Como fazer molho de salsa com alho?

Com apenas 3 ingredientes, você pode preparar este molho de alho e salsa. Sua receita é muito simples e ele proporciona sabor, aroma e cor a todos os seus pratos.
Como fazer molho de salsa com alho?

Última atualização: 14 Agosto, 2021

Um bom molho sempre dá um toque especial a qualquer preparação. Alguns deles, como o pesto, a maionese ou o molho de alho e salsa, são tão versáteis que podem acompanhar desde um prato de carne até uma salada ou um sanduíche.

Seus dois ingredientes principais combinam perfeitamente e se unem em inúmeras receitas. Descubra como preparar este molho, quais são seus principais usos e como conservá-lo da melhor forma.

Um molho fácil perfeito para várias ocasiões

Alho e ervas
O alho adiciona um toque picante ao refrescante molho de salsa.

Nunca foi tão fácil preparar um molho com tanto potencial na cozinha como o molho de alho e salsa: em apenas 5 minutos e com 3 ingredientes básicos, você obtém um tempero que dará a todos os seus pratos um toque de sabor diferente e delicioso.

Este é um molho que pode servir de base para qualquer refogado ou salteado, em substituição do azeite comum. Inclusive, nas estações mais quentes em que preferimos pratos mais frescos, pode ser utilizado para temperar vários tipos de saladas, vegetais ou peixes.

A dificuldade de seu preparo é muito baixa e você só precisa de um liquidificador ou processador de alimentos para picar os ingredientes. Este processo também pode ser feito à mão em um pilão, embora neste caso a sua preparação já seja um pouco mais trabalhosa.

Ingredientes necessários

  • 2 cabeças de alho
  • 1 ramo inteiro de salsa fresca
  • Azeite extravirgem.
  • Uma pitada de sal

Passo a passo da preparação do molho de alho e salsa

  1. Para começar o seu preparo, descasque os dentes de alho. Essa pode ser a etapa mais longa, mas há um truque que pode ajudá-lo a acelerar o processo. Para fazer isso, coloque os dentes de alho em uma jarra de vidro, tampe e agite vigorosamente. Assim, as cascas se soltam um pouco e fica muito mais fácil retirá-las.
  2. Em seguida, lave e seque a salsa muito bem. Separe os talos mais grossos e reserve as folhas e talos finos para o molho.
  3. Coloque os dois ingredientes em um processador de alimentos ou liquidificador e bata com movimentos curtos e secos. Dependendo do tamanho do seu utensílio, pode ser necessário dividir a tarefa em dois ou três lotes.
  4. Agora é a hora de adicionar o azeite (a quantidade varia conforme a textura desejada) e uma pitada de sal a gosto. Misture bem ou, se quiser um molho mais emulsionado, bata mais um pouco. Nesse ponto, o molho está pronto.

Algumas dicas práticas

A salsa é benéfica para os rins
Se não conseguir encontrar salsa fresca, experimente fazer este molho com manjericão.

Esta é uma receita que pode ser preparada imediatamente antes de servir o prato, pois é bastante rápida e não precisa de cozimento. No entanto, é uma boa ideia fazer uma quantidade maior e guardar para comer depois.

Para fazer isso, o melhor é colocar o molho em potes de vidro e guardar na geladeira. Bem fechado, dura entre 10 e 15 dias em bom estado. É aconselhável retirar cerca de 10 minutos antes de consumir para intensificar o sabor.

Existem algumas variantes desse molho, uma vez que ele aceita a adição de outros ingredientes sem problemas. Por exemplo, para obter uma versão mais parecida com o molho pesto, acrescente à mistura algumas castanhas de caju ou pinolis crus e bata tudo junto com o alho e a salsa.

Além disso, se você quiser e combinar bem com a receita, antes de servir você pode adicionar um pouco de vinagre ou suco de limão. Uma pitada de pimenta ou gengibre ralado adiciona um toque picante para os amantes deste sabor

Finalmente, se não for possível obter salsa fresca, é sempre uma boa opção substituí-la por outras ervas aromáticas, como manjericão, hortelã ou cebolinha.

Idéias para servir o molho de alho e salsa

Depois de pronto, o molho pode guarnecer e acompanhar uma grande quantidade de pratos. Mencionamos alguns dos usos mais comuns:

  • Peixes e frutos do mar grelhados ou no vapor são os que oferecem a melhor combinação, juntamente com as carnes macias.
  • Também é válido para acompanhar pratos de leguminosas, massas ou arroz, sejam puros ou em forma de salada.
  • Para servir de aperitivo, recomendamos tostar fatias bem finas de pão, espalhar o molho e, por cima, colocar um pouco de tomate picado, mussarela, ovo cozido…
  • Outro uso possível é como substituto do azeite para temperar saladas, torradas, sanduíches, vegetais assados ou cogumelos grelhados.

Últimas recomendações sobre o preparo e o uso do molho de alho e salsa

Atualmente, você pode encontrar todos os tipos de molhos nos supermercados para dar um sabor especial aos seus pratos. No entanto, preparar este molho de alho e salsa em casa oferece um grande número de vantagens e poucas desvantagens, pois é uma receita simples e rápida.

Além disso, oferece a possibilidade de escolher todos os ingredientes e trabalhar com produtos de qualidade. Isto é de especial interesse no caso do azeite, visto que o mais recomendado é o azeite de oliva extravirgem.

Além disso, é possível ajustar as medidas ao gosto de cada um e obter um molho mais forte ou mais leve; bem como adicionar outros ingredientes de acordo com as preferências pessoais.

Com certeza, você vai querer ter esse molho sempre na geladeira. Ele fica pronto em poucos minutos, fica muito bem conservado e realça o sabor de todos os seus pratos, proporcionando um sabor fresco e aromático.

Pode interessar a você...
Como preparar um molho cremoso de abacate
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como preparar um molho cremoso de abacate

Quer aprender a preparar um molho cremoso de abacate para suas saladas? Então confira o artigo na íntegra que te ensinaremos!