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O que são as funções cognitivas?

6 minutos
As funções cognitivas são as habilidades que nos permitem interagir com o mundo de forma adequada e eficaz. Correspondem a diferentes habilidades necessárias para a vida diária.
O que são as funções cognitivas?
Escrito por Edith Sánchez
Última atualização: 09 agosto, 2022

As funções cognitivas são as capacidades intelectuais de uma pessoa. Por meio delas, é possível realizar as atividades básicas do pensamento:

  • Seleção.
  • Recepção.
  • Armazenamento.
  • Transformação.
  • Elaboração.
  • Recuperação da informação.

Na prática, as funções cognitivas nos permitem realizar qualquer tipo de atividade. Elas incluem, por exemplo, orientar-se no espaço, falar, ler, escrever, ouvir música. Sem elas, é impossível interagir com a realidade.

Existem vários tipos, mas eles estão inter-relacionados entre si. Portanto, se há alguma alteração em uma dessas funções, é muito provável que as outras também sejam afetadas.

O que são as funções cognitivas?

As funções cognitivas são os processos mentais que nos permitem realizar qualquer tarefa ou atividade. Poderíamos dizer, em suma, que são as funções que nos permitem capturar, filtrar e processar as informações.

Conforme já observamos, existem várias delas. Veremos quais são.

Orientação

A orientação é uma habilidade que possibilita estarmos conscientes de nós mesmos e do contexto em que nos encontramos em um momento específico. É essencial para nos localizarmos no tempo, no espaço e na realidade individual.

Esta capacidade pode ser de 3 tipos:

  1. Pessoal. A capacidade para assimilar e integrar informações sobre a própria identidade e história pessoal.
  2. Temporal. Capacidade para organizar eventos ou situações no tempo, de forma cronológica.
  3. Orientação espacial. Para identificar onde estamos, para onde vamos ou de onde viemos.

Gnosias

As gnosias são a capacidade de reconhecer informações que foram aprendidas anteriormente. Existem gnosias simples e complexas.

As primeiras são aquelas em que há o envolvimento de apenas um sentido. Enquanto isso, nas segundas, vários sentidos intervêm ao mesmo tempo.

Deste ponto de vista, encontramos as seguintes:

  • Visuais. A capacidade para reconhecer estímulos através da visão.
  • Auditivas. Reconhecimento de estímulos através da audição.
  • Olfativas. Através do olfato.
  • Gustativas. Reconhecimento de estímulos através do paladar.
  • Tátil. Capacidade para reconhecer estímulos através do tato.
  • Esquema corporal. Reconhecer o corpo e suas partes como um todo, bem como o que é possível fazer com cada um dos seus elementos. Envolve também o ato de orientar o corpo em um espaço específico.
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A visão nos coloca em relação com a realidade, porém não age sozinha, mas sim se articula com os outros sentidos.

Atenção

A atenção é a capacidade de gerar um estado de ativação, direcioná-lo e mantê-lo de forma adequada, para que seja possível processar a informação corretamente. Refere-se aos processos de observação e de alerta, que nos permitem tomar consciência do que está acontecendo ao nosso redor.

Existem 3 tipos diferentes de atenção:

  1. Sustentada. Trata-se de um foco constante de atenção durante um longo período de tempo. Este estado também é conhecido como vigilante.
  2. Seletiva. Concentrar a atenção em algo sem permitir que outros estímulos interfiram para interromper esse processo.
  3. Alternada. Significa mudar o foco de atenção de uma tarefa para outra com fluidez.

Além disso, também há outro processo que faz parte das funções cognitivas próprias da atenção. Trata-se da velocidade de processamento. Ela é o ritmo no qual uma tarefa é executada ou o tempo que alguém leva para emitir uma resposta após a recepção de um estímulo.

Descubra: Transtorno por déficit de atenção

Funções executivas

As funções executivas correspondem a processos mentais complexos. Permitem planejar, organizar, orientar, revisar, regularizar e avaliar o próprio comportamento, seja para nos adaptarmos ou para atingir um objetivo.

