan, P. (2021). A review of health beneficial properties of oats. Foods, 10(11), 1-23. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8625765/
- Sievert, K., Hussain, S. M., Page, M. J., Wang, Y., Hughes, H. J., Malek, M., & Cicuttini, F. M. (2019). Effect of breakfast o weight and energy intake: systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. BMJ, 364, 1-12. https://www.bmj.com/content/364/bmj.l42
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.