Momnesia ou amnésia das mães, em que consiste?

10 de junho de 2019
"O que vim fazer na cozinha?" "Me deu um branco." "Onde estão minhas chaves?" Os esquecimentos são normais durante a gravidez e depois do parto, então, a amnésia das mães existe mesmo?

Muitas mulheres reclamam de sua memória, ou melhor, da perda da memória, quando engravidam. A momnesia ou amnésia das mães é um mito ou uma realidade?

Diferentes pesquisas, dentre as quais se destaca uma publicada na Nature Neuroscience, apontaram a existência de diferentes mudanças no cérebro das futuras mães.

Essas reestruturações começam durante a gravidez e ainda são observadas após os dois primeiros anos após o parto. Agora, é verdade que as mães sofrem de momnesia? Vamos descobrir neste artigo.

momnesia é real?

Uma grande proporção das mulheres grávidas afirma estar mais desligadas do que o normal. Perder o celular ou as chaves, esquecer de comprar algo no supermercado, a comida no fogo ou uma reunião de trabalho são algumas das situações que essas mulheres descrevem como “comuns” durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez.

Agora, essa perda de memória está relacionada à gravidez? A realidade é que o termo momnesia ou amnésia das mães não foi cunhado pela ciência, mas circula na rua.

Especialistas admitem que algumas mulheres mostram uma perda de memória que pode estar relacionada a alterações hormonais ou simplesmente, à preocupação com a gravidez, deixando essas questões de menor importância fora de sua mente. Além disso, após o parto, o esgotamento das mães poderia causar esses pequenos esquecimentos.

Não perca ademais: Como superar o complexo de Wendy, ou a necessidade satisfazer o outro

Diminuição da massa cinzenta das mães

Tome nota de tudo para não esquecer

Pode parecer ruim, mas de acordo com um estudo da Universidade de Deakin (Austrália) publicado no Medical Journal of Australia, o volume de substância cinzenta reduz durante a gravidez. Os pesquisadores revisaram 20 estudos comparando as funções cognitivas de 709 mulheres grávidas com 521 mulheres não grávidas.

Os resultados mostraram que as mulheres grávidas tinham funções cognitivas e de memória mais pobres do que as que não estavam grávidas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para falar sobre a verdadeira existência da amnésia materna.

Os esquecimentos da nova mãe

Mãe focada em bebê pode sofrer de momnesia

Embora mais pesquisas sejam necessárias para corroborar ou negar a existência da momnesia, um estudo de 2010 sugeriu que as alterações hormonais sofridas pela futura mãe poderiam se tornar responsáveis ​​pela diminuição da memória.

Essas modificações hormonais ajudariam a mãe a adaptar-se à necessidade de manter seu filho vivo e saudável. Supõe-se que o cérebro selecionaria as conexões mais fracas e as eliminaria para se concentrar no que é realmente importante: a conexão emocional e a resposta às necessidades do bebê.

Leia também: 8 conselhos para uma gravidez saudável

Em que consiste a momnesia ou amnésia das mães?

Mulher grávida

Como vimos, não há dados conclusivos para garantir que as mulheres grávidas e as novas mães sofram uma diminuição da memória. No entanto, muitas mulheres argumentam que este é o caso.

Dados de outro estudo apoiam a hipótese de que a gravidez afetaria a capacidade das mulheres de realizar algumas tarefas, especificamente aquelas relacionadas à memória espacial.

Esses esquecimentos podem estar relacionados aos altos níveis de hormônios no corpo da futura mãe, dentre os quais se destacam a prolactina e a progesterona.

Vejamos em seguida algumas situações comuns que costumam ocorrer com quem convive com a momnesia e que estariam relacionadas à dificuldade na memória espacial citada acima:

  • Colocar as roupas para lavar e esquecer de pendurar.
  • Abrir a porta e esquecer as chaves do lado de fora.
  • Ir ao supermercado e não lembrar o que queria comprar.
  • Esquecer a comida no forno ou na placa vitrocerâmica, até que ela queime.
  • Querer fazer algo e esquecer antes de executar a tarefa.

Como combater a momnesia?

Se você sentir que está mais esquecida desde que engravidou, acalme-se! Acontece com muitas mulheres. Para combater a amnésia das mães, aconselhamos que:

  • Anote seus compromissos e não faça compras sem fazer uma  lista de compras.
  • Peça ajuda: não tente fazer tudo sozinha.
  • Tente descansar: sabemos que não é fácil quando você tem um bebê em casa, mas lembre-se de que sua saúde é mais importante do que uma casa brilhante! Durma quando o bebê fizer isso também.
  • Aproveite um pouco de tempo para si mesma: peça ao seu parceiro que cuide do bebê e relaxe. Faça alguma atividade para você.
  • Faça exercício físico.
  • Puzzles de quebra-cabeça ou jogos da memória.
  • Faça uma dieta balanceada: seu cérebro precisa de todos os nutrientes necessários para um funcionamento adequado.

Por fim, você se identificou com algum dos exemplos que demos? Então, provavelmente está vivendo uma etapa de momnesia. Embora a ciência ainda não tenha endossado o termo e os dados coletados sejam inconclusivos, a maioria das mulheres afirma que é uma realidade. E o que você acha? A amnésia de mãe existe?

  • Sasha J Davies, Jarrad AG Lum, Helen Skouteris, Linda K Byrne and Melissa J Hayden. (2018).
    Cognitive impairment during pregnancy: a meta-analysis. https://www.mja.com.au/journal/2018/208/1/cognitive-impairment-during-pregnancy-meta-analysis
  • ScienceDirect. (2010). Giving birth to a new brain: Hormone exposures of pregnancy influence human memory. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0306453010000314
  • Shin, N.-Y., Bak, Y., Nah, Y., Han, S., Kim, D. J., Kim, S. J., … Lee, S.-K. (2018). Disturbed retrieval network and prospective memory decline in postpartum women. Scientific Reports, 8(1), 5476. https://doi.org/10.1038/s41598-018-23875-5
  • Endocrine Abstracts. (2010). Pregnancy adversely affects ability to recall previously seen spatial locations. https://www.endocrine-abstracts.org/ea/0021/ea0021p325.htm