Logo image
Logo image

O que é atitude? 15 tipos e características

6 minutos
As atitudes definem grande parte da nossa identidade. A seguir, detalhamos em que consistem, os tipos mais comuns e suas características.
O que é atitude? 15 tipos e características
Escrito por Equipe Editorial
Última atualização: 17 julho, 2023

Em algum momento da vida já desculpamos o comportamento dos outros dizendo que é assim que ele é ou que é seu jeito de ser. Nesses casos, geralmente nos referimos à atitude, que pode ser definida como uma predisposição mental relativamente estável que influencia todas as nossas reações e ações.

Dito isto, podemos assumir a importância de desenvolver atitudes adequadas. Pois bem, delas depende o correto enfrentamento e desempenho em qualquer tarefa ou situação. Não é o mesmo fazer algo com uma atitude negativa do que fazê-lo bem, com uma predisposição mais positiva.

O que é atitude?

De acordo com a American Psychological Association, as atitudes são uma avaliação geral e relativamente duradoura de um objeto, pessoa, grupo, tópico ou conceito em uma dimensão que varia de negativa a positiva. Por sua vez, o pai da psicologia social, Floyd Allport, define atitude como aquela disposição mental e neurológica que se organiza a partir da experiência que dirige ou move as respostas do indivíduo a todos os objetos e a todas as situações com as quais interage

Dito isto, pode-se dizer que a atitude é o estado de espírito de alguém que o prepara para reagir ou se comportar de uma determinada maneira. As atitudes também são conhecidas como quadros de referência, pois fornecem o pano de fundo contra o qual os fatos e eventos são analisados.

Componentes de atitude

Em linhas gerais, toda atitude é composta por 3 elementos: cognitivo, afetivo e comportamental. Vamos detalhar cada um deles a seguir.

Cognitivo

Refere-se às crenças, pensamentos, atributos e opiniões que associamos a um objeto, situação ou pessoa. Geralmente estes se revelam em generalidades ou estereótipos.

Some figure
A parte cognitiva é aquela que estabelece os pensamentos que mais tarde lançarão as bases do que faremos. Pensamentos negativos nos predispõem mal para agir.

Afetivo

É o segmento emocional ou sentimental de uma atitude. Em outras palavras, são as emoções e sentimentos que o objeto, tema, evento ou pessoa desperta, podendo ser positivos, neutros ou negativos. Como medo, ódio, amor ou indiferença.

Continuando com o exemplo acima, as pessoas podem amar todos os bebês porque são fofos ou odiar a fumaça do cigarro porque não é saudável.

Comportamental

Inclui a tendência de uma pessoa se comportar de uma determinada maneira diante do objeto, da situação ou da pessoa. Usando o mesmo exemplo, o componente comportamental pode ser notado em ações amorosas para com bebês ou se afastando de alguém que está fumando.

Veja: Crianças felizes se comportam melhor

tipos de atitudes

Se assumirmos que as atitudes são predisposições mentais, então podemos afirmar que existem tantos quantos são os traços que definem o ser humano. Bem, quase qualquer característica que nos determina e se repete ao longo do tempo pode ser considerada como tal. Mas vamos ver o mais comum.

1. Positivo

As pessoas que têm uma atitude positiva tendem a se concentrar nos aspectos bons em vez dos ruins. Da mesma forma, não consideram que um erro ou falha represente um obstáculo, mas sim uma oportunidade.

2. Negativo

Pessoas com atitude negativa ignoram o que é bom e prestam atenção ao que é ruim. Elas tendem a ter um comportamento evitativo ou queixoso, o que dificulta o alcance de metas. Elas podem até culpar os outros por seu fracasso.

3. Neutro

Essa atitude está presente em pessoas que não dão importância suficiente a situações ou acontecimentos. Elas geralmente ignoram o problema e deixam para outra pessoa resolver. Além disso, elas não sentem a necessidade de mudar.

4. Proativo

É uma atitude que prioriza a ação e visa sempre a eficiência, seja na realização de uma atividade ou na resolução de problemas. Da mesma forma, essa disposição mental promove a criatividade, a geração de valor agregado e o alcance de objetivos.