Dentre as funções executivas encontramos as seguintes:

  • Raciocínio. Capacidade de relacionar ideias ou conceitos, de modo que se possa obter uma conclusão ou formar um julgamento.
  • Flexibilidade. É a capacidade de modificar a estratégia de comportamento, para que seja possível se adaptar às novas demandas de uma realidade específica.
  • Inibição. É a capacidade de ignorar estímulos ou informações de pouca importância.
  • Estimativa temporal. É a capacidade de calcular a passagem do tempo ou a duração de um acontecimento ou evento.
  • Planejamento. É a capacidade de desenvolver sequências eficazes a fim de atingir um determinado objetivo.
  • Memória de trabalho. É o sistema complexo que permite manter, manipular e transformar as informações que estão na mente.
  • Tomada de decisões. É a capacidade de ponderar e contrastar várias opções, bem como os seus possíveis resultados e consequências.
  • Execução dual. A capacidade de realizar duas tarefas simultaneamente, sem perder a atenção em nenhuma delas.
  • Multitarefa ou branching. Capacidade de alternar a realização de várias atividades ao mesmo tempo, sem perder o fio condutor de nenhuma delas.

Veja: O que é a disfunção executiva e como ela pode afetar você?

Praxias

As praxias são funções cognitivas que permitem a execução de movimentos organizados para atingir um objetivo ou realizar um plano de ação. Também envolvem o conhecimento dos objetos ou ferramentas para a realização do movimento ou ação.

Existem 4 tipos de praxias:

  1. Ideomotoras. Capacidade de realizar um gesto ou movimento simples de forma intencional.
  2. Ideativas. Capacidade de manipular objetos através de uma sequência de ações. Envolvem o conhecimento do objeto, da sua função e do resultado da ação, bem como dos passos que devem ser realizados.
  3. Faciais. Capacidade de fazer movimentos voluntários com as partes do rosto.
  4. Visuoconstrutivas. Fazer um desenho ou figura, planejando-o e realizando os movimentos necessários para obtê-lo.

Linguagem

A linguagem é uma das funções cognitivas mais complexas e fundamentais. Envolve a capacidade de operar com sinais sonoros ou escritos, que simbolizam objetos ou ideias. Tais signos devem estar de acordo com as convenções de uma comunidade linguística ou de pessoas que falam a mesma língua.

Existem vários processos que estão incluídos na linguagem:

  • Denominação. Capacidade de nomear pessoas, objetos ou fatos.
  • Vocabulário. Conhecimento das palavras e seu significado.
  • Expressão. Capacidade de formular ideias que façam sentido, usando esquemas gramaticais corretos.
  • Compreensão. Capacidade de entender a linguagem.
  • Discriminação. Diferenciar e interpretar os diferentes conteúdos da linguagem.
  • Repetição. Capacidade de produzir sons iguais aos que escutamos.
  • Escrita. Converter as ideias em imagens, símbolos e caracteres.
  • Leitura. Capacidade de interpretar imagens, símbolos e caracteres para depois convertê-los em fala.
  • Fluência. Produzir conteúdos linguísticos de forma rápida e eficiente.
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A linguagem se adapta às convenções sociais que estabelecem como são as palavras e frases em cada cultura.

Memória

A memória é outra das funções cognitivas mais importantes. Define-se como a capacidade de codificar, armazenar e recuperar as informações contidas nos aprendizados ou experiências vividas.

Existem 3 tipos básicos de memória:

  1. Episódica. Tem a ver com eventos ou situações vividas, com tempo e espaço reconhecíveis.
  2. Semântica. Refere-se ao conhecimento em geral.
  3. Procedural. Refere-se à sequência de ações já aprendidas.

Cognição social

Outra habilidade cognitiva é a cognição social. Corresponde aos processos intelectuais e emocionais que permitem analisar, interpretar, lembrar e usar as informações provenientes do mundo social.

É a maneira através da qual se processam mentalmente as relações consigo mesmo e com os outros. Permite identificar e compreender as próprias emoções, bem como as dos outros. É a base do comportamento social e da empatia.

Habilidades visuoespaciais

As habilidades visuoespaciais se referem à capacidade de representar, analisar e manipular objetos mentalmente. Permitem, por exemplo, calcular a distância entre dois objetos. Também permitem imaginar os lugares de que nos falam ou supor como um espaço ficará depois de fazermos alguma modificação.

Cuide dessas funções com hábitos saudáveis

As funções cognitivas são a base da nossa atividade no mundo. Entretanto, essas capacidades podem se deteriorar por diversos fatores, tais como envelhecimento, doenças, consumo de algumas substâncias ou inatividade.

Por outro lado, é possível manter as funções cognitivas em muito bom estado ao adotar um estilo de vida saudável. Assim, atividade física, alimentação balanceada, redução do estresse e uma vida social estimulante são formas de cuidar dessas valiosas habilidades.

