Não espere para ir ao dentista!
Para muitas pessoas, ir ao dentista não é algo agradável, e por isso elas tentam evitá-lo a todo custo.
Hoje veremos algumas das razões pelas quais não devemos esperar para ir ao dentista. Às vezes, devido à preguiça, medo ou despesa, atrasamos um problema que pode piorar e causar a perda de um dente ou de vários.
Não deixe de ir ao dentista se…
Suas gengivas não estiverem bem
Você sangra toda vez que escova os dentes? Às vezes percebe que suas gengivas estão inflamadas? Mesmo usando uma escova de cerdas macias, toda vez que a usa, suas gengivas sangram. O mesmo acontece, e piora, quando você usa o fio dental. Diante disso, você não pode esperar: deve ir ao dentista.
O dentista perguntará se há alguém na família que teve esse mesmo problema ou algo semelhante. Além disso, ele perguntará sobre seus hábitos. As gengivas que sangram regularmente indicam que algo não está certo. Ignorar isso e não ir ao dentista pode fazer com que percamos os dentes facilmente, pois as gengivas são o único suporte que eles têm.
Leia também este artigo: 7 sintomas de uma infecção dental
Se você evita sorrir, procure um dentista
Se você evita sorrir, é possível que tenha algum dos seguintes problemas: te falta um dente ou seus dentes estão amarelos. Isso, mesmo que pareça bobagem, é um forte motivo para ir ao dentista. Porque os dentes são uma parte de nós que está exposta e o fato de eles nos complexarem diminui nossa autoestima e prejudica nosso bem-estar.
Hoje, existem muitos dentistas entre os quais você pode escolher e que podem oferecer facilidades de pagamento diferentes, para que você não precise continuar com alguns dentes que te incomodam. Não tenha medo de ir ao dentista. Sorrir é algo muito importante e indispensável.
Você fez algum tratamento anterior
Já obturou seus dentes? Você tem alguma coroa, implante dentário ou prótese? Qualquer tratamento, como uma endodontia, é um motivo importante para ir ao dentista e verificar se está tudo bem e se o tratamento teve o efeito desejado.
Você não é a primeira pessoa que já teve um implante dentário e esqueceu de ir ao dentista e, com o tempo, o implante caiu ou começou a dar problemas. Para evitar piores consequências que custarão mais, ir ao dentista uma vez por ano prevenirá futuros contratempos.
Além disso, nem sempre que temos um problema na boca, podemos marcar uma consulta urgente com o dentista. Isso significa que teremos de suportar uma dor e um sofrimento que podem ser evitados visitando esses tipos de profissionais com mais frequência.
Se estiver grávida será necessário ir ao dentista
A gravidez tem uma série de consequências e uma delas é que os dentes se tornam mais vulneráveis a sofrer certas patologias. Por exemplo, é normal que as mulheres que darão à luz tenham mais cáries ou gengivas problemáticas.
Isso pode ser evitado indo a um dentista. É essencial escolher o dentista certo, que é especializado nesses tipos de casos. As soluções possíveis serão muito diferentes se você não estivesse grávida.
Saiba mais sobre o: Bruxismo: um transtorno psicossomático
Se você sofrer de bruxismo
Se você range os dentes à noite e isso faz com que eles se desgastem, além de te dar fortes dores na mandíbula, é provável que você sofra de bruxismo. Essa condição geralmente se manifesta durante a noite e pode ter consequências terríveis para a saúde dos dentes.
O estresse e a ansiedade são algumas das razões que podem desencadear esse hábito inconsciente. Ir ao dentista será essencial para fornecer uma placa que permita proteger os dentes e a mandíbula. Em alguns casos extremos, a mandíbula pode até ficar estática e impedir que você abra a boca.
Se você tiver feridas na boca que não curam, não deixe de ir ao dentista
Você tem alguma ferida na boca que não cura? Alguma mancha que você acha estranha? Ir ao dentista é uma boa opção para fazer uma revisão e verificar se está sofrendo de uma infecção. Por exemplo, o papilomavírus humano. Outras vezes, as feridas na boca podem ocorrer devido ao fato de que você está usando um aparelho que não está em muito boas condições ou uma placa que precisa ser trocada logo.
Como você pôde ver, ir ao dentista é muito necessário e sua boca merece. Portanto, não espere mais e comece a ir ao dentista pelo menos uma vez por ano. Muitos problemas podem ser evitados visitando esse profissional da saúde com mais frequência.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dental Secrets. (2016). Dental Secrets. https://doi.org/10.1016/c2013-0-06806-5
- Downer, M. C., Ahlberg, J., & Kay, E. J. (1999). How often should we go to the dentist? BMJ. https://doi.org/10.1136/bmj.319.7219.1269a
- Freeman, R. (1999). Barriers to accessing and accepting dental care. British Dental Journal. https://doi.org/10.1038/sj.bdj.4800208a
- Gordon, S. M. (1998). Dental fear and anxiety as a barrier to accessing oral health care among patients with special health care needs. Special Care in Dentistry. https://doi.org/10.1111/j.1754-4505.1998.tb00910.x
- National Health Service. Teeth and gums in pregnancy. (2019). recuperado el 21 de agosto de 2020. https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/teeth-and-gums-pregnant/
-
InformedHealth.org [Internet]. Cologne, Germany: Institute for Quality and Efficiency in Health Care (IQWiG); 2006-. Gingivitis and periodontitis: Overview. [Updated 2020 Feb 27]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279593/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.