5. Reativo

Uma pessoa com atitude reativa dependerá, em grande parte, de instruções e recursos externos para realizar uma ação ou atingir um propósito. Além disso, costumam ser dependentes, com grande dificuldade diante de imprevistos.

6. Interessado

Esse tipo de atitude implica na busca do próprio benefício, seja direta ou indiretamente. Desta forma, o que a pessoa pretende na sua ação é a consecução dos seus próprios objetivos individuais, desconsiderando as necessidades dos outros.

7. Altruísta

As pessoas com esse tipo de atitude realizam suas ações com o objetivo de gerar benefício para os outros, independentemente de suas ações não gerarem lucros ou mesmo causarem prejuízos. O termo é um tanto controverso, pois a maioria das ações gera, de forma secundária, um benefício ao executante, mesmo que seja no nível psíquico.

8. Manipulador

As pessoas manipuladoras voluntariamente e conscientemente usam os outros para atingir seus próprios objetivos, promover seus interesses ou conduzir a situação para um ponto desejado.

9. Passivo

Essa atitude é caracterizada por uma visão negativa da realidade acompanhada de falta de iniciativa. A pessoa não se aproxima da ação, mas a evita. Além disso, ela pode subordinar seus próprios desejos aos dos outros.

10. Agressivo

A atitude agressiva compreende um padrão de comportamento cuja intensidade é variável. Ou seja, vai desde gestos ou palavras até lutas físicas, cujo objetivo é sempre prejudicar o outro.

11. Permissivo

Esse tipo de atitude está ligada à propensão a ser excessivamente flexível, de modo que os desvios da norma sejam permitidos e valorizados.

12. Assertivo

Pessoas assertivas defendem suas próprias opiniões e direitos de forma consistente, mas sempre respeitando os outros, sendo flexíveis e oferecendo espaço para negociação.

13. Suspeito

Essas pessoas são caracterizadas por uma desconfiança excessiva de qualquer estímulo. Bem, geralmente se suspeita de intenções ocultas, motivos intrincados ou forças que estão além da situação levantada.

Some figure
Os suspeitos estão sempre duvidando das intenções dos outros.

14.Flexível

Pessoas com atitudes flexíveis são caracterizadas por se adaptarem às situações de outras pessoas sem ter que rejeitar suas próprias características intrínsecas. Isso lhes permite entender melhor o próprio conceito de vida: o meio ambiente vai além de nossos desejos.

15. Inflexível

Pessoas com uma atitude inflexível tendem a ter um padrão rígido de comportamento e pensamento. Portanto, elas precisam ter seu ambiente sob controle absoluto (conhecê-lo e dominá-lo). Quando não é esse o caso, elas se sentem sobrecarregadas e chateadas.

Veja: Vícios comportamentais: definição, tipos e tratamento

Características das atitudes

Para entender melhor do que se tratam as atitudes, aqui estão algumas de suas características:

  • Elas ajudam a definir nossa identidade, orientam nossas ações e influenciam como julgamos os outros.
  • São predisposições para avaliar e responder aos fatos do mundo, seja de forma favorável ou desfavorável.
  • A atitude é aprendida através da interação social e da experiência. Portanto, não é um fenômeno inato.
  • Todas as pessoas, independentemente de status ou inteligência, têm algum tipo de atitude.
  • Elas podem ser modificadas ativamente por meio de treinamento ou mera exposição ao objeto ou situação que causa a atitude.
  • Surgem da interação entre fatores biológicos, hereditários e ambientais.

Atitude certa: a chave para o sucesso

É importante ter em mente que nossa predisposição para enfrentar desafios e interações condiciona, em grande parte, qual será o resultado deles. Daí a importância de cultivar atitudes adequadas em relação ao meio ambiente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Albarracín D, Johnson B,  Zanna M. The handbook of attitudes. Estados Unidos: Lawrence Erlbaum Associates Publishers; 2005.
  • American Psychological Association. Attitude [Internet]. Washington: American Psychological Association; 2020 [consultado 30 octubre 2021]. Disponible en: https://dictionary.apa.org/attitude
  • Banaji M, Heiphetz L.  Attitudes. En: S. T. Fiske, D. T. Gilbert y G. Lindzey (Eds.). Handbook of social psychology. 5ta Edición. Estados Unidos:  John Wiley & Sons, Inc.; 2010. pp. 353–393.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.