Como aliviar os sintomas da artrose

· 15 de fevereiro de 2015
Leia um pouco mais sobre a artrose, seus sintomas e como realizar um tratamento caseiro

A artrose é uma doença degenerativa das articulações que causa o desgaste nas cartilagens. Pensando nisso, hoje falaremos sobre os sintomas da artrose.

É uma doença que pode produzir incapacidade funcional, ainda que sejam muito reduzidos os casos em que chega a produzir um grau de invalidez a ponto de impedir o desenvolvimento das atividades cotidianas diárias.

A artrose afeta principalmente a cartilagem articular, atrofiando-a. Quase sempre afeta as mãos, os joelhos, os quadris e a coluna vertebral.

Quem pode sofrer e quais são os sintomas da artrose?

Ao contrário do que muitos pensam, a artrose não é uma doença exclusiva da velhice, qualquer pessoa pode desenvolver a artrose independentemente da idade.

Mas também é verdade que a frequência do aparecimento da doença aumenta com a idade e é mais comum nas mulheres ou em pessoas propensas geneticamente.

Um dos sintomas mais temidos da artrose é a dor, que em suas primeiras etapas se produz quando se faz movimentos bruscos ou esforços que comprometem a articulação.

Esta dor tende a ser aliviada com o repouso, mas à medida que a artrose avança, pode ocorrer com mais intensidade e mais frequência.

O paciente com artrose também pode apresentar incapacidade para se mover com normalidade e tende a sofrer uma deformação progressiva na articulação afetada.

Como frear a artrose e a dor em casa?

As pessoas com artrose devem ir sim ao médico para que ele dê um diagnóstico correto e receite o tratamento adequado.

No entanto, também existem algumas dicas de remédios caseiros que ajudarão a tratar e aliviar os sintomas da artrose, mas em todos os casos, recomenda-se a supervisão médica.

Manter um peso corporal equilibrado

perder_peso

A obesidade é uma das causas desta doença e, além disso, faz com que o progresso da artrose seja mais rápido.

Se estiver sofrendo com a obesidade ou sobrepeso ao mesmo tempo em que estiver sofrendo com esta doença, é ideal iniciar uma dieta para que possa perder os quilos a mais.

Não precisa seguir um regime rigoroso ou passar fome, uma dieta com baixas calorias será suficiente.

Terapia de calor e frio

Em geral, o calor tende a ser mais efetivo para tratar os sintomas da artrose, ainda que em certas ocasiões o frio seja melhor.

Para isto, utilize uma bolsa ou panos com água quente e aplique sobre a área afetada pela dor. Esta terapia ajuda a aliviar a dor e relaxa a musculatura.

Quando a articulação apresenta uma zona inflamada, é recomendado aplicar bolsas ou banhos frios.

Medicação

Medicamentos-para-dejar-de-fumar

A medicação sempre deve ser supervisionada por um médico, já que somente ele pode decidir qual é o tratamento mais adequado.

No mercado existem diferentes analgésicos, anti-inflamatórios, géis e cremes, infiltrações locais e fármacos que têm como finalidade evitar que a artrose progrida, interrompendo seus sintomas.

No entanto, evite a automedicação e consulte sempre o médico.

Exercícios

Ainda que possa parecer doloroso para quem sofre com esta doença, o certo é que os exercícios têm dado excelentes resultados no tratamento dos sintomas deste problema de saúde.

É verdade que o repouso é recomendado, no entanto, ficar completamente imóvel pode torná-lo uma pessoa dependente dos outros e pode agravar a situação.

Por tal motivo, recomenda-se praticar atividade física suave como caminhar, andar de bicicleta, nadar, entre outros. Também é bom consultar um especialista para que ele apresente uma rotina de exercícios especiais para proteger e fortalecer as articulações.

Leia também: Como aliviar o desgaste nas articulações?

Repouso

relajación

Quando a dor da artrose é intensa, o mais recomendado é que a pessoa suspenda suas atividades e faça repouso. O recomendado é intercalar pequenos períodos de repouso durante as atividades diárias.

Conheça: 5 alimentos para prevenir a artrose

Calçado

Se você sofre de artrose lombar, nos quadris ou nos joelhos é muito importante utilizar um calçado de sola grossa que absorva a força do impacto do pé contra o chão ao caminhar.

Evite utilizar sapatos de salto muito alto e procure utilizar a sola mais plana. Outra opção é conseguir palmilhas de silicone, que podem ser compradas no mercado.

Massagens

massagem

Para aliviar a dor que a artrose produz, também se recomenda uma suave massagem na área afetada, mas sem exceder muita pressão. Para as massagens, pode-se utilizar:

  • Óleo de gengibre
  • Óleo de alecrim
  • Óleo de eucalipto
  • Óleo de arnica