Molho chimichurri: um molho saudável

· 8 de março de 2019
Originário da Argentina, o molho chimichurri oferece um delicioso sabor apimentado às carnes e pouco a pouco se espalhou para outros países, sendo usado hoje em todo o mundo.

O molho chimichurri é um clássico argentino que deu a volta ao mundo. É conhecido principalmente como o molho que acompanha a todos os churrascos familiares na Argentina e Uruguai, ou os populares chouriços.

Seja qual for a versão, é um molho aromático e saudável, muito simples e rápido de preparar. É um excelente acompanhamento para refeições requintadas e variadas.

Este tipo de molho leva ingredientes que são comuns e estão normalmente presentes em todos os lares. Uma das vantagens é que, sendo feito com vinagre e azeite, pode durar muito tempo na geladeira, se conservando sem problemas. O molho chimichurri é um molho picante e especialmente muito saboroso.

Pratos que combinam com o molho chimichurri

Molho chimichurri na tijela

O molho chimichurri é ideal para acompanhar as carnes assadas, para churrasco, grelhados, etc. Também serve para acompanhar verduras, sejam assadas ou cozidas ao vapor. Além disso, o chimichurri é um excelente elemento para marinar peixes e temperar saladas.

Na cozinha diária, o chimichurri é um molho requintado e uma excelente opção para as refeições. Adapta-se a diferentes pratos, proporcionando um toque picante e um sabor incomparável. Existem muitas formas e variações da receita original do mundo.

Dependendo do país e cada região irá adicionar um ou outro ingrediente, tais como louro ou manjericão, dentre outros. A clássica receita de molho chimichurri, no entanto, é a que mostraremos a seguir.

Ver: Quer conservar melhor os alimentos? Aprenda como aumentar sua vida útil

Receita de molho chimichurri

Ingredientes para o molho

  • Entre 2 e 4 alhos amassados, triturados (a gosto)
  • ¼ xícara de salsinha picada (50 g)
  • 2 colheres de sopa de orégano (30 g)
  • Um pimentão, também picadinho
  • ½ xícara de cebolinha verde, picada (75 g)
  • 1 colher de chá de tomilho (5 g)
  • 1 colher de chá de cominho (5 g)
  • ½ xícara de óleo (100 ml)
  • ¼ de copo de vinagre (50ml)
  • 1 colher de sopa de páprica doce (15 g)
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de suco de limão fresco (15 ml)

Confira: Quando a comida nos faz ter mau odor

Preparo

  1. Em primeiro lugar, coloque uma frigideira para esquentar com um pouco de óleo.
  2. Além disso, adicione à frigideira o pimentão picadinho, as duas colheres de orégano, a colher de chá de tomilho e a de cominho.
  3. Esquente os ingredientes na frigideira. Não os frite.
  4. Enquanto os temperos estiverem cozinhando no óleo, lave a salsinha e deixe as folhas sozinhas.
  5. Tire a casca do alho e da cebola e corte-os juntamente com a salsa. Pique-os finamente.
  6. Uma vez que todos os condimentos adquiram calor e soltem aromas, adicione à panela o alho, a cebola e a salsa picada.
  7. Em seguida, adicione o pimentão e meia xícara de vinagre.
  8. Misture bem o preparo e então transfira para uma tigela.
  9. Adicione meia xícara de óleo e a colher de sopa do suco de limão.
  10. Misture os ingredientes na tigela e tempere com o sal e a pimenta a gosto.
  11. Uma vez que tenha terminado, armazene o molho em um recipiente de vidro.
  12. Mantenha a o molho chimichuri refrigerado. É recomendável consumi-lo entre 24 e 48 horas depois de feito. Desta forma, adquirirá o sabor e as propriedades de todos os seus ingredientes.

Leia também: Molho de queijo com especiarias caseiro e delicioso!

Conselhos para preparar o molho chimichurri

Carne com molho chimichurri

Embora não seja uma receita difícil de fazer, há alguns conselhos básicos para obter um resultado melhor:

  • Durante a época apropriada, é recomendado usar os ingredientes do chimichurri frescos. Isto lhes dá um sabor ainda mais especial. Também é conveniente adicionar os temperos secos, especialmente quando não é temporada de cada um dos produtos.
  • Também, a quantidade de vinagre que é adicionada pode variar de acordo com o gosto de cada pessoa. O mesmo acontece com o sal e a pimenta, que são ao gosto de cada um.
  • Embora ele possa ser comido no dia que for feito, recomenda-se que a receita repouse por algumas horas. Desta forma, o molho vai ganhar mais sabor e consistência.
  • Finalmente, o molho chimichurri pode ser armazenado com segurança na geladeira. Inclusive quanto mais dias passarem desde seu preparo, mais sabor vai adquirir; em qualquer caso, não é recomendável conservá-lo por mais de três meses, já que o alho pode estragar.