5 formas de manter a cozinha impecável

5 de agosto de 2018
Comentaremos algumas das melhores formas de manter a cozinha impecável. Todas são muito fáceis e simples, portanto não deve se preocupar com o tempo.

Muitos querem se deparar sempre com uma cozinha impecável em casa. E ainda que seja certo que isso é algo que requer certo esforço, nem sempre precisamos ocupar tanto tempo quanto pensamos. Nossa predisposição nos leva a pensar que o esforço requer um longo período de tempo e que isso é pouco favorável para nós. Com isso, tendemos a esquecer que existem soluções rápidas e simples. A questão está em conhecê-las e saber aproveitá-las.

É importante assinalar que as soluções rápidas e simples podem provir de diversas fontes: produtos químicos especializados, truques caseiros, medidas preventivas, etc. Assim que, decidimos tomar algumas das medidas mais efetivas para te ajudar a ter uma cozinha impecável sempre. Dê-se a oportunidade de prová-las, com certeza há alguma (ou várias) que você ainda não tentou.

5 formas de manter a cozinha impecável

1.- Adicionar vinagre branco aos produtos de limpeza

O truque de adicionar um pouco de vinagre branco aos produtos químicos de limpeza é muito popular. O vinagre branco facilita muito a limpeza da casa porque faz com que a sujeira grudada deslize com facilidade e, por onde, não tenhamos que fazer quase nenhum esforço ao esfregar com um pano ou escova. Por outro lado, ao adicionar um pouco de vinagre aos produtos químicos, potencializamos a ação limpadora dos químicos.

Vinagre branco ajuda a manter a cozinha impecável

2.- Dê atenção ao filtro do exaustor

Quando limpamos a cozinha, focamos nos aspectos mais visíveis e, em geral, esquecemos de nos ocupar das áreas que mais usamos e que não são tão acessíveis, uma delas é o extrator que fica em cima do fogão. Este elemento, assim como o micro-ondas e o forno, tende a acumular muita gordura. Agora, a solução para este problema consiste em retirar com cuidado a grelha de ventilação e lavar com água quente e suco de limão com vinagre branco.

Pode te interessar: 6 usos espetaculares para o vinagre branco

Enquanto se desengordura e desinfeta a grelha, devemos nos ocupar com a parte de dentro do exaustor com um pouco de amoníaco, ou um produto especial para erradicar a sujeira dos exaustores. Ao finalizar a limpeza do exaustor notaremos que o odor da cozinha vai melhorar consideravelmente e que tudo “se notará mais limpo”. Esta medida deve ser realizada pelo menos uma vez por semana.

3.- Deixe as louças bem ventiladas

Uma cozinha impecável também deve considerar o estado das louças. Por isso, é importante prestar atenção em como nos ocupamos deste detalhe. Para começar, devemos nos fixar no escorredor, o esvaziamos o suficiente ou deixamos que a água se acumule? Quando temos os pratos limpos no escorredor, passamos um pano seco neles antes de guardá-los nos armários ou guardamos quando ainda estão um pouco úmidos?

Se as respostas a estas perguntas são afirmativas é possível que sua louça tenha manchas de água e, inclusive, certo cheiro desagradável. Por isso, sua cozinha, por mais limpa que esteja, não chega a parecer totalmente impecável. Assim que, para remediar esta situação é necessário deixar que a louça se ventile bem e seque antes de guardá-la. É conveniente sempre passar nos pratos um pano seco antes de colocá-los de novo na despensa.

4.- Desinfete suas esponjas

Ao não limpar adequadamente os utensílios de limpeza, estes acumulam sujeira (especialmente gordura) e mau cheiro. Por isso, é necessário tanto limpá-los quanto renová-los a cada certo tempo. O ideal é mudá-los pelo menos uma vez por mês (principalmente no caso das esponjas para esfregar os pratos).

Agora, qual é a maneira mais rápida e eficaz para limpar as escovas, as esponjas e os panos para limpar gorduras? Antes de ir dormir, coloque em uma tigela de vidro um pouco de água e álcool e deixe as esponjas repousarem nessa mistura a noite inteira. Pela manhã, terá todos bem limpos e prontos para usar de novo. Se recomenda fazer esta medida 2 vezes por semana.

Por outro lado, é importante ter em conta que estes utensílios devem ser colocados em um lugar onde estejam bem ventilados e, por onde, possam secar. Se os tiver em uma bandeja ou qualquer outro tipo de recipiente, é importante que escorra esta bandeja para evitar que a água se acumule. Desta maneira, evitará que a umidade albergue fauna fúngica tanto nos utensílios quanto na própria bandeja.

No fim das contas, é evidente que utensílios sujos não nos ajudarão a manter uma cozinha impecável, mas sim entorpecerão o trabalho, daí a importância de cuidar deles apropriadamente. Neste sentido, a má limpeza virá a ser o reflexo da falta de cuidado dos objetos.

Limpar diariamente ajuda a manter a cozinha impecável

5.- Desobstruir a tubulação da pia

É muito comum que alguns restos orgânicos deslizem pela tubulação da pia. Principalmente quando temos vários pratos acumulados depois de uma refeição. Esta ação, com o passar do tempo, pode fazer com que a tubulação solte certo odor. Para evitá-lo, podemos recorrer a dois elementos muito comuns: a borra do café e a coca cola.

Como usá-los corretamente? Em primeiro lugar, desobstruímos a pia e nos asseguramos de que já não vamos usá-lo mais por um bom tempo (mais de uma hora é o ideal). Logo, esvaziamos a borra do café que temos na cafeteira junto com um fio de água quente. Devemos deixá-los assim durante um tempo e pronto. É preciso adicionar que esta medida pode ser realizada tantas vezes quisermos, visto que é totalmente inócua. Além disso, deixa um aroma muito agradável, diferente de outros produtos.

Outra técnica muito simples e que podemos aplicar frequentemente para manter a tubulação livre de qualquer obstrução orgânica é realizar o mesmo procedimento que com a borra do café, mas com um litro de refrigerante e 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (40 gramas, aproximadamente). Pode deixar agir durante uma hora, ou bem a noite toda.

Recomendados para você