Mitos e verdades sobre os cabelos brancos

· 23 de agosto de 2014
Entre muitas outras coisas, nossos genes determinam o surgimento dos cabelos brancos. Se você quiser saber quando eles começarão a aparecer, basta observar seus familiares.

Alguns costumam dizer que esse é um símbolo de experiência e sabedoria, outros consideram um horror, pois são o sinal mais claro da passagem do tempo. O fato é que muitas coisas são pensadas e ditas a respeito dos fios brancos, e falaremos aqui sobre diversos mitos e verdades relacionados a isso.

Fios brancos: fantasias e realidade

O que é verdade na teoria de que se tirarmos um cabelo branco nascerão sete fios brancos em seu lugar?

Qual é o motivo pelo qual o cabelo começa a ficar branco? Por que algumas pessoas apresentam cabelos brancos antes da maioria? Todas essas perguntas têm respostas e não são as únicas:

O processo de branqueamento dos cabelos está relacionado com o passar dos anos

Essa é uma verdade (até certo ponto). É fato que os cabelos brancos, na maioria dos casos, surgem com a idade, já que isso tem a ver com o processo de envelhecimento da pele.

Assim, eles são consequência da falta de melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo.

Cada pessoa tem ritmo e capacidade próprios de produzir a melanina, por isso é que algumas pessoas, ainda jovens, aos 25 anos, por exemplo, já apresentam cabelos brancos, enquanto outras com mais de 50 anos mantêm sua cor natural.

Mulher idosa com vários fios brancos na cabeça

Ao arrancar um cabelo branco, nascem mais sete

Falso. Pois ainda não existem fundamentos científicos que validam esse rumor.

Não existe a possibilidade de avaliar o que ocorre quando arrancamos um primeiro fio branco de cabelo, algo que aliás, a maioria das pessoas faz. Não é possível analisar se essa é ou não a razão pela qual nascem novos fios brancos ou se se trata simplesmente da ação da “mãe natureza”.

Cabelos brancos crescem mais rápido

Essa informação é 50% verdadeira. Existem pesquisas que indicam que o tamanho do cabelo branco cresce mais rápido quando seu pigmento é mantido.

Entretanto, outros estudos informam que o crescimento é igual ou menor em outras etapas da vida.

Senhora com fios brancos no cabelo

O estresse fomenta o surgimento de cabelos brancos

Falso (precisa de comprovações). É um pouco complicado determinar se um “pico de estresse” hoje, fará com que nasçam cabelos brancos amanhã.

A pressão que sofremos como sociedade não deixa ninguém ileso, e nem por isso existem mais pessoas com cabelos brancos nas ruas do que há cinquenta anos atrás.

No entanto, existem grupos familiares com maior tendência de apresentar cabelos brancos do que outros devido a fatores genéticos relacionados à perda da cor do cabelo.

Os cabelos brancos são mais resistentes do que os cabelos com pigmentação

Essa é uma meia verdade. O tamanho do diâmetro de um cabelo branco em relação a um cabelo normal é desconhecido; porém, é verdade que a refração da luz pode torná-lo mais grosso.

De acordo com cada pessoa, os cabelos brancos podem nascer mais resistentes ou ter uma estrutura mais “robusta”.

Os cabelos “brancos”, na verdade são cinzas

Falso. A mistura da cor escura do cabelo com a cor dos cabelos brancos causa um efeito visual que faz com que os fios brancos pareçam cinzas. Mas, na realidade, a cor dos cabelos “brancos” é amarela, nem branco, nem cinza.

Isso porque nesses casos o que predomina é apenas a tonalidade sem a queratina ou melanina correspondente. Segundo o tipo de medula do cabelo, ele pode ser mais amarelado ou mais esbranquiçado.

cabelos-brancos3

A falta de vitamina B acelera o processo de branqueamento do cabelo

Verdadeiro. Pessoas ainda jovens (com menos de 35 anos) que já apresentam cabelos brancos, podem ter uma carência de vitamina B, principalmente as do complexo B5 e de ácido pantotênico.

Dessa forma, para resolver o problema, estas pessoas podem recorrer ao consumo de um complexo vitamínico ou de alimentos que contenham tais substâncias.

O cigarro ajuda no crescimento de cabelos brancos

Essa também é uma meia verdade. Este caso é o mesmo daquele relacionado ao estresse, que já comentamos acima. Fumar é prejudicial e, por isso, a única certeza que podemos ter é de que em algum momento esse hábito nos trará problemas.

Existem algumas pesquisas que indicam que pessoas com o hábito de fumar apresentam maiores possibilidades de desenvolverem cabelos brancos mais cedo, mesmo que isso esteja também relacionado aos fatores genéticos.

Leia também: Recomendações para parar de fumar

Cabelos brancos só podem ser tingidos com coloração permanente

Falso. Existem muitos tratamentos para disfarçar os cabelos brancos, e não devemos  nos deixar levar por esse mito de que a tinta permanente é a única técnica que funciona.

Sendo assim, existem colorações naturais, remédios à base de ervas ou tinturas de henna que são menos nocivas.

cabelos-brancos4

Os cabelos brancos são “reversíveis”

Falso. Não existe nenhum estudo que indique que uma pessoa pode voltar a ter o cabelo em sua cor natural sem recorrer a pintura ou sem consumir algum alimento ou fármaco específico.

Por isso, assim que os cabelos brancos surgem, o processo é permanente e não há maneiras de recuperar o tom perdido.

É possível desenvolver cabelos brancos devido a traumas

Falso. Com certeza muita gente já escutou os avós reproduzirem essa teoria. Ela se enquadra no mesmo caso da teoria do estresse, ou seja, é praticamente impossível que uma pessoa, por algum desgosto, possa acordar numa bela manhã com alguns cabelos brancos.

No entanto, existe sim uma relação entre um episódio traumático e cabelos brancos, mas essa relação é a longo prazo.

Tomar muito sol faz com que cresçam cabelos brancos

Falso. A luz solar pode clarear um pouco cabelos castanhos, mas não existe uma evidência científica que indique que uma exposição maior aos raios ultravioleta possa fazer com que surjam cabelos brancos, ou possa branquear o cabelo.

Leia também: 5 recomendações na hora de tomar sol

Os cabelos brancos têm causas genéticas

Mulher com fios brancos tocando violino

Absolutamente verdadeiro. A genética é o que determina a idade média em que uma pessoa começará a apresentar fios brancos.

Faça um teste analisando seu histórico familiar e você descobrirá qual é sua tendência. Isso porque o que está escrito em seu DNA, ninguém pode apagar.

Imagens oferecidas por Kat N.L.M, Conor Lawless, Eric McGregor, Homini.