Este homem resgatou mais de 85.000 crianças das ruas e esgotos

A fundação "Niños de los Andes" deu amor, esperança e oportunidades às crianças da Colômbia. Conheça a história!
Este homem resgatou mais de 85.000 crianças das ruas e esgotos

Última atualização: 10 Setembro, 2021

Há eventos que levam as pessoas a iniciar novos projetos em suas vidas. Foi o caso de Jaime Jaramillo, engenheiro de petróleo que deixou sua profissão de lado para ajudar as crianças de seu país e acabou fundando a organização Niños de los Andes.

Tudo começou em um dia sombrio de 1973, quando Jaime estava do lado de fora da sua casa e viu que uma garota foi atropelada por um veículo ao tentar pegar um brinquedo que estava caído na avenida. A partir daquele momento, decidiu que iria proteger todas as crianças sem-teto.

Ele começou fornecendo alimentos, roupas e presentes para muitos pequeninos que estavam abandonados nas ruas de Bogotá, na Colômbia. No entanto, dia após dia ele sentia que precisava construir um plano muito maior.

Em 1988, conseguiu comprar uma casa e inaugurar a fundação Niños de los Andes. Assim, passou a reunir menores que viviam nas ruas para proporcionar-lhes um lar cheio de amor, alimentação, lazer e estudo.

Fundação 'Niños de los Andes'

Com isso, o homem passou a ser conhecido como “Papá Jaime”, pois os pequenos passaram a vê-lo como seu guia. A ideia foi cada vez mais aceita porque contribuiu para manter as crianças longe do crime.

Desta forma, a fundação continuou a se firmar ano após ano por meio de doações de pessoas comuns e empresas. Além disso, suas próprias atividades foram planejadas para arrecadar mais fundos e incorporar novas crianças.

A fundação Niños de los Andes hoje

Hoje, a fundação possui quatro unidades em Bogotá e uma em Manizales, que acolhem crianças de 0 a 18 anos. Por isso, Jaime ousa afirmar que, ao longo da sua história, conseguiu resgatar mais de 85.000 menores.

O gesto de bondade transformou Jaime em um verdadeiro herói de carne e osso. Suas ações foram tão reconhecidas internacionalmente que passou a ser conhecido como Embaixador Mundial da Paz.

Jaime Jaramillo e sua fundação

A importância da empatia

Essa história mostra que a empatia é um dos valores mais importantes. Isso porque ela nos permite entender as emoções dos outros para aprender a oferecer-lhes uma ajuda completa e desinteressada.

A empatia aumenta o desenvolvimento social das pessoas porque as ajuda a ter confiança e a construir laços emocionais saudáveis. Assim, é esse valor que leva as pessoas a quererem melhorar a sua qualidade de vida e a dos outros.

A fundação Niños de los Andes é o exemplo fiel de que as crianças crescem saudáveis e sonham alto quando estão rodeadas de amor incondicional.

Pode interessar a você...
Dicas para fortalecer a autoestima nas crianças
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Dicas para fortalecer a autoestima nas crianças

Ajudar uma criança a gostar de si mesma e a se valorizar é essencial para que se sinta bem. Mostramos as dicas para fortalecer a autoestima nas cri...



  • Gregorio A. La recreación en la niñez: “conceptualización, características y aportes desde la recreación al desarrollo de los niños [Internet]. Argentina: Universidad Nacional de Mar del Plata; 2008 [citado 19 de agosto de 2021]