As funções cognitivas são as capacidades intelectuais de uma pessoa. Por meio delas, é possível realizar as atividades básicas do pensamento:

  • Seleção.
  • Recepção.
  • Armazenamento.
  • Transformação.
  • Elaboração.
  • Recuperação da informação.

Na prática, as funções cognitivas nos permitem realizar qualquer tipo de atividade. Elas incluem, por exemplo, orientar-se no espaço, falar, ler, escrever, ouvir música. Sem elas, é impossível interagir com a realidade.

Existem vários tipos, mas eles estão inter-relacionados entre si. Portanto, se há alguma alteração em uma dessas funções, é muito provável que as outras também sejam afetadas.

O que são as funções cognitivas?

As funções cognitivas são os processos mentais que nos permitem realizar qualquer tarefa ou atividade. Poderíamos dizer, em suma, que são as funções que nos permitem capturar, filtrar e processar as informações.

Conforme já observamos, existem várias delas. Veremos quais são.

Orientação

A orientação é uma habilidade que possibilita estarmos conscientes de nós mesmos e do contexto em que nos encontramos em um momento específico. É essencial para nos localizarmos no tempo, no espaço e na realidade individual.

Esta capacidade pode ser de 3 tipos:

  1. Pessoal. A capacidade para assimilar e integrar informações sobre a própria identidade e história pessoal.
  2. Temporal. Capacidade para organizar eventos ou situações no tempo, de forma cronológica.
  3. Orientação espacial. Para identificar onde estamos, para onde vamos ou de onde viemos.

Gnosias

As gnosias são a capacidade de reconhecer informações que foram aprendidas anteriormente. Existem gnosias simples e complexas.

As primeiras são aquelas em que há o envolvimento de apenas um sentido. Enquanto isso, nas segundas, vários sentidos intervêm ao mesmo tempo.

Deste ponto de vista, encontramos as seguintes:

  • Visuais. A capacidade para reconhecer estímulos através da visão.
  • Auditivas. Reconhecimento de estímulos através da audição.
  • Olfativas. Através do olfato.
  • Gustativas. Reconhecimento de estímulos através do paladar.
  • Tátil. Capacidade para reconhecer estímulos através do tato.
  • Esquema corporal. Reconhecer o corpo e suas partes como um todo, bem como o que é possível fazer com cada um dos seus elementos. Envolve também o ato de orientar o corpo em um espaço específico.
Some figure
A visão nos coloca em relação com a realidade, porém não age sozinha, mas sim se articula com os outros sentidos.

Atenção

A atenção é a capacidade de gerar um estado de ativação, direcioná-lo e mantê-lo de forma adequada, para que seja possível processar a informação corretamente. Refere-se aos processos de observação e de alerta, que nos permitem tomar consciência do que está acontecendo ao nosso redor.

Existem 3 tipos diferentes de atenção:

  1. Sustentada. Trata-se de um foco constante de atenção durante um longo período de tempo. Este estado também é conhecido como vigilante.
  2. Seletiva. Concentrar a atenção em algo sem permitir que outros estímulos interfiram para interromper esse processo.
  3. Alternada. Significa mudar o foco de atenção de uma tarefa para outra com fluidez.

Além disso, também há outro processo que faz parte das funções cognitivas próprias da atenção. Trata-se da velocidade de processamento. Ela é o ritmo no qual uma tarefa é executada ou o tempo que alguém leva para emitir uma resposta após a recepção de um estímulo.

Descubra: Transtorno por déficit de atenção

Funções executivas

As funções executivas correspondem a processos mentais complexos. Permitem planejar, organizar, orientar, revisar, regularizar e avaliar o próprio comportamento, seja para nos adaptarmos ou para atingir um objetivo.

Dentre as funções executivas encontramos as seguintes:

  • Raciocínio. Capacidade de relacionar ideias ou conceitos, de modo que se possa obter uma conclusão ou formar um julgamento.
  • Flexibilidade. É a capacidade de modificar a estratégia de comportamento, para que seja possível se adaptar às novas demandas de uma realidade específica.
  • Inibição. É a capacidade de ignorar estímulos ou informações de pouca importância.
  • Estimativa temporal. É a capacidade de calcular a passagem do tempo ou a duração de um acontecimento ou evento.
  • Planejamento. É a capacidade de desenvolver sequências eficazes a fim de atingir um determinado objetivo.
  • Memória de trabalho. É o sistema complexo que permite manter, manipular e transformar as informações que estão na mente.
  • Tomada de decisões. É a capacidade de ponderar e contrastar várias opções, bem como os seus possíveis resultados e consequências.
  • Execução dual. A capacidade de realizar duas tarefas simultaneamente, sem perder a atenção em nenhuma delas.
  • Multitarefa ou branching. Capacidade de alternar a realização de várias atividades ao mesmo tempo, sem perder o fio condutor de nenhuma delas.

