O que ocasiona a visão embaçada e como tratá-la?
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Diariamente, milhares de pessoas sofrem de visão embaçada ou borrada, um transtorno que tem muitas causas e que não deve ser deixado de lado.
Principalmente, se esse problema vier acompanhado por dores de cabeça, enjoos, cansaço e náuseas, é preciso compreender o que o ocasiona e como evitá-lo.
Os objetos parecem borrados, você não distingue as pessoas (principalmente os rostos), sente dificuldades para ler ou sente que as letras se mexem no computador ou no livro?
Se você apresenta algum desses sintomas, o ideal é consultar um especialista.
Neste artigo, você vai encontrar alguns dados sobre a visão embaçada, suas causas e como tratá-la.
Causas de visão embaçada
Esta lista vai te ajudar a determinar quais são as razões pelas quais você pode estar sofrendo de visão embaçada e seus sintomas mais comuns.
Astigmatismo e miopia
A primeira é uma doença que diminui a visão de perto. E a segunda, limita a visão de longe.
Além de enxergar embaçado, essas doenças distorcem o campo visual.
Catarata
É mais frequente em pessoas com mais de 60 anos e, às vezes, carece de sintomas.
Em outros casos, provoca opacidade corneana, visão embaçada, sensibilidade à luz, halo de luz, visão dupla e alteração progressiva da visão.
Diabetes
Um dos muitos sintomas dos desequilíbrios dos níveis de açúcar no sangue pode ser a visão embaçada.
Se você não der atenção a esse sintoma, poderá desenvolver problemas mais sérios na visão, incluindo até a cegueira.
Doença de Graves
É uma doença autoimune da tireoide que causa perda de peso, aumento da frequência cardíaca, alta pressão arterial, tremores e visão embaçada.
A operação é a melhor solução, mas envolve grandes riscos.
Esclerose múltipla
Esta doença neurodegenerativa traz como consequência muitos problemas na visão, entre elas enxergar de maneira embaçada.
Ela também provoca problemas para o controle da urina, mudanças na sensibilidade, etc.
Hipoglicemia
A diminuição dos níveis de açúcar no sangue de maneira brusca pode causar não só visão embaçada, mas também outros tipos de alterações visuais, confusão, visão dupla, convulsões, perda da consciência, ansiedade, palpitações e instabilidade.
Enxaqueca
Quando a cabeça dói muito devido a um problema muscular ou neuronal, a visão embaçada é um sintoma muito frequente.
Outros sinais são náuseas, sensibilidade à luz, dor nos olhos e vômitos. Atenção: as cefaleias podem ter sintomas similares.
Pressão alta e glaucoma
Tanto se sofrermos de hipertensão quanto de pressão na vista (glaucoma), podemos ter problemas para enxergar bem.
Além disso, ambas as doenças geram problemas adicionais, como, por exemplo, desmaios, perda da visão total ou parcial, taquicardias, etc.
Como evitar a visão embaçada
Se isto acontecer muitas vezes, é preciso ir ao médico. Se for um acontecimento esporádico, você deve prestar atenção aos seguintes conselhos:
Reduza o estresse
Isto vai ajudar a baixar a pressão arterial e o nervosismo. Portanto, você vai estar mais sereno e vai conseguir enxergar melhor.
A hipertensão é um dos piores inimigos para os seus olhos porque ela os desgasta.
Se você tiver tensão ocular, também é positivo tentar se manter mais calmo(a). Controle suas irritações e a ansiedade para que elas não te tragam mais problemas.
Leia também: 7 remédios simples à base de ervas para dizer adeus ao estresse
Relaxe a vista
Se você passa muito tempo trabalhando em frente à tela do computador ou do celular, pode sentir a vista cansada. Isto pode ocasionar visão embaçada.
Para relaxar a vista, tente ficar com os olhos fechados sem se levantar da cadeira durante um minuto.
Outra opção é, em pé, colocar o dedo indicador diante do seu rosto e aproximá-lo e afastá-lo lentamente, enquanto mantém a vista fixa.
Depois, faça o mesmo mexendo de direita para a esquerda, como se fosse um pêndulo. Só é permitido mexer os olhos, não a cabeça.
Focar e dispersão
Coloque a atenção em um objeto e olhe fixamente para ele. Em seguida, tente dispersar a vista e focar no ambiente ao seu redor.
Uma das razões pelas quais enxergamos embaçado é porque estamos acostumados a não focar em algo em particular devido às centenas de estímulos que recebemos diariamente.
Cuide da sua alimentação
Com certeza, você já sabe que a água é seu melhor aliado para manter todo seu corpo hidratado, incluindo a vista.
Além disso, ela ajuda a eliminar as toxinas que se acumulam no corpo e que podem danificar o fígado, órgão diretamente relacionado com os olhos.
Se você enxergar embaçado ou borrado, tente seguir uma dieta sem gorduras nem frituras.
Beba chá de boldo todos os dias e tenha uma alimentação filtrante com vegetais ao vapor ou semi-cozidos (principalmente, brócolis, espinafres e acelga) e arroz integral.
Principalmente, deixe de lado as gorduras, as carnes e os laticínios.
Por outro lado, aumente a ingestão de vitaminas dos grupos A e C. Elas são encontradas nos cítricos, nas cenouras, no mamão e no brócolis.
Leia também: 6 alimentos para aumentar o magnésio na dieta
Tenha hábitos mais saudáveis
Aumente o tamanho da letra das telas para não ter que aproximar tanto o aparelho dos seus olhos. Além disso, não leia quando a luz não for suficiente (melhor se for natural e não artificial).
Mantenha, pelo menos, um metro de distância da televisão e use óculos de descanso no trabalho ou quando chegar em casa.
Também é bom passar um tempo em ambientes rurais ou naturais, tanto o campo quanto a praia. Dessa maneira, você vai poder trabalhar a amplitude do campo dos olhos.
Assim como no caso de uma fotografia panorâmica, a vista precisa descansar de enxergar muitas coisas todas juntas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Trachtman, J. N. (2010). Post-traumatic stress disorder and vision. Optometry. https://doi.org/10.1016/j.optm.2009.07.017
- Crago, H. (1993). More Than Meets The Eye? Australian and New Zealand Journal of Family Therapy. https://doi.org/10.1002/j.1467-8438.1993.tb00956.x
- Montés-Micó, R. (2007). Role of the tear film in the optical quality of the human eye. Journal of Cataract and Refractive Surgery. https://doi.org/10.1016/j.jcrs.2007.06.019
- Conrady, C. D., Joos, Z. P., & Patel, B. C. K. (2016). Review: The Lacrimal Gland and Its Role in Dry Eye. Journal of Ophthalmology. https://doi.org/10.1155/2016/7542929
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.