Veja: O que é a disfunção executiva e como ela pode afetar você?

Praxias

As praxias são funções cognitivas que permitem a execução de movimentos organizados para atingir um objetivo ou realizar um plano de ação. Também envolvem o conhecimento dos objetos ou ferramentas para a realização do movimento ou ação.

Existem 4 tipos de praxias:

  1. Ideomotoras. Capacidade de realizar um gesto ou movimento simples de forma intencional.
  2. Ideativas. Capacidade de manipular objetos através de uma sequência de ações. Envolvem o conhecimento do objeto, da sua função e do resultado da ação, bem como dos passos que devem ser realizados.
  3. Faciais. Capacidade de fazer movimentos voluntários com as partes do rosto.
  4. Visuoconstrutivas. Fazer um desenho ou figura, planejando-o e realizando os movimentos necessários para obtê-lo.

Linguagem

A linguagem é uma das funções cognitivas mais complexas e fundamentais. Envolve a capacidade de operar com sinais sonoros ou escritos, que simbolizam objetos ou ideias. Tais signos devem estar de acordo com as convenções de uma comunidade linguística ou de pessoas que falam a mesma língua.

Existem vários processos que estão incluídos na linguagem:

  • Denominação. Capacidade de nomear pessoas, objetos ou fatos.
  • Vocabulário. Conhecimento das palavras e seu significado.
  • Expressão. Capacidade de formular ideias que façam sentido, usando esquemas gramaticais corretos.
  • Compreensão. Capacidade de entender a linguagem.
  • Discriminação. Diferenciar e interpretar os diferentes conteúdos da linguagem.
  • Repetição. Capacidade de produzir sons iguais aos que escutamos.
  • Escrita. Converter as ideias em imagens, símbolos e caracteres.
  • Leitura. Capacidade de interpretar imagens, símbolos e caracteres para depois convertê-los em fala.
  • Fluência. Produzir conteúdos linguísticos de forma rápida e eficiente.
Some figure
A linguagem se adapta às convenções sociais que estabelecem como são as palavras e frases em cada cultura.

Memória

A memória é outra das funções cognitivas mais importantes. Define-se como a capacidade de codificar, armazenar e recuperar as informações contidas nos aprendizados ou experiências vividas.

Existem 3 tipos básicos de memória:

  1. Episódica. Tem a ver com eventos ou situações vividas, com tempo e espaço reconhecíveis.
  2. Semântica. Refere-se ao conhecimento em geral.
  3. Procedural. Refere-se à sequência de ações já aprendidas.

Cognição social

Outra habilidade cognitiva é a cognição social. Corresponde aos processos intelectuais e emocionais que permitem analisar, interpretar, lembrar e usar as informações provenientes do mundo social.

É a maneira através da qual se processam mentalmente as relações consigo mesmo e com os outros. Permite identificar e compreender as próprias emoções, bem como as dos outros. É a base do comportamento social e da empatia.

Habilidades visuoespaciais

As habilidades visuoespaciais se referem à capacidade de representar, analisar e manipular objetos mentalmente. Permitem, por exemplo, calcular a distância entre dois objetos. Também permitem imaginar os lugares de que nos falam ou supor como um espaço ficará depois de fazermos alguma modificação.

Cuide dessas funções com hábitos saudáveis

As funções cognitivas são a base da nossa atividade no mundo. Entretanto, essas capacidades podem se deteriorar por diversos fatores, tais como envelhecimento, doenças, consumo de algumas substâncias ou inatividade.

Por outro lado, é possível manter as funções cognitivas em muito bom estado ao adotar um estilo de vida saudável. Assim, atividade física, alimentação balanceada, redução do estresse e uma vida social estimulante são formas de cuidar dessas valiosas habilidades.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Funes, M. J., & Lupiáñez, J. (2003). La teoría atencional de Posner: una tarea para medir las funciones atencionales de Orientación, Alerta y Control Cognitivo y la interacción entre ellas. Psicothema, 260-266.
  • Gonzato, M., & Godino, J. D. (2010). Aspectos históricos, sociales y educativos de la orientación espacial. UNION. Revista iberoamericana de educación matemática, 23, 45-58.
  • Valdizán, J. R. (2008). Funciones cognitivas y redes neuronales del cerebro social. Revista de neurología, 46(Supl 1), 64-68.

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